Lucid Motors e o esforço para superar a Tesla

Com a popularização da Tesla, muitos começaram a pensar que a montadora seria imbatível em sua produção e venda de carros elétricos. Mas eis que chega uma nova empresa, a Lucid, prometendo lançar um veículo que poderá superar os modelos da montadora de Elon Musk.

Conheça um pouco mais sobre essa montadora e o primeiro veículo que lançará.

Lucid Motors: a montadora que promete revolucionar

Imagine uma montadora de carros que tem como foco produzir veículos elétricos, eficientes e ao mesmo tempo muito luxuosos. Essa é a Lucid Motors.

Fundada em 2007 por Bernard Tse e Sam Weng, a empresa, antes com o nome Atieva, ainda não lançou nenhum carro, mas está prometendo revolucionar o mercado automobilístico com seu primeiro modelo, o Air – falaremos sobre ele mais abaixo.

Com o intuito de produzir veículos extremamente luxuosos, além de muito rápidos e tecnológicos, a Lucid tem ganhado grande destaque na mídia internacional.

Lucid constrói nova fábrica

Para dar conta da produção de seu primeiro veículo, a Lucid acaba de construir uma nova fábrica em Denamrk, Califórnia.

A nova fábrica tem o dobro de espaço que a anterior, situada em Menlo Park, também no estado da Califórnia.

Montadora produzirá baterias para a Fórmula E

A Lucid veio para mostrar que, além de projetar carros com muito luxo, também é expert em tecnologia elétrica automotiva.

Em parceria com a McLaren, a Lucid produzirá as baterias elétricas que serão utilizadas em carros da Fórmula E, para as temporadas 2018-2019 e 2019-2020.

Essa parceria coloca a Lucid em uma posição de destaque e prestígio, afinal, simplesmente será a responsável por produzir o dispositivo que armazenará a energia para que os carros possam competir.

Lucid Air: elétrico de luxo

Agora que você já conhece um pouco sobre a empresa e suas conquistas recentes, finalmente chegou o momento de conhecer seu primeiro e único modelo: o Lucid Air.

A seguir, confira as principais especificações técnicas desse veículo de luxo que pretende bater de frente com o Model S, da Tesla.

Performance

Se você é daqueles que gosta de carros extremamente potentes, com certeza irá querer um Air.

Isso porque o Lucid Air tem dois motores elétricos, com uma potência total de 1013 cavalos, que o permite ir de 0 a 100 Km/h em apenas 2,5 segundos.

Mas essa potencia chegou nesse patamar após muito esforço, testes e desenvolvimento. No primeiro teste, o Air atingiu uma velocidade máxima de 250 Km/h, o que já é surpreendente.

Após algum tempo e alguns ajustes, o carro passou a correr em uma velocidade máxima de 350 Km/h.

Porém, esse limite pode subir ainda mais. Caso o software que limita a velocidade do veículo seja desativado, ele pode chegar a incríveis 378 Km/h.

Mas não se anime tanto; os primeiros modelos produzidos não virão com toda essa potência de 1013 cavalos; esse número cairá para 400. Mesmo assim, não tem como negar que o Lucid Air é uma supermáquina.

Autonomia

De quê adiantaria ter um carro tão rápido se ele não pudesse rodar por muito tempo? Por isso, a Lucid incluiu no Air uma bateria de 75 kWh.

Com essa bateria, a autonomia do Lucid Air chega a 400 Km.

Se isso ainda não parece suficiente, a montadora disponibilizará mais duas opções do Air, que chegam a 506 e 643 Km de autonomia.

As baterias da Lucid estão sendo desenvolvidas em parceria com a Samsung, e estarão prontas juntamente com uma estação de carregamento rápido.

Design

O Lucid Air é um veículo potente, com ótima autonomia, e tudo isso sem abrir mão do luxo. Aliás, esse é um dos principais objetivos da empresa, produzir carros eficientes e ao mesmo tempo com design elegante.

O Lucid Air foi projetado para que o motorista e passageiros se sentissem dentro de um jato executivo.

O que mais chama atenção no sedã são os traços futuristas, arredondados do carro, e é claro, o teto panorâmico, que vai do para-brisa até a parte traseira.

Outro ponto que se destaca no visual do carro são os faróis, que giram quando ligados.

