Noruega é líder mundial nas vendas de carros elétricos

Em 2020 a Noruega se tornou líder mundial nas vendas de carros elétricos. Em outras palavras, é o primeiro país do mundo que vende mais carros elétricos do que outros veículos movidos à combustíveis fósseis.

Isso em decorrência do cálculo de emplacamentos: num períodos de 12 meses, mais de 50% dos carros 0 km, vendidos e emplacados, são carros elétricos.

Meio ambiente e venda de carros elétricos

De fato, o mundo está vivenciando uma crise climática, a matéria prima tem a tendência de se esgotar, e consequentemente, a produção de bens poderá ser prejudicada.

Devido a isso, muitos países do globo terrestre estão cada vez mais pensando em como minimizar o agravamento da crise ambiental, e uma das maneiras de fazer isso é modificando o combustível que alimenta a locomoção dos carros.

Para tanto, já existem cronogramas a serem cumpridos. No entanto, eles devem ser cumpridos, pouco a pouco, com o intuito de extinguir a venda de carros movidos à combustíveis fósseis.

Geralmente, e por ser uma tarefa um tanto difícil, os cronogramas são programados para serem cumpridos ao longo de décadas.

Porém, essa programação já está se tornando realidade na Noruega. Além disso, o país nórdico apresenta mais da metade de sua frota de veículos composta por carros elétricos, e esse dado torna a Noruega líder mundial no quesito.

Venda de carros elétricos na Noruega

Segundo os dados liberados pela Federação Norueguesa de Estradas (OFV), publicados pelo Guardian, a venda de carros elétricos na Noruega atingiu a marca de 54,3% no ano de 2020. Portanto, percebe-se um crescimento da venda de carros elétricos se comparado ao ano de 2019, que apresentava 42,4%.

Desse modo, a Noruega é líder mundial nas vendas de carros elétricos. No entanto, um dado interessante é o de que, 10 anos atrás, a venda desses veículos no país não era nem de 1%. Em contrapartida, no ano de 2020 foram vendidos o total de 141.412 veículos, e desses, 76.789 são carros elétricos.

Além disso, os modelos de veículos mais vendidos na Noruega seguem sendo o Audi e-tron, o Model 3 da Tesla, o ID.3 da Volkswagen e o Leaf da Nissan.

Noruega e a meta de carros elétricos (“zero emissão”)

Apesar de a Noruega ser o país que mais produz combustível no oeste do continente, ele também se destaca como líder na modalidade de veículos elétricos devido a uma política fiscal bastante vantajosa e bem aplicada.

Isso se deu em decorrência da isenção de impostos nos veículos elétricos, enquanto os outros tipos de automóveis continuam a serem taxados. O chefe executivo da OFV garante que o país está no caminho certo para que seus objetivos de “zero emissões” seja atingido.

Segundo a Federação Norueguesa de Estradas, a perspectiva de para 2021 é que os carros elétricos vendidos cheguem a marca de 65% da venda total de veículos. Isso faz com que, de fato, o objetivo de que todos os carros do país sejam de elétricos até 2025 fique mais próximo e mais palpável.

O que achou disso? Deixe sua opinião nos comentários!