onibus-elétrico

Veículo Elétrico Latino-Americano é realizado em São Paulo

Ocorreu em São Paulo o Veículo Elétrico Latino-Americano, uma feira, congresso e encontro que tem como objetivo expor, debater e informar sobre a importância dos veículos elétricos.

O salão contou com diversos expositores e os visitantes tiveram a possibilidade de fazer test drives em carros elétricos.

O Salão, que ocorreu em setembro 2017, foi dividido em três segmentos: feira, congresso e encontro. A feira foi o local de exposição de diversas empresas, inclusive de montadoras como a Toyota.

A feira ainda contou com a participação da Itaipu, que expôs seus carros elétricos produzidos em parceria com a Renault.  

No congresso, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre a grande ascensão dos veículos elétricos ao redor do mundo.

O encontro contou com a presença de influenciadores, como prefeitos e secretários do governo. O principal objetivo do encontro foi a discussão de propostas sobre a criação de cidades inteligentes e o lugar dos veículos elétricos nessas cidades.

A realização do Veículo Elétrico Latino-Americano se tornou uma importante oportunidade de troca e veiculação de informações relevantes sobre veículos elétricos.

13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias  

Popularmente conhecido como Veículo Elétrico Latino-Americano, a 13ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro de 2017. O evento foi realizado em São Paulo no Expo Center Norte, pavilhão Amarelo.

Para sua realização, o Veículo Elétrico Latino-Americano contou com o patrocínio de grandes empresas como a Mercedes, Toyota, Eletra, Moura, entre muitas outras.

No total, o evento recebeu o patrocínio de 50 instituições – privadas e públicas.

Além disso, o evento contou com o apoio institucional da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

O grande número de patrocinadores e apoiadores se deve ao fato de que o evento é de muita importância para o mercado automotivo brasileiro.

Em um mundo que demanda soluções ecologicamente corretas para todas as áreas, os carros elétricos figuram como uma ótima alternativa de transporte limpo. 

O Veículo Elétrico Latino-Americano procura trazer à luz a importância desse tipo de veículo e dos impactos positivos que ele traz à todos.

O Velatino é um evento gigantesco, e por isso é dividido em três segmentos: feira, congresso e encontro.

Veículo Elétrico Latino-Americano: a feira 

carro-velatino

 

A feira do Velatino contou com diversos expositores que apresentaram novidades no mundo dos veículos elétricos.

Cerca de 50 estandes ocuparam a feira. Entre os expositores estão: Toyota, Lexus, Renault, Elektra, Volvo, Mercedes, CPFL, entre muitos outros.

Pela grande quantidade, os estandes foram divididos em quatro setores:

-Veículos pesados

– Veículos leves

-Veículos levíssimos

– Componentes e infraestrutura

Esse último setor recebeu exposições relacionadas às Smart Cities, nova tendência de construção de cidades ecológicas e inteligentes.

Um dos principais objetivos da feira consistiu em trazer a tecnologia dos veículos elétricos para perto do público.

A feira Veículo Elétrico Latino-Americano também contou com a presença de uma pista com bicicletas e skates elétricos.

Além disso, o evento disponibilizou um simulador de Fórmula E. Assim, os visitantes puderam sentir a adrenalina de correr em um carro de corrida elétrico.

Salão Latino-Americano realiza Test Drives com carros elétricos

Participantes do Velatino puderam realizar um Test Drive com carros elétricos de verdade.

Entre os modelos, os participantes tiveram a oportunidade de testar o BMW i3, Renault Twizy e Volvo XC90. Essa foi uma grande oportunidade para que os visitantes pudessem experimentar como é dirigir um carro elétrico.

Itaipu expõe carros elétricos produzidos em parceria com a Renault 

velatino-renault

A Itaipu, juntamente com a Renault, também marcou presença na feira do Veículo Elétrico Latino-Americano. No estande das duas foram apresentados dois modelos de carro elétrico, o Zoe e o Twizy.

Ambos os modelos foram produzidos pela Itaipu em parceria com a Renault.

No momento, a Itaipu utiliza 100 unidades dos modelos elétricos dentro de suas dependências.

Veículo Elétrico Latino-Americano: o congresso

Além da feira, o Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos realizou um congresso cujo tema “ Empreendedorismo, Design e Inovação em mobilidade a favor do clima” constituiu a base do evento.  

O congresso foi o centro de debates sobre o crescimento da mobilidade elétrica ao redor do mundo.

O debate se centralizou no cenário da mobilidade urbana entre os anos 2020 a 2035. Diversos países se comprometeram em aumentar a quantidade de veículos elétricos em suas frotas até 2035.

Dessa forma, a discussão pôde ser feita em um cenário em que diversos países teoricamente teriam mais carros elétricos em suas ruas.

O congresso do Veículo Elétrico Latino-Americano contou com um painel internacional e diversos representantes de nosso país.

Entre os palestrantes nacionais estão representantes da Toyota, CPFL Energia, IBM, entre outros.

Além disso, o congresso contou com a presença de Ricardo Amorim, importante economista que discorreu sobre como o mercado brasileiro de veículos é influenciado pela situação política e econômica brasileira e estrangeira.

Veículo Elétrico Latino-Americano: o encontro de empreendedores da Eletromobilidade

O Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos também foi o palco do 2º Encontro de Empreendedores da Eletromobilidade.

O encontro teve como tema “A nova gestão pública para cidades inteligentes: a transição da cidade convencional para a cidade digital”.

A intenção da realização do encontro foi reunir os principais tomadores de decisão – representantes governamentais e representantes de empresas que atuam na área de mobilidade sustentável – para discutirem sobre mobilidade urbana.

Durante o encontro, os participantes debateram sobre como a área do transporte está inserida na nova tendência das Smart Cities.

Os veículos elétricos se tornaram uma peça fundamental na formação de uma cidade inteligente.

Isso porque eles são eficientes e limpos, ou seja, não emitem poluentes na atmosfera. 

carro-elétrico

A criação de uma Smart City envolve tanto a melhoria na mobilidade urbana como a preservação do meio ambiente.

O encontro contou com a apresentação de novas propostas de criação de Smart Cities. Além disso, promoveu a troca de ideias e até a formação de parcerias para esse propósito.

O Veículo Elétrico Latino-Americano é um evento anual que junta tudo o que os entusiastas e a população geral precisam saber sobre veículos elétricos.

Estar informado sobre os benefícios e as novidades no mundo dos elétricos é essencial. O Velatino é um importante aliado nesse objetivo. 

Espera-se que as datas da 14ª edição do Veículo Elétrico LAtino-Americano sejam anunciadas nos próximos meses.

Para saber tudo sobre o Velatino, acesse o site do evento.