O Design do Lucid Air como um todo mostra que a empresa quer impressionar em cada detalhe.

Conforto

Seria impossível desassociar luxo com conforto, certo? O Lucid Air traz tanto ao motorista quanto aos passageiros muito conforto.

O carro conta com bancos traseiros de couro, com acentos individuais, e que ainda podem ser reclinados, virando quase uma cama.

Além disso, por dispensar peças de hardware para que a tecnologia do veículo funcione, o espaço interno do veículo é muito grande.

Mais uma vez a Lucid quer mostrar que trouxe as características de um jatinho e as colocou dentro de seu modelo.

Tecnologia

Em mais esse aspecto, o Lucid Air não desaponta o consumidor. Para começar, o carro tem 4 displays, um no painel, um no console, e outros dois na parte traseira, para os passageiros que estão sentados nos bancos de trás.

Além disso, toda a tecnologia presente no Air pode ser controlada por um aplicativo para smartphone e acionada através de comandos de voz.

Direção autônoma

Com a tecnologia autônoma cada vez mais presente em nossa realidade, a Lucid resolveu incluir essa facilidade no Air.

O carro conta com um sistema de direção semi autônomo, ou seja, que necessita da intervenção do motorista em algumas situações. Para isso, câmeras, sensores e radares estão espalhados por todo o veículo.

Lançamento e valor

O protótipo do Lucid Air já foi apresentado para toda a imprensa, porém o lançamento do veículo ainda não está tão perto.

Segundo a Lucid, o Air estará pronto em 2019, mas já é possível fazer a reserva do veículo no site oficial da montadora.

Para realizar a reserva de uma unidade do Air, é preciso fazer um depósito de U$ 25 mil.

Por tudo o que oferece, o Lucid Air sairá por um valor de U$ 60 mil, cerca de R$ 205 mil. Ainda não se sabe se o carro estará disponível para compra no Brasil.

Lucid vs Tesla: a briga pelo mercado de carro elétricos

Como todos sabemos, os carros elétricos são relativamente novos, e estão caindo no gosto das pessoas aos poucos.

Não tem como negar que o mercado automobilístico de veículos elétricos tem um potencial enorme, afinal, por conta da eficiência e sustentabilidade, os carros movidos a eletricidade serão cada vez mais requisitados.

Nesse ramo, não há dúvidas que a Tesla está dominando o mercado. Porém, a Lucid também quer disputar esse pioneirismo.

Com o lançamento do Air, fica claro que haverá uma grande concorrência entre ele e o Model S da Tesla, pois os dois estão na mesma categoria: são sedãs elétricos de luxo.  

Um fato interessante é que o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Lucid Air é o mesmo que trabalhou no Model S. E não para por aí: a maioria dos funcionários da Lucid já trabalharam na Tesla. Coincidência?

De qualquer forma, a partir das especificações técnicas do Lucid Air podemos dizer que há sim uma pequena chance de a montadora chegar no mesmo patamar que a Tesla, ou pelo menos do Model S.

Lucid enfrenta problemas financeiros e cogita venda

Todos os aspectos do Lucid Air são impressionantes, porém, é preciso dinheiro para que a montadora comece a produção em massa do veículo.

O problema é que a Lucid não tem dinheiro suficiente para começar a produção do carro, além de precisar pagar por sua nova fábrica.

Para sanar esse problema, a empresa começou um novo round de investimentos.

Além de captar novos investidores, a Lucid também está tentando outro caminho: a venda total para a Ford. Porém, apesar das negociações, a Ford acabou recusando a proposta.

Cabe agora à empresa esperar o resultado da série D de investimentos para assim começar a produzir o Lucid Air.  

Como pode ocorrer com qualquer empresa, a Lucid está passando por problemas financeiros, mas a expectativa é que ela consiga o montante necessário para continuar com seus planos. Ideais boas, a Lucid tem; um modelo de carro elétrico inovador e muito eficiente, também.

Resta agora esperar o lançamento do primeiro modelo da montadora, o aguardado Air, para ver quem sai ganhando: a Lucid ou a Tesla.

Você aposta na já consolidada Tesla ou na novata Lucid? Deixe seu palpite gravado no tempo através dos comentários!

Seja o primeiro a saber das novidades!

Login/Register access is temporary disabled
Compare items
  • Total (0)
Compare
0