Logo-NIO

NIO: conheça a montadora chinesa de carros elétricos de luxo

A cada dia que passa, o mundo conhece novas montadoras e diferentes modelos de carros elétricos para suprir a necessidade por veículos ecologicamente corretos.

Vamos falar da NIO uma montadora que promete trazer carros elétricos de luxo a um nível de tecnologia nunca antes atingido. 

Conheça toda a história dessa incrível montadora, além de conhecer alguns de seus modelos, inclusive um que já venceu o torneio da Fórmula E.

NIO: a história

Criada em 2014 na China, a NIO é uma startup que projeta, desenvolve e produz carros elétricos com a mais alta tecnologia.

Inicialmente chamada NextEV, a empresa trocou seu nome para NIO.

Inclusive, essa nova nomenclatura da empresa não foi criada do nada; há um significado por trás de NIO.

Significado do nome

O nome chinês da montadora, Weilai, significa Blue Sky Coming em inglês, o equivalente a algo como “Chegada do céu azul”.

Você deve estar se perguntando: o que “Chegada do céu azul” tem a ver com uma montadora de carros elétricos?

Bem, a NIO explica seu nome através do símbolo de sua marca, dizendo que a parte de cima do símbolo é a representação do céu, da compreensão, da visão e do futuro. Já a parte de baixo representa a terra, a direção, a ação e o impulso para frente.

Segundo a NIO, “Blue Sky Coming” é uma filosofia que prega o comprometimento com um amanhã melhor. Chega a ser poético, não é?

Nio-1

NIO, uma startup global

Como falamos anteriormente, a NIO é uma montadora de veículos fundada na China. Porém, sua presença e atuação são globais.

Isso porque sua sede é em Xangai, mas o centro de criação de design fica em Munique, na Alemanha; e o centro de testes de tecnologia autônoma está localizado em San Jose, nos Estados Unidos.

Montadora Chinesa recebe 2 bilhões de dólares em investimento

Você não leu errado, não são 2 milhões, mas 2 bilhões de dólares. Essa foi a pequena quantia que a empresa recebeu em forma de investimento para que continue suas pesquisas em tecnologia automotiva e possa lançar mais modelos elétricos. Entre os investidores estão o Baidu e o Tencent.

Agora que você já sabe o básico sobre a empresa, vamos conhecer seus principais modelos?

 

ES8, o SUV da NIO

Nio-5

Para bater de frente com o Model X da Tesla, a NIO projetou o ES8, um SUV elétrico de luxo. Confira abaixo as especificações do veículo.

Potência

Inicialmente, o carro se mostra bem potente, pois consegue ir de 0 a 100 Km/h em apenas 4,4 segundos.

Com um motor elétrico, o ES8 alcança uma velocidade de 200 Km/h nos primeiros 10 minutos de funcionamento, após isso, o veículo chega a no máximo 180 Km/h.

O único problema que se pode notar é que o carro não consegue manter os 200 Km/h durante todo o período em que está funcionando. Porém, esse aspecto não é tão relevante quando o veículo é utilizado no perímetro urbano, não passando dos 50 Km/h na maior parte do tempo.

 

Autonomia

Com uma bateria de 67 kWh, o ES8 tem uma autonomia de 355 Km; mas caso a velocidade média seja mantida em 60 Km/h, o carro pode rodar 500 Km até que precise ser carregado novamente.

Para que a bateria seja carregada completamente, o ES8 precisa ficar conectado a uma fonte 220 V por cerca de 8 horas, mas em 1 hora, 80% da bateria já está cheia.

Design

Com alguns traços futuristas, o ES8 não sai muito da esfera convencional de um SUV no que se refere ao visual.  

O que mais chama atenção no design do veículo é sua parte frontal, com destaque para o parachoque, com traços mais agressivos.

Tecnologia autônoma

A NIO também está investindo na tecnologia autônoma no ES8, que vem com piloto automático Nível 2 (Controle de distância e centralização de faixa).

Porém, a empresa quer fazer com que o modelo seja cada vez mais independente da direção do motorista.

Com os dados colhidos do ES8, a NIO pretende em breve atualizar o software do modelo para fazer com que ele seja um autônomo nível 4 (direção autônoma completa, sem intervenção humana).

Fabricação e lançamento

A NIO não possui uma fábrica própria, e por isso, para produzir o ES8, fechou parceria com a JAC Motors.

