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Caminhão autônomo: conheça os principais modelos

O caminhão autônomo, diferente dos veículos comuns, pode rodar sozinho, sem a necessidade de um motorista no volante. Essa nova tecnologia que já invadiu o mundo dos carros está se tornando cada vez mais popular. Devido a essa ascensão, diversas empresas estão apostando em modelos de caminhão autônomo.

Um dos caminhões mais esperados é o da Tesla Motors. O veículo, além de ser elétrico, é autônomo. Com o sistema AutoPilot, o Semi poderá sair pelas estradas sozinho.

A Tesla já está testando o caminhão em vias públicas – porém ainda não se sabe se no modo autônomo ou manual. O veículo foi flagrado transportando carga da Gigafactory, em Nevada, para a Califórnia.

Além do modelo da Tesla, a Volvo também está apostando em caminhões autônomos. A empresa apresentou o Hub-2-Hub, um caminhão que dirige sozinho, usado em locais fechados, como portos.

Outro destaque da montadora fica por conta do VM, o primeiro caminhão autônomo brasileiro.

O veículo foi desenvolvido para uso em plantações, especialmente para colheita de cana-de-açúcar.

E para quem achou que o Uber só se resumia em carros, a empresa também está apostando em um modelo de caminhão autônomo.

A empresa já está testando um caminhão que dirige sozinho, e fará parte do Uber Freight, plataforma de transporte da empresa.

Conheça também o Freightliner Inspirations, o caminhão autônomo da Daimler. O veículo foi o primeiro da categoria a receber autorização para rodar nas rodovias dos Estados Unidos.  

Semi: o caminhão autônomo e elétrico da Tesla 

caminhão autonomo Tesla Semi

A Tesla, conhecida por seus carros elétricos impressionantes, está apostando em um caminhão autônomo e elétrico, o Semi.

A empresa já tem experiência com tecnologia autônoma, uma vez que seus veículos contam com o AutoPilot – sistema semi autônomo.

Basicamente, a mesma tecnologia utilizada em carros autônomos é usada em caminhões que dirigem sozinhos – com algumas adaptações, claro.

E é isso que a Tesla fez. O Semi contará com uma versão melhorada do AutoPilot.

O caminhão virá com sistema de frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de faixa de rodagem, entre outros.

Com todos esses itens, somados à outras tecnologias autônomas, o caminhão será capaz de realizar diversas manobras sem a necessidade da intervenção do motorista.

O veículo, além de ser autônomo, também é elétrico. Ele contará com quatro motores elétricos, que entregam uma potência combinada de 1302 cavalos, podendo chegar a 105 Km/h.  

O Semi, então, se mostra um carro potente e ecologicamente correto.

O caminhão autônomo da Tesla poderá ir de 0 a 100 Km/h em apenas 20 segundos e terá uma autonomia máxima de 800 Km.

A previsão de lançamento do veículo é para 2019, custando cerca de U$ 180 mil.

Semi faz trajeto entre fábricas de Nevada e Califórnia

O Semi não será lançado cedo, porém a Tesla já está testando o veículo em vias públicas. Recentemente, o caminhão autônomo foi flagrado carregando carga pelas ruas. O caminhão estava fazendo o trajeto da Gigafactory, em Nevada, para outra instalação da empresa, em Fremont, na Califórnia. No total, o veículo percorreu 402 Km.

Vídeos do Semi rodando na rua foram gravados por várias pessoas. Confira um deles acessando esse link.  

Volvo apresenta novo caminhão autônomo

Caminhao autonomo Volvo

No segundo semestre de 2017, durante o Innovation Summit – evento da Volvo que ocorreu na China -, foi apresentado o Hub-2-Hub, o caminhão autônomo da montadora.

O veículo foi desenvolvido principalmente para uso em locais fechados, como portos e aeroportos, por exemplo.

