carro autônomo da Apple 1

Carro autônomo da Apple já está sendo testado

O primeiro carro autônomo da Apple já está sendo testado na Califórnia. Desde 2014, a Apple mantém um projeto secreto, chamado “Projeto Titan”, em que estava previsto a criação de um carro autônomo e elétrico. Mas parece que os planos mudaram um pouco.

A intenção inicial da Apple era a de desenvolver um carro elétrico e autônomo, com a marca própria da maçã. Para isso, a empresa contratou mil funcionários, entre eles alguns que já trabalharam na NASA.

A Apple planejava apresentar seu primeiro carro elétrico e autônomo em 2019, porém, o plano da empresa sofreu alterações.

Em 2016, a Apple contratou Bob Mansfield para assumir o controle do Projeto Titan. Desde então, os rumos no desenvolvimento do “Apple Car” mudaram.

Ao que parece, a Apple não está mais focando no desenvolvimento de um carro próprio. O objetivo agora seria o de criar um sistema autônomo de ponta para uso em outros carros.

A empresa, inclusive, criou um novo software, capaz de detectar de forma melhor pedestres, ciclistas e objetos nas ruas enquanto o carro autônomo está em movimento.

Mas isso não significa que a empresa não produzirá um carro. A Apple está desenvolvendo um veículo elétrico e autônomo para uso interno.

O intuito é, inicialmente, usá-lo para transporte de funcionários dentro das dependências da empresa.

O Projeto Titan está a todo vapor e a Apple está usando um Lexus para testar sua tecnologia autônoma. A empresa conseguiu uma liberação para que possa testar seu sistema de condução autônomo nas ruas da Califórnia.

Projeto Titan: o carro da Apple 

Em 2014, informações de que a Apple teria criado um projeto de desenvolvimento de um carro próprio começaram a circular.

E o rumor foi confirmado. Tim Cook, CEO da empresa, afirmou que a Apple estava trabalhando no desenvolvimento de um carro elétrico e autônomo próprio. Porém, o CEO avisou que não havia uma data exata para a conclusão do veículo. A estimativa seria para 2019. 

A maçã criou uma divisão “secreta” especialmente para criação de um veículo próprio, elétrico e autônomo.

Nasce então o Projeto Titan. Para o desenvolvimento do projeto, a empresa contratou cerca de mil funcionários. Entre eles, alguns já haviam trabalhado na NASA.

Com o Projeto Titan, o carro autônomo da Apple poderia sair do papel. Até então, a criação do veículo era uma meta de comprometimento da empresa.

Como já é sabido, a Apple não tem costume de revelar muito sobre seus projetos com antecedência. O mesmo aconteceu com o carro.

A empresa não revelou detalhes do veículo, porém, vazaram na internet supostas imagens do carro da Apple. 

carro Apple

Pela imagem, é possível notar um design exterior bem futurista. Por dentro, o padrão se repete. Porém, a empresa não confirmou a veracidade das imagens.

Apesar de todos os planos, ao que parece, a empresa decidiu corrigir sua rota rumo à sua entrada no mercado automotivo.  

Apple teria desistido de criar carro próprio?

Em 2017, Tim Cook afirmou em uma entrevista, no canal de televisão Bloomberg, que a Apple focaria seu trabalho em tecnologia para carros autônomos. Dessa forma, deixaria de lado a produção de um carro próprio.

A decisão de suspender a produção de um carro próprio teria sido feita após a entrada de Bob Mansfield, que assumiu o Projeto Titan em 2016.

Após a entrada de Bob, diversos funcionários, até então contratados para o projeto, foram despedidos.

Desde 2016, a Apple está dedicando seu trabalho no desenvolvimento de tecnologias para condução autônoma em carros de outras montadoras.

Gigantes da tecnologia como o Google e Uber estão também desenvolvendo softwares e hardwares para veículos autônomos e testando em diferentes modelos de carro.

Apesar de não colocar seu foco na produção de carros comerciais, a Apple planeja construir um carro próprio.

Porém, esse veículo seria apenas para uso interno – pelo menos por enquanto. O projeto é chamado de Apple PAIL – Palo Alto to Infinite Loop.

O veículo será usado para transporte dos funcionários entre as unidades da empresa, na Califórnia.

A possibilidade de uma produção comercial não pode ser descartada, porém, a empresa está se dedicando à tecnologia autônoma no momento.

Carro autônomo da Apple: empresa inicia testes na Califórnia 

carro autônomo da Apple 2

A maçã pode não estar produzindo um carro comercial próprio, porém, já está testando sua tecnologia de condução autônoma em veículos.

No início de 2017, a Apple enviou um relatório aos órgãos reguladores da Califórnia pedindo permissão para iniciar testes de sua tecnologia em vias públicas.

O documento chegou à internet e começou-se a especular como e quando a empresa iniciaria os testes de sua tecnologia autônoma.

Após algum tempo, o  carro autônomo da Apple recebeu autorização para rodar nas ruas do estado.

Em outubro de 2017, foi possível ver as primeiras imagens da tecnologia de condução autônoma criada pela Apple.

MacCallister Higgis, Co-fundador da Voyage – que também está testando tecnologia autônoma – compartilhou em seu Twitter um vídeo do carro da Apple.

Em seu Tweet, MacCallister declarou: “Precisarei de mais de 140 caracteres para analisar o Projeto Titan, da Apple. Eu o chamo de ‘A Coisa’”.

No vídeo postado por MacCallister, é possível ver um hardware com diversos sensores, coberto por uma espécie de proteção branca, em cima de um veículo. Por isso, MacCallister o chama de “A Coisa”. 

Para seus testes, a Apple está usando unidades do Lexus RX 450h.

O carro autônomo da Apple conta com seis sensores LiDAR, além de vários radares e câmeras.

A expectativa é que os testes continuem e que a Apple possa lançar seu primeiro sistema de condução autônoma o mais rápido possível.

Cientistas da Apple criam novo software que reconhece melhor objetos e pessoas 

carro autônomo da apple 3

Funcionários da Apple acabaram revelando que a empresa desenvolveu um software de condução autônoma mais eficiente.

O novo software, chamado “VoxelNet”, permite ao sensor LiDAR reconhecer melhor objetos, ciclistas e pedestres enquanto o veículo está em movimento.

Atualmente, para realizar essa identificação, a maioria dos carros autônomos usa um grande conjunto de sensores.

No caso do software da Apple, os sensores não seriam abandonados. Porém, o LiDAR conseguiria realizar o trabalho de identificação de forma mais eficiente.

Apesar de não estar produzindo um carro comercial próprio por enquanto, a Apple está se dedicando a outro segmento, muito importante hoje em dia. A entrada da maçã no mercado automotivo – mais especificamente dos autônomos – pode marcar um importante marco nessa nova área do transporte.