O Lançamento do ES8 está previsto para o começo de 2018, por enquanto somente na China.

 

EP9: o carro super-rápido da NIO

Conheça abaixo o EP9, um modelo com ótimas especificações, utilizado pela NIO para corridas.

Potência

O EP9 é equipado com 4 motores elétricos, um em cada eixo, fazendo com que sua aceleração seja surpreendente: de 0 a 200 Km/h em 7,1 segundos.

A potência total do motor elétrico é de 1360 cavalos, permitindo ao EP9 atingir uma velocidade máxima de 313 Km/h.

Autonomia

O carro é equipado com uma super bateria que dá a ele uma autonomia de 427 Km. O tempo de carregamento do EP9 é de 45 minutos.

 

EP9 participa da Fórmula E

Nio-3

Como vimos acima, o EP9 da NIO é realmente muito potente, podendo ser utilizado em competições.

Com o EP9, a empresa participou do campeonato da Fórmula E de 2015, tendo como piloto o brasileiro Nelsinho Piquet, e saiu campeã.

A Fórmula E é um campeonato de corrida exclusivo para carros elétricos. A NIO participa do torneio desde 2014, e em 2015 conseguiu essa grande conquista.

Na temporada atual, 2017-2018, a montadora também está marcando presença com o EP9, tendo dois pilotos por trás de seus veículos: Oliver Turvey e Luca Filippi.

 

NIO EP9 bate recorde em pista alemã

As conquistas do EP9 não se limitam apenas à Formula E. Sendo um carro projetado para as ruas, mas até agora utilizado apenas para corridas, o EP9 está se saindo muito bem em todas as competições que está participando.

Dessa vez, o EP9 bateu o record de Nürburgring para carros de produção.

Em 2017, o veículo quebrou o recorde que antes pertencia ao SR8LM, e fechou a volta na pista com 6m45.9s.

Anteriormente, o carro já tinha concluído um feito surpreendente: completou uma volta no Circuito das Américas no modo autônomo, sem a interferência de um motorista.

 

NIO Eve: o carro do futuro

Nio-2

Todo mundo já imaginou alguma vez na vida possuir um veículo que não tivesse volante e que se parecesse com uma nave espacial.

Com o Eve, a NIO pretende alcançar todos esses sonhos e torná-los realidade. Isso porque, o veículo, com previsão de produção para 2020, parece que veio do futuro.

Design

E tudo começa com um design diferente e totalmente fora do convencional, todo espelhado. Há apenas uma porta, que abre de forma horizontal, e dá aos passageiros entrada para um interior surpreendente.

Interior

O interior do carro remete a uma sala de estar luxuosa, quebrando com a estrutura convencional dos veículos produzidos atualmente. O NIO Eve acomoda até 6 pessoas em suas cadeiras retráteis, que podem se transformar quase em uma cama.

O para-brisas e os vidros laterais, ao comando dos passageiros, podem se transformar em um gigante display, que fornece dados de direção e opções de entretenimento. É até possível observar as estrelas a partir do display que fica no teto!

Eve é totalmente autônomo

Ao entrar no veículo, os passageiros simplesmente não precisam se preocupar em quem vai dirigir, pois o carro é totalmente autônomo.

Nio-4

NOMI: a assistente virtual do Eve

Além de tudo isso que já vimos sobre o Eve, ele ainda dispõe de uma assistente virtual, baseada na tecnologia de Inteligência Artificial, que aprende todos os hábitos dos passageiros, e assim, ajusta o carro às necessidades de cada um.

As inovações que o Eve traz são tantas que não é possível descrevê-las por completo. Se você está curioso para saber como esse incrível veículo funciona, acesse esse link e veja o vídeo de apresentação do veículo.

Analisando os modelos de carro da NIO, podemos perceber que a montadora não chegou para brincar, pois quer oferecer a seus clientes a melhor experiência automotiva possível. Desde o ES8, um SUV elétrico, ao Eve, o carro do “futuro”, a NIO mostra que quer seguir à risca o significado de “Blue Sky Coming”.

Resumo para as redes sociais

Conheça a NIO, uma montadora de carros elétricos chinesa que está apresentando ao mundo seus veículos inovadores e muito tecnológicos. Além de toda a tecnologia, a NIO também não abre mão da potência, afinal, um de seus carros já venceu o campeonato da Fórmula E, sem contar que já bateu um recorde em uma pista de corrida alemã.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre essa incrível montadora, acesse esse post de nosso blog.