Os impostos sobre carros elétricos são um dos maiores fatores que impedem a popularização desse tipo de veículo no Brasil. Ao adquirir um carro elétrico por aqui, o comprador paga quase 50% em impostos.
Entre os impostos sobre carros elétricos estão o PIS/Cofins (11%), e o ICMS (18% em São Paulo).
Também é preciso somar o IPI, cuja alíquota é uma das maiores para carros elétricos, chegando a 25%.
Há ainda a taxa de importação, que felizmente foi isentada para carros elétricos.
Além disso, ainda é preciso pagar o IPVA anualmente.
Por esses fatores, o Brasil ainda está na lanterna em vendas de carros elétricos. São cerca de 7 mil carros elétricos emplacados no Brasil contra 450 mil na China.
Para contra-atacar essa situação, o Brasil está criando incentivos para que os carros elétricos e híbridos ganhem mais força no país.
Um desses incentivos é o Rota 2030, que prevê a redução do IPI sobre carros elétricos para a até 7%.
O Estado de São Paulo também criou um incentivo, dando 50% de desconto no IPVA para carros elétricos no estado.
Apesar disso, os impostos sobre carros elétrico ainda são muito altos se comparados aos que são aplicados sobre carros de combustão.
O que você vai ver aqui:
Quais são os impostos sobre carros elétricos?
A taxação de carros elétricos no Brasil é constituída principalmente de três impostos: IPI, PIS/Cofins e ICMS.
O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) é, atualmente, a maior taxa cobrada sobre carros elétricos, sendo sua alíquota de 25%.
Isso significa que um quarto do valor de um carro elétrico é constituído pelo IPI.
Esse valor incide apenas sobre carros elétricos. O Prius, híbrido da Toyota, por exemplo, paga uma alíquota de 13%.
Outros impostos são o PIS/Cofins – com alíquota de cerca de 11% – e o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), que tem alíquota de 18% em São Paulo. Para cada estado brasileiro, haverá uma taxa de ICMS diferente.
Juntos, esses impostos sobre carros elétricos somam mais de 50%, ou seja, mais da metade do valor pago pelo veículo.
Rota 2030: redução do IPI sobre carros elétricos
Com a aprovação (provisória) do Rota 2030 – programa de desenvolvimento do setor automobilístico criado pelo Governo -, o IPI sobre carros elétricos será reduzido.
Essa redução é apenas uma das medidas do Rota 2030, que também prevê a distribuição de créditos tributários para empresas do setor automobilístico que investirem em Pesquisa e Desenvolvimento.
De acordo com os termos do programa, o IPI será reduzido de 25% para até 7%.
Haverá três faixas de taxação: 7, 11 e 18%. A faixa adotada será determinada de acordo com o peso e eficiência energética de cada modelo.
Com essa redução, o IPI de alguns carros elétricos será menor que o dos veículos de combustão, que pagam a partir de 11%.
Os carros híbridos também foram beneficiados com a redução. Também de acordo com um cálculo, poderá ser cobrado 9, 11 ou 18% de IPI sobre os híbridos.
Para efeitos de comparação, caso o Prius seja beneficiado com a redução do IPI para 7%, seu preço poderá cair de R$ 126 mil para cerca de R$ 118 mil.
Taxa de importação sobre carros elétricos é zerada
Em 2015, o Governo aprovou uma resolução que zerou a taxa de importação para carros elétricos.
Além dos veículos 100% movidos a eletricidade, os carros híbridos plug-in, como o Golf GTE, e os movidos a hidrogênio, como o Toyota Mirai, também foram beneficiados com a isenção.
Antes da aprovação da medida, a taxa de importação chegava nos absurdos 35%.
Poucos dias após o anúncio da isenção, já foi possível notar o impacto nos preços. O BMW i3, por exemplo, teve seu preço reduzido de R$ 220 mil para R$ 169 mil!
Para que tenham a isenção do imposto, os carros precisam apresentar uma autonomia de pelo menos 80 Km em uma só carga.
Carros elétricos têm isenção de 50% no IPVA
Outra medida tomada para incentivar popularização dos carros elétricos foi o desconto de 50% em seu IPVA. Porém, o desconto só é válido no estado de São Paulo.
O IPVA, atualmente, tem uma alíquota de 4% sobre o valor venal (de venda) do carro.
Mas em São Paulo, devido ao desconto, os carros elétricos pagam apenas 2% sobre o valor venal.
Para ilustrar o desconto, vamos usar como base o BMW i3 2015. O valor do veículo, segundo a tabela FIPE, é de R$ 165.843.
Em outros estados que não concedem o desconto, o IPVA do veículo sai por cerca de R$ 6,6 mil.
Já em São Paulo, com o desconto, o IPVA do BMW i3 sai por R$ 3,31 mil.
O desconto também é válido para carros híbridos.
Para saber como funciona o IPVA de carros elétricos e híbridos, acesse esse post de nosso site.
Conclusão: impostos sobre carros elétricos atrapalham sua popularização no Brasil
Com impostos sobre carros elétricos caros, não é de espantar o fato de que o Brasil ainda engatinha nesse segmento automotivo.
Apesar da redução do IPI e da isenção da taxa de importação, os carros elétricos e híbridos ainda continuam caros para o bolso do brasileiro.
Soma-se a isso a pequena infraestrutura para esses tipos de veículos aqui no Brasil.
Por essas e outras razões, o Brasil ainda tem apenas cerca de 7 mil carros elétricos emplacados, enquanto a china já bateu a marca do 1 milhão e os EUA já tem cerca de 650 mil em suas ruas
A esperança é uma redução ainda maior desses impostos para que os carros elétricos ganhem um fôlego por aqui.