Há pouco tempo atrás foi apresentada ao mundo uma nova montadora de carros elétricos: a Byton. A ambiciosa empresa pretende lançar um dos veículos elétricos mais modernos, imerso em conectividade e tecnologia de ponta. Mas será que nesse mercado onde a Tesla reina a Byton conseguirá seu lugar?
Neste texto, você conhecerá a novata Byton e seu incrível modelo conceito de carro elétrico.
O que você vai ver aqui:
O surgimento da Byton
Com um mercado financeiro borbulhando e investidores prontos para colocarem seus milhões para girar, a China é o lugar perfeito para o nascimento de novas start-ups.
E foi assim que a Byton nasceu; derivada da empresa Future Mobility, a start-up foi idealizada e fundada pelos ex-funcionários da Nissan e BMW, Dr. Carsten Breitfeld e Dr. Daniel Kirchert, em 2017.
Apesar de ser pequena, a Byton já possui sedes em diversos países: Xangai, Munique, Pequim, Nanquin, Hong Kong e em Santa Clara, nos EUA.
Por ser uma montadora nova no mercado, a Byton ainda não lançou nenhum veículo, mas já está fazendo o marketing de seu primeiro modelo, um carro conceito muito inovador (veremos tudo sobre ele abaixo).
Para conhecer mais sobre a Byton, acesse o site oficial da montadora.
Conectividade: o alvo da Byton
É claro que um carro é, principalmente, pensado para transportar pessoas com rapidez, segurança e conforto. Mas a Byton quer ir além.
Um dos principais objetivos da montadora é produzir carros com alta conectividade e interação online. Isso sem abrir mão da sustentabilidade, afinal, seus carros serão elétricos, não emitindo gases tóxicos na atmosfera e ajudando a combater o efeito estufa.
Para saber mais sobre o funcionamento e as vantagens dos carros elétricos, acesse esse post!
O significado por trás de Byton
O nome da start-up não foi escolhido de modo aleatório. Por trás de Byton, há um conceito que reflete o objetivo que a montadora pretende alcançar com seus carros elétricos.
Byton deriva de “Bytes on Wheels”; em português algo como Bytes sobre rodas. Bytes representa a conectividade do carro com a internet, enquanto “on wheels” reflete a função principal do carro: transportar.
Com o nome Byton, a montadora quer passar a visão de que desenvolve carros eficientes, conectados com a tecnologia atual.
A inevitável concorrência da Byton com a Tesla
Por ser uma montadora de carros elétricos, é inevitável que a Byton concorra coma Tesla nesse mercado em ascensão.
Não há como negar que a Tesla é pioneira na venda de carros elétricos, afinal, foi ela que abriu caminho para que esse tipo de veículo se tornasse mais popular no mundo todo.
Recentemente, outra start-up também entrou na briga por um espaço no mercado de carros elétricos: a Lucid Motors. Para saber mais sobre a Lucid e seus carros, acesse esse post de nosso blog.
A Byton precisará trabalhar pesado para que seus carros ganhem relevância e reconhecimento em um mercado com cada vez mais concorrência.
Carro conceito da Byton: tecnologia sobre rodas
Após sua fundação, a Byton anunciou que já estava desenvolvendo seu primeiro carro. O veículo foi propriamente apresentado como um carro conceito na CES 2018, que ocorreu no início de janeiro em Las Vegas, EUA.
Confira a seguir todas as informações que foram reveladas até agora sobre o surpreendente carro elétrico da Byton.
Design
O SUV esportivo – até então sem nome oficial – da Byton, apesar de ser muito inovador, aposta em um visual exterior um pouco mais conservador, com traços mais suaves. Nada que se sobressai muito de outros modelos SUV.
Já por dentro o carro é puro luxo, com bancos de couro e itens ultra tecnológicos (falaremos mais sobre eles). Falando em banco, os dianteiros giram até 180º, fazendo com que o motorista tenha mais liberdade quando o carro está em modo autônomo.
