e-delivery-caminhão-elétrico-da-volkswagen

Conheça o e-Delivery, caminhão elétrico da Volkswagen!

O mundo automotivo está sendo dominado pela eletrificação, como prova disso temos o caminhão elétrico da Volkswagen, o e-Delivery!

O caminhão elétrico foi proposto pela Volkswagen durante um evento ocorrido em São Paulo. Testes com ele foram feitos pela Ambev, tendo sido um sucesso. 

O e-Delivery tem autonomia de cerca de 200 km, mas conta com frenagem regenerativa! Na prática, isso significa que o caminhão pode carregar cerca de 40% de suas baterias somente com o freio. 

O caminhão elétrico e-Delivery será produzido a partir de 2020 no Brasil. A Ambev ajudou na fomentação do veículo, fechando uma parceria de compra de 1,6 mil unidades por parte de suas distribuidoras.

O motor utilizado pelo caminhão elétrico foi produzido pela brasileira WEG. Suas baterias usam tecnologia íon-lítio, e para uma recarga total são necessárias 3 horas de espera. Porém, é possível fazer uma recarga rápida de 15 minutos, carregando 30% das baterias.

Saiba mais a seguir!

A produção do caminhão elétrico no Brasil

Segundo a Volkswagen, a produção do caminhão elétrico e-Delivery dará início em 2020 no Brasil. Sua fabricação ocorrerá em Resende, Rio de Janeiro. 

O anúncio por parte da montadora foi feito no dia 3 de outubro de 2019. Ele ocorreu durante o Salão Latino-Americano de Veículo elétrico, realizado em São Paulo.

No entanto, o caminhão elétrico já está em uso no Brasil. A Ambev rodou mais de 14 mil quilômetros, de acordo com André Trintini, engenheiro da VWCO, com o e-Delivery.

Os testes com caminhão elétrico junto a Ambev se mostraram positivos. Desse modo, a empresa divulgou que fez acordo com suas distribuidoras parceiras quanto ao uso deste veículo. Assim conseguiu intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos.

O caminhão elétrico da Volkswagen conta com 272 cv e 219 kgfm de torque, possuindo versões de 11 e 14 toneladas. Também foi anunciado um modelo de 4 toneladas, com motor de 115 cv e 28,5 kgfm de torque.

Como o caminhão elétrico é movido por meio de baterias, ele tem alcance de até 200 km. No entanto, é possível estender esse alcance com o uso do freio regenerativo.

Especificações técnicas do e-Delivery

caminhao-eletrico-da-volkswagen-e-delivery-ambev
Crédito: Hardware Upgrade

Alguns detalhes importantes do caminhão elétrico da Volkswagen e-Delivery são:

  • Motor elétrico: WEG AL160
  • Transmissão: automática Allison T2100 de 6 velocidades (relações: 1st-5.56 (com conversor de torque)/1st sem conversor-3.52/2nd-1.81/3rd-1.41/4th-1.00/5th0.71 /6th-0.61
  • Inversor de frequência (tração e auxiliar): WEG CVW500
  • Baterias: Íon-lítio base Ferro-Fosfato 
  • Consegue subir rampas de até 25º
  • Leva até 3 horas para recarga completa de suas baterias
  • Largura de 2,025 m
  • Altura de 2,375 m
  • Comprimento de 5,44 m

Basicamente, o caminhão elétrico tem as mesmas especificações do movido a diesel. No entanto, por conta de suas baterias, seu peso é um pouco maior. Um fator que compensa isso é sua capacidade de frenagem regenerativa.

E você, o que achou do caminhão elétrico da Volkswagen, e -Delivery? Deixe sua opinião nos comentários!