A Electric GT está organizado a Electric Production Car Series (EPCS), uma corrida que conta somente com unidades do Model S, carro elétrico superpotente da Tesla. Após alguns atrasos, o campeonato finalmente começará em 2018.
Com o objetivo de mostrar ao público a importância dos carros elétricos e da geração de energia limpa, a Electric GT promoverá corridas com o Model S, além de organizar um festival chamado “Day Of LIght”.
Durante esse festival, além de ver as corridas, o público poderá conhecer mais sobre as inovações no segmento de carros elétricos.
Dividido em várias etapas, o campeonato de carros da Tesla criado pela Electric GT contará com 20 pilotos, divididos em 10 equipes. Cada etapa terá a duração de um final de semana.
Os Model S usados na corrida foram modificados para se tornarem mais leves e potentes, podendo atingir velocidades mais altas.
Após alguns adiamentos, a primeira etapa da corrida ocorrerá em 2018 na França, passando por diversos outros países da Europa.
Saiba tudo sobre a Electric Production Car Series, a corrida de carros elétricos da Electric GT.
O que você vai ver aqui:
EPCS: a corrida de carros da Tesla
O Electric Production Car Series – Campeonato de Carros Elétricos de Produção – é um campeonato criado pela Electric GT Inc., empresa responsável pela organização de eventos relacionados a carros elétricos.
Diferente de outras competições, como a Fórmula E, todos os carros são idênticos na EPCS.
Para a realização da corrida, unidades do Model S – adaptado – são usadas.
A ESPC contará com 20 pilotos, que serão divididos em 10 equipes diferentes. O sistema de classificação da EPSC será parecida com o usado na Fórmula 1. Durante a temporada, os colocados serão rankeados através de pontuações.
O evento terá duração de um final de semana. Em cada dia, etapas diferentes do campeonato serão realizadas.
Sexta-Feira
No primeiro dia da Electric Production Car Series, as corridas de teste e classificatória são realizadas. Esse é um dia crucial para que o piloto possa se sair bem nas corridas principais. Confira as corridas que ocorrem na sexta-feira.
Shakedown
No primeiro dia da competição de carros da Tesla, a primeira etapa a ser cumprida é o Shakedown.
Este é o primeiro teste que o piloto realizará na pista em que irá competir.
Geralmente, durante o Shakedown, detalhes do funcionamento básico do carro são checados. Assim, pode-se assegurar a confiabilidade do veículo no momento das corridas.
Nessa etapa, os carros correm a uma velocidade reduzida.
Corrida não classificatória
Também na sexta-feira é realizada a corrida não classificatória. Essa corrida é considerada um teste, para que o piloto possa conhecer a pista antes das corridas principais.
Na corrida não classificatória – com duração de 20 minutos – o piloto pode correr com o carro em sua potência máxima. Essa a última chance de verificar se o veículo está está funcionando corretamente, ou se mais algum ajuste é necessário.
Corrida classificatória
Ainda na sexta-feira, os pilotos participam da corrida classificatória. Ao contrário das anteriores, esta não é um teste.
A corrida classificatória é decisiva para a formação do grid – posição de largada dos carros na primeira corrida principal.
O piloto que fizer a volta mais rápida durante esta etapa receberá três pontos adicionais.
A classificatória é formada por duas corridas com 10 pilotos cada, em um circuito de três voltas.
Os três melhores de cada corrida classificatória disputarão outras três voltas. O vencedor largará na pole position na primeira corrida.
Sábado: primeira e segunda corrida
O segundo dia da EPCS é marcado pela realização das duas principais corridas da competição.
A primeira ocorre durante o dia e tem seu grid formado a partir da colocação de cada piloto na corrida classificatória.
Durante a noite, a segunda corrida é realizada. O grid desta é formado pelo inverso da classificação da primeira corrida.
As duas corridas têm um percurso máximo de 60 Km e o piloto que ficar em primeiro lugar receberá 25 pontos.
Os dois melhores pilotos e os dois mais votados pelo público – através das redes sociais – participarão de um campeonato de Drift, valendo mais três pontos no ranking.
Model S será usado pela Electric GT para EPCS
O sedã de luxo Model S, da Tesla, será usado para as corridas organizadas pela Electric GT.
O modelo da montadora comandada por Elon Musk foi adaptado para uso nas pistas de corrida.
Inicialmente, a intenção era utilizar a versão P85+ do Model S, porém, no final das contas, a empresa decidiu adotar o P100D, versão mais potente.
A Electric GT retirou alguns itens internos do carro, além de usar um composto de fibra natural em sua construção. Tudo isso para que o carro fique mais leve, e assim, mais potente.
E de fato ficou. O carro, que originalmente pesa 2.250 Kg ficou 500 Kg mais leve.
O Model S P100D adaptado dispõe de 784 cavalos de potência, 995 Nm de torque e pode chegar a 250 Km/h.
Devido ao uso do modo “Ludicrous+”, que permite a utilização da potência máxima do carro, o Model S pode ir de 0 a 100 Km/h em 2.1 segundos.
Com um conjunto de baterias de lítio de 100 kWh, o Model S P100D adaptado pode correr 90 Km até que precise de uma recarga.
Como se pode notar, não faltará alta performance na EPCS.
Primeira edição da EPCS é adiada para 2018
A Electric GT agendou o início da Electric Production Car Series para o dia 25 de novembro de 2017. Porém, o campeonato precisou ser adiado.
Nesse dia, ocorreu apenas o evento “Day Of Light”, que contou com grandes anúncios sobre como funcionará o festival da Electric GT durante os campeonatos. Nada de corrida.
Durante um dos testes antes da estréia da EPCS, um Model S acabou batendo na pista. Esse pode ter sido um dos fatores para o adiamento.
FIA aprova corrida da Electric GT
Após o adiamento da corrida com carros da Tesla, a versão adaptada do veículo precisou passar por alguns testes de colisões.
Após ser provado que o carro é seguro, a FIA – mesma instituição que regulamenta a Fórmula 1 – aprovou a realização da EPCS.
Com essa aprovação, a Electric GT já anunciou que a primeira etapa da EPCS ocorrerá em 2018, na França. Por enquanto, datas concretas não foram divulgadas.
Sabe-se que após a França, o campeonato será realizado em vários outros países europeus como Inglaterra e Alemanha.
Além das corridas principais, o evento/festival da Electric GT contará com corridas de Kart e simuladores de corrida. Não faltará emoção e experiências de imersão para os espectadores.
A criação da Electric Production Car Series é mais um indicativo da força que os carros elétricos estão ganhando mundo afora.
Com a realização das corridas com carros da Tesla, o público pode entender que carros elétricos podem sim ser muito potentes.