Frota de ônibus elétrico no Chile

Chile tem a maior frota de ônibus elétrico do mundo em parceria com BYD

O governo do Chile, em parceria com a iniciativa privada, encomendou mais 183 unidades de ônibus elétrico e forma a maior frota da América Latina. 

Os novos veículos irão se juntar a outras 100 unidades, colocadas nas ruas em 2018. Os ônibus elétricos são da BYD e contam com 250 km de autonomia. 

Além do Chile, outros países da América Latina, como a Colômbia e o Brasil, já contam com ônibus movidos a energia elétrica. 

Saiba tudo sobre a maior frota de ônibus elétrico, no Chile!

Governo do Chile encomenda mais 183 ônibus elétricos para integrar frota

ônibus elétrico chile
Imagem: Divulgação

Em junho de 2018, o governo chileno encomendou 100 unidades do ônibus elétrico K9FE, da BYD. O intuito é a formação de uma frota na cidade de Santiago.

Os veículos chegaram no país em dezembro. São fruto da parceria público-privada entre o Ministério do Transporte do Chile, a empresa de transporte  Metbus, a BYD e Enel

Mas não para por aí. O governo do Chile encomendou mais 183 unidades dos ônibus elétricos para integrar a – já grande – frota da cidade

As primeiras 100 unidades foram entregues no início de agosto e o restante chega em meados do mesmo mês. 

Os ônibus recém-adquiridos irão operar no corredor da Avenida Grecia, tornando-se a primeira rota da América Latina a ser totalmente operada por elétricos. 

Com a adição das 183 unidades junto aos outros ônibus elétricos adquiridos em 2018, o Chile passa ter a maior frota de ônibus elétricos da América Latina. 

Os veículos têm capacidade para transportar 38 pessoas e contam com Wi-fi e carregamento USB. Com um carga completa, os ônibus podem rodar cerca de 250 km. 

A intenção do Chile ao criar a frota de ônibus elétricos é cortar a emissão de poluentes no trânsito, combatendo as mudanças climáticas. 

Segundo estudos, cada ônibus movido a eletricidade rodando é o equivalente a tirar 33 carros movidos a combustíveis fósseis das ruas. Além disso, estes veículos têm custo 70% menor que ônibus movidos a diesel. 

Colômbia, Panamá e Brasil também adquirem frota de ônibus elétricos 

O Chile não é o único país da América a investir em veículos elétricos para transporte em massa. 

A Colômbia, por exemplo, encomendou 125 ônibus elétricos para rodar na cidade de Cali. A cidade do Panamá também está testando veículos desse tipo. O governo da cidade está deixando passageiros usarem os ônibus elétricos em circulação de graça por 6 meses. 

E o Brasil também está nessa corrida. Uberlândia adquiriu 8 unidades de ônibus elétricos da BYD em 2018

A compra faz parte de um projeto que prevê a substituição dos veículos movidos a diesel por elétricos. 

Apesar do investimento inicial com a compra das unidades, estudos apontam que a compra valerá a pena. 

Segundo a FIA, se todos os ônibus movidos a combustíveis fósseis fossem retirados de 22 cidades da América Latina e substituídos por elétricos, a região poderia economizar cerca de US$ 64 bilhões em combustível. 

A frota de ônibus elétricos no Chile é o maior exemplo da região de que veículos elétricos valem a pena. E você, o que acha sobre a implantação de uma frota de elétricos no Brasil Deixe sua opinião nos comentários!