Cadillac-eletrico-sera-lançado-pela-gm

GM confirma lançamento do Cadillac elétrico!

A GM confirmou o lançamento do Cadillac elétrico! Com previsão para ser apresentado dentro de um ano, o carro promete muitas mudanças.

Ao que tudo indica, se trata de um SUV produzido na nova plataforma para carros elétricos da GM. Plataforma esta que será muito usada pela Cadillac no futuro.

É esperada uma grande produção de veículos elétricos pela empresa. Além disso, diferente de outras marcas, a Cadillac pretende atingir vários segmentos do mercado automobilístico, não apenas o de luxo.

De acordo com membros da empresa, utilizar a tecnologia de motor elétrico vai garantir menores custos para o consumidor. Isso acontece pela pouca diferença de preços quando ocorre algum upgrade nos motores.

No entanto, não foi apenas isso que fez a Cadillac entrar neste mercado. Existe uma pressão para que se construa veículos menos poluentes. Além disso, existe muito potencial escondido na tecnologia de motor elétrico.

Uma coisa que pode não agradar os puristas é o novo estilo do Cadillac. O carro ficou com cara futurista demais. Além disso, perdeu sua frente protuberante: marca registrada da empresa!

Com os diversos anúncios de carros elétricos no mundo todo, podemos esperar grandes mudanças no cenário automobilístico. Ao que tudo indica, não irá demorar para veículos elétricos se tornarem populares.

O anúncio do Cadillac elétrico

O anúncio do primeiro Cadillac elétrico veio pelo vice-presidente da GM, do segmento focado em carros elétricos e autônomos. No jornal The Detroit Bureau, Rick Spina disse que o primeiro Cadillac elétrico será apresentado daqui a um ano.

Detalhes sobre o carro foram deixados de lado. No entanto, ao que tudo indica, o veículo será montado na nova plataforma feita para carros elétricos. Essa plataforma permite construir veículos de diversas trações e tamanhos diferentes.

De acordo com o que foi exposto na entrevista, este veículo será o primeiro de uma grande linhagem. De acordo com Spina, nos próximos 7 anos podemos esperar vários outros modelos elétricos da empresa.

Além disso, ele fez um comentário muito interessante: até 2023, a GM terá cerca de 23 carros elétricos

O intuito disso é disputar em todas as esferas do mercado de veículos elétricos, não apenas no segmento de carros de luxo.

Por que ir para os elétricos?

A ideia principal de motores elétricos é seu custo para realizar upgrades. Assim, variação de motores elétricos não são tão caras quanto os de combustão.

Spina atentou para este fato também. Segundo ele, ir de um motor básico para um mais poderoso será fácil para o consumidor.

Além disso, a forte tendência do mercado têm imposto esse novo modelo de veículo para as fabricantes. Os carros elétricos entraram no mercado e rapidamente caíram no gosto do público.

Mesmo sendo apenas para quem possui mais dinheiro, tudo aponta para uma possível popularização dessa tecnologia. Esse comportamento é natural para qualquer produto novo no mercado.

Outro ponto interessante nos carros elétricos é a crescente pressão mundial acerca da poluição. Como ele não polui quase nada, é esperado ser bem aceito e até mesmo se tornar um ícone do esforço para salvar o planeta.

Será que o Cadillac elétrico vai perder seu ar tradicional?

Cadillac-eletrico-ganha-visual-novo
Credit: Cadillac

A resposta para essa pergunta, infelizmente (ou felizmente, dependendo do seu gosto) é sim. Os carros da Cadillac serão bem diferentes do passado.

Pelo que foi exposto no Salão de Detroit, o design fugiu muito do convencional para a marca.

A característica principal dos carros Cadillac sempre foi a parte frontal. Porém, no modelo elétrico, ela foi modificada. Ao invés de uma frente protuberante, temos apenas um filete. 

Isso aconteceu porque carros elétricos não precisam de entradas de ar.

Além disso, o carro está com uma aparência futurista, no melhor estilo dos carros da Tesla. Os formatos das curvas do carro o deixaram com um aspecto estranho para a marca.

Certamente não agrada quem está acostumado com os padrões de design da Cadillac. Porém, é um passo rumo a um novo estilo e padrão. 

O que mais podemos esperar?

Além do SUV elétrico, há indícios de que um Hummer SUV pode ser lançado em 2023. No entanto, o que temos confirmado é a produção de uma picape elétrica no final de 2021. Esta notícia foi dada pela CEO da GMC, Mery Barra.

O cenário para os carros elétricos têm indicado um certo interesse em conquistar a população mundial.

Podemos notar que muitas fabricantes estão preocupadas com o desenvolvimento de veículos mais baratos. Dessa forma, não será de surpreender caso os carros elétricos se tornem carros populares nos próximos 10 anos.

O mercado para este tipo de veículo tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Prova disso é o Cadillac elétrico, um passo rumo ao futuro. 

Veja mais: Kia soul elétrico e dois modelos híbridos chegam em 2020