Montado sobre a plataforma FH, o carro conta com sensores LiDAR, responsáveis pelo reconhecimento de objetos e obstáculos no caminho do veículo. Além disso, o caminhão autônomo da Volvo também utiliza o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para manter-se na rota correta.

O Hub-2-Hub, segundo a montadora, ajudará na melhora da produtividade de empresas que o adotarem.

Isso porque, por não precisar de um motorista, o veículo poderá funcionar 24 horas por dia.

Ainda não há previsão para o lançamento do caminhão autônomo da Volvo.

VM: o primeiro caminhão autônomo brasileiro 

VM Volvo caminhão

Além do Hub-2-Hub, a Volvo deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento de tecnologia autônoma.

A empresa foi a responsável pelo desenvolvimento do primeiro caminhão autônomo brasileiro.

Chamado de VM, o veículo foi criado para uso em atividades agrícolas, principalmente na colheita de cana-de-açúcar.

Apesar de o Brasil ser o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, parte das plantações não são aproveitadas por erros do caminhão que auxilia na colheita.

Isso porque o veículo precisa ficar próximo à plantação, mas muitas vezes, motoristas acabam fazendo com que os caminhões passem por cima das plantas.

Com o VM, esse grande problema não ocorrerá mais. Isso porque o carro conta com um sistema autônomo de alta precisão.

O veículo utiliza duas antenas de GPS. Entre elas, uma chamada RTK, responsável por corrigir o posicionamento do veículo em tempo real. Dessa forma, ele não sairá de sua rota.

Além disso, o caminhão autônomo brasileiro conta com o Co-Pilot, assistente de direção, e o Volvo Dynamic Steering, responsável por manter o volante estável enquanto o veículo está rodando.

Com uma direção precisa e estável, o caminhão autônomo não avança nas plantações.

O VM funciona no modo 100% autônomo apenas quando já está na área das plantações. No trajeto até o local, o caminhão é dirigido por um motorista.  

O veículo, desenvolvido por funcionários de Curitiba, ainda está em desenvolvimento e seu lançamento é previsto para depois de 2019.

Caminhão autônomo do Uber já realiza entregas nos EUA 

caminhao autonomo Uber 

 

Todos conhecem o Uber por seus carros usados no serviço de carona. Porém, a empresa também está desenvolvendo um modelo de caminhão autônomo.

Para criar seu sistema de condução autônoma, o Uber comprou a Otto, empresa especializada nesse segmento.

Recentemente, caminhões autônomos do Uber foram vistos realizando entregas nos EUA.

Os veículos são usados em suporte ao Uber Freight, App que conecta caminhoneiros a empresas que precisam de serviços de transporte.

Os caminhões autônomos do Uber podem rodar somente em rodovias. Ao chegar em trechos urbanos, a carga é passada para caminhões comuns.

Apesar de serem autônomos, os caminhões são acompanhados por um motorista, pronto para tomar controle do volante caso seja necessário.

O objetivo do Uber é colocar seus modelos de caminhão autônomo para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Freightliner Inspiration: o caminhão autônomo da Daimler 

Caminhão autonomo Freightliner

A Daimler, empresa dona da marca Mercedes-Benz, também está colocando caminhões autônomos nas ruas.

O Freightliner Inspiration é um deles. Ele foi o primeiro da categoria a receber autorização para rodar nas estradas dos EUA.

O caminhão autônomo da Daimler conta com o sistema de condução autônoma Highway Pilot, que através de sensores de curta e longa distância, além de câmeras e radares, permite ao caminhão dirigir sozinho.

Antes de começar a rodar nos EUA, o caminhão foi exaustivamente testado, percorrendo cerca de 16 mil Km na Alemanha.

Para saber mais sobre o caminhão autônomo da Daimler, acesse o site da montadora.

Seja da Tesla, Volvo, Uber ou Daimler, uma coisa é certa: os caminhões autônomos estão ganhando as ruas.

Por sua tecnologia, aliada à praticidade, esse tipo de veículo se torna cada vez mais popular ao redor do mundo.