Mais uma conquista para o mundo dos carros elétricos, o Podcycle pode se tornar um orgulho nacional.
Confira a seguir um pouco mais sobre esse incrível projeto, construído através de financiamento coletivo, que pretende estimular o compartilhamento de veículo nas grandes cidades.
Como todos sabemos, soluções ecologicamente corretas estão sendo buscadas desesperadamente.
No mundo dos meios de transporte, a situação não é diferente, afinal, estes participam ativamente na emissão de gases poluentes que potencializam o aquecimento global.
Dessa forma, alternativas de veículos “limpos” estão sendo criadas com o intuito de tirar das ruas de uma vez por todas os carros convencionais, poluentes.
Diante dessa busca, estudantes da Universidade de Santa Catarina criaram o projeto do Podcycle, um veículo elétrico, concebido com o intuito de ser uma opção de carro compartilhado.
Conheça abaixo essa ideia que promete contribuir para uma maior mobilidade nas metrópoles.
O que você vai ver aqui:
Podcycle: a ideia
Com uma ideia em mente, 20 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram trabalhar juntos para que o Podcycle se tornasse uma realidade.
O conceito é relativamente simples: criar um carro ecologicamente correto, compacto, e exclusivo para compartilhamento.
Com suas habilidades de engenharia mecânica, design e ciências da computação, os estudantes trabalharam por cerca de 3 anos até que o Podcycle finalmente estivesse pronto. Isso, no papel.
Para construir o carro e coloca-lo para funcionar, precisavam de ajuda financeira, afinal, eram apenas um grupo formado na faculdade, sem nenhum tipo de patrocínio.
![]()
Crowdfunding como patrocinador
Por não terem parceria com nenhuma montadora, empresas privadas ou até mesmo do governo, a opção encontrada para tirar o Podcycle do papel foi recorrer ao crowdfundind.
Também conhecido como financiamento coletivo, diversas plataformas oferecem esse serviço a fim de que ideias possam ser colocadas em prática através da arrecadação de dinheiro.
O financiamento coletivo funciona de maneira simples: a ideia é colocada no site, disponível para que os internautas possam ler sobre e entender.
Aqueles que simpatizaram com a ideia podem fazer uma doação em dinheiro. Normalmente, uma meta é colocada, e em muitos casos, ela é batida. É a famosa vaquinha digital.
Esse foi o caso do Podcycle.
Campanha no Catarse atingiu a meta
Os criadores do Podcycle decidiram colocar seu projeto na plataforma de crowdfunding Catarse.
Para atingir o objetivo, que era de construir um protótipo do carro e leva-lo a um tour pelo Brasil, os idealizadores do projeto colocaram como meta o valor de 68 mil reais.
A campanha foi iniciada em 2015 e ganhou grande destaque na mídia. Essa visibilidade ajudou no impulsionamento da campanha no Catarse.
A meta de 68 mil reais foi batida com sucesso, e até foi ultrapassada. O valor total arrecadado foi de quase 75 mil reais.
Esse montante foi mais que suficiente para que o Podcycle pudesse ser construído e mostrado pelo Brasil.
A previsão é que o tour do carro pelo país comece em 2017. Esse “passeio” que o carro fará é crucial para que o projeto ganhe mais popularidade e para que as pessoas possam entender e até fazer um teste drive.
Especificações técnicas
Após conhecer o carro e entender como foi possível arrecadar dinheiro para construí-lo, confira a seguir as especificações técnicas do Podcycle.
Potência
Por ser um carro elétrico destinado ao compartilhamento na cidade, a potência do Podcycle não é tão alta se o compararmos com o Model S, da Tesla, por exemplo.
Sua potência é mais que o suficiente para rodar nas cidades, afinal, com a quantidade de veículos nas ruas e semáforos espalhados por toda parte, não é necessário um carro muito veloz.
O podcycle conta com um motor elétrico de 68 cavalos e 50 Kw, que o permite chegar a uma velocidade máxima de 100 Km/h.
Autonomia
Por ser um carro elétrico, o Podcycle conta com uma bateria de lítio para armazenar a energia que o motor precisará.
A autonomia do Podcycle é de 100 Km.
Assim como a potência, a duração da bateria também é mais que suficiente, pois o veículo é projetado para uso em um curto período de tempo por cada um que o alugar (calma, veremos mais sobre isso no próximo tópico).
Dimensões
O Podcycle é um veículo pequeno, com apenas 2,6 metros de comprimento e 1,5 de largura.
O tamanho compacto é proposital. Desenhado para ser um carro compartilhado, o veículo acomoda 2 pessoas e conta com um porta malas razoavelmente bom: 200 litros de capacidade.
Além de ser pequeno, também é leve, pesando cerca de 650 Kg.
Todas essas características foram especialmente projetadas para que o veículo ocupasse pouco espaço e fosse prático no dia a dia.
Design
Com um “chassi skate”, o design do Podcycle pode ser facilmente alterado. Não haverá um padrão de design quando o Podcycle estiver nas ruas.
O protótipo tem uma carroceria específica, porém, a intenção dos criadores é que haja franquias espalhadas pelo Brasil e cada uma terá a oportunidade de criar sua própria carroceria sobre o chassi modular.
Podcycle: um carro para compartilhar
Como foi possível notar no tópico acima, muitas das especificações do veículo foram especialmente criadas com o propósito de faze-lo um carro para ser compartilhado.
A estratégia dos criadores do Podcycle é que o veículo seja exclusivo para uso compartilhado entre a população.
Esse sistema, conhecido como Carsharing, ou compartilhamento de carros, é uma tendência que cada vez mais está se espalhando pelo mundo.
Isso porque, com tantos carros rodando pelas ruas das metrópoles, muitas vezes apenas com o motorista dentro, os engarrafamentos estão se tornando maiores e praticamente diários.
Com o compartilhamento de veículos, haverá menos veículos ocupando as ruas e consequentemente, menos trânsito.
O Podcycle é de todos
![]()
O projeto prevê que o carro não poderá ser comprado por ninguém. Ele estará disponível em uma espécie de estação e poderá ser alugado por um curto período de tempo.
Assim, todos terão a oportunidade de andar no Podcycle e aproveitar para fazer parte dessa iniciativa de reduzir o número de carros rodando pela cidade.
O interessante é que esse não é único carro elétrico criado por brasileiros. Nosso país está cheio de pessoas geniais e criativas, que estão criando modelos de carros elétricos para suprir a necessidade de um veículo “limpo” e eficiente.
Mas, voltando ao Podcycle, com o apoio da população, da iniciativa privada e do governo, o veículo tem potencial para se tornar uma invenção nacional de impacto global.
Não é só sobre fazer um carro elétrico que não emite poluição, mas também sobre transformar a mobilidade urbana através do compartilhamento.
Partindo de uma ideia de estudantes para uma vaquina online até chegar no modelo pronto, podemos dizer que o Podcycle está ganhando destaque de forma rápida.
Quem sabem daqui a alguns anos não estaremos dirigindo um desses?
JAD é outro brasileiro de destaque
Outro nacional que promete movimentar o mercado é o JAD, também com modelos já emplacados no Brasil.
![]()