Potência
Informações completas sobre a potência do veículo da Byton ainda não foram divulgadas, mas com o que a montadora revelou, já dá para dizer que ele será incrivelmente rápido.
O que se sabe é que o carro será vendido em duas versões: o modelo de entrada e o de alta performance.
A versão mais modesta do carro da Byton contará com um motor elétrico de 272 cavalos de potência, enquanto o mais turbinado virá com um motor de 476 cv.
Por enquanto, a velocidade máxima dos modelos não foi divulgada, mas podemos esperar duas versões que correm muito.
Autonomia
Assim como a potência, a autonomia do carro conceito da Byton vai mudar de acordo com a versão escolhida para compra.
A versão de entrada conta com um conjunto de baterias de 71 kWh, com autonomia de 402 Km. Já a versão de alta performance tem baterias de 95 kWh, com autonomia de 523 Km.
A Byton pretende construir estações em rodovias para facilitar o carregamento de seus veículos. Segundo a montadora, com apenas 20 minutos de carga o carro poderá rodar 241 Km.
Direção autônoma
O veículo da Byton virá com direção autônoma nível 3 – o carro realiza aceleração, frenagem e outras manobras necessárias, porém, em algumas ocasiões de emergência o motorista precisará tomar controle do volante.
Mas a montadora quer ir além, e até 2020 implantar o sistema de direção autônoma nível 4, em que o veículo também executa manobras em situações de risco. Será possível até dormir enquanto o carro dirige sozinho!
Tecnologia
Seria uma heresia falar sobre o carro e não descrever a incrível tecnologia que ele possui.
O carro conceito conta com câmeras que entram no lugar dos espelhos retrovisores, fornecendo uma visão melhor para o motorista.
Além disso, o carro conta com assistente de voz que permite ao motorista e passageiros realizar diversos comandos por voz. O assistente está integrado à Alexa, desenvolvida pela Amazon. Também é possível controlar algumas ações do carro através de gestos, captados por câmeras internas.
E não para por aí; conheça a seguir outros itens tecnológicos presentes no carro da Byton.
Carro da Byton tem display gigante no painel
Para tornar o carro muito mais integrado com o mundo virtual, a montadora embutiu uma tela de 1,2 metros no painel do veículo.
Chamada SED (Shared Experience Display, ou Tela de Experiência Compartilhada), a tela permitirá controlar o sistema multimídia, além de que também será possível realizar vídeo chamadas à partir do display.
Para suportar essa conectividade com a internet, o carro conta com conexão 5G. Com essa velocidade, é possível transferir dados a cerca de 10 GB por segundo!
Além da tela gigante, o carro da Byton é o primeiro a colocar um display de 8 polegadas no volante.
Para completar, há mais 2 telas nos bancos traseiros para que os passageiros possam aproveitar toda a tecnologia que o veículo oferece.
Byton virá com tecnologia de reconhecimento facial
Andar no carro da nova montadora será uma experiência completa. O veículo conta com uma tecnologia de reconhecimento facial que permite ao carro reconhecer todos os que estão no carro e acessar as preferências de cada um, como posição do acento, temperatura e entretenimento.
Preço e data de lançamento
Para ter uma unidade do modelo de entrada do carro conceito da Byton, o comprador precisará tirar do bolso U$ 45 mil, cerca de R$ 145 mil em conversão direta.
Por enquanto a produção do carro não começou, afinal, a montadora nem fábrica tem ainda.
Mas a previsão da Byton é que o carro comece a ser produzido no final de 2019.
Se a produção do carro seguir o mesmo ritmo do Model 3 da Tesla, provavelmente não conseguirão cumprir o prazo. Porém, com um bom investimento e muito trabalho, tudo é possível, não é mesmo?
Com a crescente demanda por carros elétricos, o mundo está vendo nascer novas montadoras que apresentam projetos cada vez mais ambiciosos. E é claro, quem sai ganhando é o consumidor que cada vez tem mais opções de escolha.
O que você achou do carro da Byton? Será que ele vai sair na data estipulada? Deixe sua opinião nos comentários!