Ultra-Compact BEV Toyota

Ultra-Compact BEV: o carro elétrico compacto da Toyota

A Toyota está procurando revolucionar o mercado automobilístico com o lançamento do carro elétrico Ultra-Compact BEV. Ele foi apresentado no Salão de Tóquio, em 23 de outubro de 2019, junto com vários outros carros de última tecnologia.

O Ultra-Compact BEV foi desenvolvido para quem faz viagens curtas, mas com frequência. Sendo assim, é ideal para empresários e executivos que fazem muitas reuniões. 

Ele conta com dois modelos: um comum e outro para empresas. O modelo comum permite até 2 pessoas. Já o de negócios, apenas 1, mas pode se transformar em um escritório.

Seu alcance máximo é de 100 Km por recarga. No entanto, leva cerca de 5 horas para recarregar completamente em 200V. Além disso, pode atingir até 60 Km/h de velocidade. 

Um ponto de destaque do Ultra-Compact BEV da Toyota é seu tamanho. Ele é pequeno a ponto de ser menor que algumas motos. Somando todas essas características, ele é um veículo ideal para centros urbanos. 

Carro elétrico compacto da Toyota poderá ser lançado em 2020

Caro elétrico Ultra-Compact BEV
Imagem: Divulgação

A Toyota anunciou o lançamento de seu Ultra-Compact BEV para 2020. De acordo com a empresa, ela está com objetivo de criar um novo tipo mercado automotivo. 

O foco de seu novo modelo é atender pessoas que não se deslocam muito, mas que fazem rotas curtas com frequência. 

Assim, o Ultra-Compact BEV tem autonomia para 100 Km, a uma velocidade máxima de 60 Km/h.

Desse modo, seu alvo são pessoas que fazem muitas viagens de curta distância. Ou seja, em geral empresários que fazem muitas reuniões de negócios. 

Além disso, o diferencial do Ultra-Compact BEV, como seu nome diz, é que ocupa muito menos espaço do que carros convencionais.

A primeira linha do veículo será com foco em negócios. O intuito disso é popularizar o uso de carros elétricos entre a população, de maneira gradual, começando com empresas. 

Além disso, um estudo de eficiência da bateria utilizada será feito. Assim, ao longo dos anos, esse tipo de veículo será aprimorado, aumentando seu valor de mercado.

O modelo para empresas será diferente do comum. O Ultra-Compact para negócios terá capacidade para apenas uma pessoa. Para compensar isso, o carro pode se transformar em um escritório, caso seja necessário.

Para complementar o trabalho com veículos elétricos, a Toyota têm alguns serviços periféricos em andamento. Eles incluem estações de recarga, melhoria das baterias utilizadas nos carros, etc.

A Toyota apresentou seu Ultra-Compact BEV na feira de carros que ocorreu em Tóquio. A exposição ocorreu no 23 de outubro de 2019.

Especificações técnicas do Ultra-Compact BEV

Interior Ultra-Compact BEV
Interior do Ultra-Compact BEV

As especificações do Ultra-Compact BEV da Toyota, são:

  • Capacidade máxima de 2 pessoas
  • Comprimento total de 2,49 m
  • Largura total de 1,29 m
  • Altura de 1,55 m
  • Velocidade máxima de 60 km/h
  • Alcance por carregamento de 100 km 
  • Tempo de carregamento de 5 horas (em 200V)

De acordo com as especificações, podemos constatar que se trata de um carro realmente pequeno. Ele é menor do que algumas motos para viagem, como é o caso da Harley-Davidson Ultra limited.

Mas, ao que parece, essa é uma tendência em ascensão. Com ruas cada vez mais cheias de veículos, a preferência por carros compactos está se tornando maior devido a sua praticidade. 

Veja mais: Toyota vai lançar 10 modelos de carro elétrico até 2025.