Samsung baterias SDI

Baterias Samsung para carros elétricos carregam 5 vezes mais rápido!

Com a crescente popularização dos carros elétricos, as novas baterias Samsung, anunciadas no Auto Show de Detroit, prometem aumentar a autonomia dos carros em até 45% e tornar o tempo de carregamento cinco vezes menor.

Confira a seguir todas as novas baterias Samsung, que acabaram de ser apresentadas ao mundo.

Baterias Samsung são apresentadas em Detroit 

Baterias Samsung 1

A sul coreana Samsung marcou presença no Auto Show de Detroit, que aconteceu em janeiro de 2018, para apresentar ao mundo sua nova geração de baterias.

O tema da exposição de baterias da Samsung foi “O futuro começa hoje”. A intenção da empresa é mostrar que suas novas baterias poderão marcar o futuro do armazenamento de energia em carros elétricos.

Pelo o que a Samsung apresentou durante o Auto Show, pode-se dizer que a empresa tem grande potencial de marcar o início de um futuro para esse mercado. 

Samsung SDI: divisão de energia da empresa 

SDI samsung 1

A responsável por criar essas baterias incríveis e muito inovadoras – que veremos a seguir – é a Samsung SDI.

A SDI  é uma divisão da Samsung, responsável por desenvolver soluções relacionadas à energia, inclusive para carros elétricos.

A divisão de energia da Samsung é a responsável pela produção de baterias para carros híbridos da BMW, como o i3.

Juntos, os cientistas e engenheiros da Samsung SDI desenvolveram vários tipos de bateria, apresentados durante o Auto Show de Detroit.

Confira a seguir quais foram as inovações apresentadas pela Samsung.  

Samsung cria bateria com uso de bolas de grafeno

Em 2017, a Samsung SDI descobriu que poderia fazer baterias baseadas em bolas de grafeno. A notícia ganhou grande destaque na mídia, afinal, é uma descoberta que pode mudar o rumo da produção de baterias para carros elétricos.

Em 2018, durante o Auto Show, a empresa apresentou oficialmente sua nova descoberta. Veja a seguir os principais benefícios do uso desse tipo de bateria em carros elétricos.

Maior capacidade

A bateria baseada em bola de grafeno se destaca por ter 45% mais capacidade energética que outras versões usadas em modelos de carros elétricos.

O segredo para o grande aumento na capacidade é que o uso de bolas de grafeno permite que as baterias tenham uma densidade de energia muito maior. Assim, com mais capacidade energética, a autonomia dos carros elétricos será diretamente maior.

Carregamento muito mais rápido

A baterias Samsung feitas com bola de grafeno podem ser carregadas até 5 vezes mais rápido!

Isso significa o fim do tempo de carregamento lento, que desmotiva muitos possíveis compradores a adquirirem um carro elétrico.

Já existem estações de carregamento rápido, como o Supercharger da Tesla. Porém, com essa bateria da Samsung, qualquer carro que a usar pode ser carregado de forma rápida em qualquer lugar. 

Um carro elétrico com 9h de carregamento em tomada comum levaria 1h 30 minutos com as baterias Samsung.

De que são feitas as bolas de grafeno?

Apesar de serem uma inovação nas baterias de carros elétricos, o composto das bolas de grafeno é comun no mundo automobilístico.

As bolas de grafeno presentes nas baterias Samsung são feitas de dióxido de silício, comumente conhecidos como sílica.

A sílica é um dos principais compostos utilizados na produção de pneus de carro, agora presente nas baterias Samsung.

Baterias Samsung com bolas de grafeno ganham grande repercussão

A descoberta dos benefícios do uso de bolas de grafeno em baterias para carros elétricos não só ganhou destaque na mídia geral. 

A nova bateria da Samsung foi destaque na Nature, uma famosa e relevante revista científica americana.

Com a apresentação da bateria, pode ser que os próximos carros elétricos já usufruam dessa incrível tecnologia criada pela Samsung.

Samsung apresenta novas baterias de estado sólido

A empresa sul coreana também apresentou, durante o Auto Show de Detroit, suas novas baterias de estado sólido.

As novas baterias Samsung de estado sólido apresentam melhorias na capacidade de armazenamento, além de serem mais seguras.

Diferente das baterias comuns, as de estado sólido não utilizam nenhum tipo de líquido. Por conta disso, não são inflamáveis. 

Além disso, por serem compostas apenas de materiais sólidos, são mais leves.

Novas baterias samsung de lítio ganham mais autonomia 

Samsung baterias SDI

Além de mostrar suas inovações, como as baterias com bola de grafeno e as baterias de estado sólido, a Samsung também apresentou suas baterias de lítio atuais.

A empresa apresentou as baterias de lítio nas versões com 37, 50, 60 e 94 Ah.

Essas novas baterias podem fornecer a um carro elétrico até 600 Km de autonomia com apenas 20 minutos de carga!

Essa bateria pode ser usada tanto nos carros elétricos como nos híbridos plug-in.

Baterias Samsung são produzidas em novo formato para competir com a Tesla

As baterias Samsung eram produzidas em formato prismático. Porém, com o intuito de competir com a Teslaou Panasonic, que produz as baterias da Tesla – a Samsung decidiu mudar o antigo formato.

As novas baterias Samsung estão sendo produzidas em formato cilíndrico no padrão 21700.

Essa mudança na bateria representa um aumento de 50% na capacidade de armazenamento. Isso se comparada ao padrão anterior, 18650.

Samsung apresenta conjunto de baterias com módulos multifuncionais

E as novidades apresentadas pela empresa não param. A Samsung também anunciou a produção de conjuntos de baterias com módulos multifuncionais. Mas o que isso significa na prática?

As baterias em módulos permitem às montadoras criarem seu próprio conjunto com a quantidade de baterias necessária para a capacidade energética desejada. 

Dessa forma, será muito mais fácil para as montadoras ajustarem a autonomia oferecida em cada modelo de carro elétrico.

Baterias mais leves também são apresentadas

Por último, mas não menos importante, a Samsung SDI também apresentou baterias mais leves.

Essas baterias tem uma diminuição de 20% em seu peso.

Assim, os carros elétricos serão menos pesados, aumentando sua performance. As baterias mais leves, por também serem menores, podem fazer com que os carros sejam mais espaçosos.

Em apenas um evento, a Samsung revelou diversas inovações com o objetivo de atingir com mais força o mercado de carros elétricos. 

As baterias Samsung, principalmente o modelo que usa as bolas de grafeno, representam a intenção da montadora de definir o futuro das baterias para carros movidos a eletricidade.

O que você achou das novas baterias da Samsung? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!