O caminhão autônomo, diferente dos veículos comuns, pode rodar sozinho, sem a necessidade de um motorista no volante. Essa nova tecnologia que já invadiu o mundo dos carros está se tornando cada vez mais popular. Devido a essa ascensão, diversas empresas estão apostando em modelos de caminhão autônomo.
Um dos caminhões mais esperados é o da Tesla Motors. O veículo, além de ser elétrico, é autônomo. Com o sistema AutoPilot, o Semi poderá sair pelas estradas sozinho.
A Tesla já está testando o caminhão em vias públicas – porém ainda não se sabe se no modo autônomo ou manual. O veículo foi flagrado transportando carga da Gigafactory, em Nevada, para a Califórnia.
Além do modelo da Tesla, a Volvo também está apostando em caminhões autônomos. A empresa apresentou o Hub-2-Hub, um caminhão que dirige sozinho, usado em locais fechados, como portos.
Outro destaque da montadora fica por conta do VM, o primeiro caminhão autônomo brasileiro.
O veículo foi desenvolvido para uso em plantações, especialmente para colheita de cana-de-açúcar.
E para quem achou que o Uber só se resumia em carros, a empresa também está apostando em um modelo de caminhão autônomo.
A empresa já está testando um caminhão que dirige sozinho, e fará parte do Uber Freight, plataforma de transporte da empresa.
Conheça também o Freightliner Inspirations, o caminhão autônomo da Daimler. O veículo foi o primeiro da categoria a receber autorização para rodar nas rodovias dos Estados Unidos.
O que você vai ver aqui:
Semi: o caminhão autônomo e elétrico da Tesla
![]()
A Tesla, conhecida por seus carros elétricos impressionantes, está apostando em um caminhão autônomo e elétrico, o Semi.
A empresa já tem experiência com tecnologia autônoma, uma vez que seus veículos contam com o AutoPilot – sistema semi autônomo.
Basicamente, a mesma tecnologia utilizada em carros autônomos é usada em caminhões que dirigem sozinhos – com algumas adaptações, claro.
E é isso que a Tesla fez. O Semi contará com uma versão melhorada do AutoPilot.
O caminhão virá com sistema de frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de faixa de rodagem, entre outros.
Com todos esses itens, somados à outras tecnologias autônomas, o caminhão será capaz de realizar diversas manobras sem a necessidade da intervenção do motorista.
O veículo, além de ser autônomo, também é elétrico. Ele contará com quatro motores elétricos, que entregam uma potência combinada de 1302 cavalos, podendo chegar a 105 Km/h.
O Semi, então, se mostra um carro potente e ecologicamente correto.
O caminhão autônomo da Tesla poderá ir de 0 a 100 Km/h em apenas 20 segundos e terá uma autonomia máxima de 800 Km.
A previsão de lançamento do veículo é para 2019, custando cerca de U$ 180 mil.
Semi faz trajeto entre fábricas de Nevada e Califórnia
O Semi não será lançado cedo, porém a Tesla já está testando o veículo em vias públicas. Recentemente, o caminhão autônomo foi flagrado carregando carga pelas ruas. O caminhão estava fazendo o trajeto da Gigafactory, em Nevada, para outra instalação da empresa, em Fremont, na Califórnia. No total, o veículo percorreu 402 Km.
Vídeos do Semi rodando na rua foram gravados por várias pessoas. Confira um deles acessando esse link.
Volvo apresenta novo caminhão autônomo
![]()
No segundo semestre de 2017, durante o Innovation Summit – evento da Volvo que ocorreu na China -, foi apresentado o Hub-2-Hub, o caminhão autônomo da montadora.
O veículo foi desenvolvido principalmente para uso em locais fechados, como portos e aeroportos, por exemplo.
Montado sobre a plataforma FH, o carro conta com sensores LiDAR, responsáveis pelo reconhecimento de objetos e obstáculos no caminho do veículo. Além disso, o caminhão autônomo da Volvo também utiliza o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para manter-se na rota correta.
O Hub-2-Hub, segundo a montadora, ajudará na melhora da produtividade de empresas que o adotarem.
Isso porque, por não precisar de um motorista, o veículo poderá funcionar 24 horas por dia.
Ainda não há previsão para o lançamento do caminhão autônomo da Volvo.
VM: o primeiro caminhão autônomo brasileiro
![]()
Além do Hub-2-Hub, a Volvo deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento de tecnologia autônoma.
A empresa foi a responsável pelo desenvolvimento do primeiro caminhão autônomo brasileiro.
Chamado de VM, o veículo foi criado para uso em atividades agrícolas, principalmente na colheita de cana-de-açúcar.
Apesar de o Brasil ser o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, parte das plantações não são aproveitadas por erros do caminhão que auxilia na colheita.
Isso porque o veículo precisa ficar próximo à plantação, mas muitas vezes, motoristas acabam fazendo com que os caminhões passem por cima das plantas.
Com o VM, esse grande problema não ocorrerá mais. Isso porque o carro conta com um sistema autônomo de alta precisão.
O veículo utiliza duas antenas de GPS. Entre elas, uma chamada RTK, responsável por corrigir o posicionamento do veículo em tempo real. Dessa forma, ele não sairá de sua rota.
Além disso, o caminhão autônomo brasileiro conta com o Co-Pilot, assistente de direção, e o Volvo Dynamic Steering, responsável por manter o volante estável enquanto o veículo está rodando.
Com uma direção precisa e estável, o caminhão autônomo não avança nas plantações.
O VM funciona no modo 100% autônomo apenas quando já está na área das plantações. No trajeto até o local, o caminhão é dirigido por um motorista.
O veículo, desenvolvido por funcionários de Curitiba, ainda está em desenvolvimento e seu lançamento é previsto para depois de 2019.
Caminhão autônomo do Uber já realiza entregas nos EUA
Todos conhecem o Uber por seus carros usados no serviço de carona. Porém, a empresa também está desenvolvendo um modelo de caminhão autônomo.
Para criar seu sistema de condução autônoma, o Uber comprou a Otto, empresa especializada nesse segmento.
Recentemente, caminhões autônomos do Uber foram vistos realizando entregas nos EUA.
Os veículos são usados em suporte ao Uber Freight, App que conecta caminhoneiros a empresas que precisam de serviços de transporte.
Os caminhões autônomos do Uber podem rodar somente em rodovias. Ao chegar em trechos urbanos, a carga é passada para caminhões comuns.
Apesar de serem autônomos, os caminhões são acompanhados por um motorista, pronto para tomar controle do volante caso seja necessário.
O objetivo do Uber é colocar seus modelos de caminhão autônomo para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.
Freightliner Inspiration: o caminhão autônomo da Daimler
![]()
A Daimler, empresa dona da marca Mercedes-Benz, também está colocando caminhões autônomos nas ruas.
O Freightliner Inspiration é um deles. Ele foi o primeiro da categoria a receber autorização para rodar nas estradas dos EUA.
O caminhão autônomo da Daimler conta com o sistema de condução autônoma Highway Pilot, que através de sensores de curta e longa distância, além de câmeras e radares, permite ao caminhão dirigir sozinho.
Antes de começar a rodar nos EUA, o caminhão foi exaustivamente testado, percorrendo cerca de 16 mil Km na Alemanha.
Para saber mais sobre o caminhão autônomo da Daimler, acesse o site da montadora.
Seja da Tesla, Volvo, Uber ou Daimler, uma coisa é certa: os caminhões autônomos estão ganhando as ruas.
Por sua tecnologia, aliada à praticidade, esse tipo de veículo se torna cada vez mais popular ao redor do mundo.