confiabilidade-de-carros-eletricos

Confiabilidade de carros elétricos: mitos e verdades!

Muita gente ainda se sente receoso em adotar um modelo EV, por não sentir a total confiabilidade de carros elétricos.

E muito disso acontece pelos mitos que foram espalhados por aí durante o início da popularização desse tipo de veículo.

Pensando nisso, nós reunimos as afirmações mais frequentes que encontramos sobre o que envolve a confiabilidade de carros elétricos e trouxemos nesse conteúdo especial.

Aqui você vai conseguir descobrir se é verdade ou mentira as frases que mais se escuta sobre os modelos eletrificados.

Confira!

1.      Um carro com tanque cheio tem uma autonomia maior do que um EV com a bateria 100% carregada – MITO!

Um dos maiores questionamentos a respeito da confiabilidade de carros elétricos, é que ele “compensa” menos que os modelos à combustão.

Por isso, sempre é feito esse comparativo sobre a autonomia dos carros movidos à álcool ou gasolina, com os recarregáveis por baterias.

Entretanto, podemos afirmar que isso não passa de um mito. Inclusive, já está mais do que comprovado que os modelos elétricos oferecem muito mais eficiência do que os modelos à combustão.

2.      A infraestrutura de recargas é ruim no Brasil – MITO!

Apesar de o Brasil estar longe das primeiras posições do ranking de melhor infraestrutura viária para EVs, os investimentos nesse setor vêm crescendo consideravelmente.

Hoje você já consegue fazer uma viagem de carro elétrico por todo o país, apenas usando as redes de recarga públicas.

Esse, inclusive, é um dos pontos de maior discussão a respeito da confiabilidade de elétricos, que é o risco de ele te deixar na mão, caso não possa recarrega-lo.

Também, é uma justificativa do porquê os modelos híbridos ainda possuem a preferência do mercado nacional.

3.      Recarregar um carro elétrico custa caro – DEPENDE, mas é quase uma verdade!

Determinar o custo de uma recarga de carro elétrico é algo que não pode ser determinado exclusivamente pela quantidade de kWs que você utilizará para encher a bateria.

Isso porque, dependendo do horário que essa recarga é feita, você poderá pagar mais ou pagar menos.

No Brasil, os donos de EVs podem solicitar Tarifa Branca na conta de energia elétrica, que determina um desconto no valor do kW dependendo do horário em que é utilizado. Porém, essa tarifa também prevê que, no horário de pico, o kW custa mais.

Ou seja, se você for recarregar a bateria no horário de pico, irá pagar mais caro. Mas, a solução desse problema é simples: prefira fazer as recargas no horário de menor uso da rede elétrica.

4.      Carros elétricos quebram menos – VERDADE!

Essa é outra afirmação que vem fazendo com que a confiabilidade de elétricos aumente a cada dia. Afinal, muitas empresas e frotas têm feito a transição dos modelos à combustão para EVs, por perceberem que os custos de manutenção são bem menores quando comparados.

Sendo assim, os carros elétricos quebram menos, tem menor desgaste e possuem maior vida útil. Isso significa que, à médio e longo prazo, são mais vantajosos em uma relação direta de custo-benefício avaliado.

Além disso, como o motor é todo movido por eletricidade, não há incidência de problemas mecânicos relacionados à queima de combustível no motor.

E aí, o que achou dessas informações? Você já sabia o que era mito e o que era verdade a respeito da confiabilidade de elétricos?

Conta pra gente nos comentários, adoramos bater papo com vocês!