Tesla Semi entrega gigafactory

O Incrível Mini Caminhão Elétrico da Tesla

O mini caminhão elétrico da Tesla foi lançado no dia 16 de novembro. Podem ter certeza de que estávamos ligados nesse evento.

Elon Musk vinha falando algumas características do mini caminhão antes do lançamento e ele não decepcionou quem acreditou. O mini caminhou apresenta alta tecnologia em todos seus aspectos: motores, design, segurança, conforto e economia!

O visual do mais novo veículo da Tesla é semelhante a um trem-bala, seu interior é equipado com alta tecnologia de segurança. Tudo o que se quer quando o seu trabalho se resume a viajar horas e mais horas todo dia.

Este veículo de carga será vendido somente a partir de 2019, porém ele poderá ser visto nas rodovias antes disso. A própria Tesla trocará sua frota de caminhões por seu novo modelo para testá-lo e aproveitar de seus benefícios.

Elon Musk realista

Elon Musk, diretor da Tesla, é um dos grandes representantes da empresa e sempre é ativo em relação às novidades elétricas da montadora. Ele participa de muitos lançamentos e sempre aumenta a expectativa antes deles.

Mas dessa vez ele foi realista. As novidades que ele antecipou foram mostradas no dia do lançamento. O mini caminhão realmente deve ter sido uma das “melhores coisas que ele já viu” (assim como ele disse no Twitter).

Tesla Semi frente

Quase o dobro de economia!

Não podemos anunciar o novo mini caminhão da Tesla sem mostrar os números que impressionam a qualquer um:

  • Quatro motores elétricos independentes;
  • Consumo de menos de 2 kWh por milha (quase 1 kWh por km!);
  • Vai de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos! (20 segundos quando estiver carregando 36,3 toneladas);
  • Autonomia de até 800 km;
  • Um comboio de três caminhões não gastaria nem três reais cada por milha (1,6 km). Enquanto um caminhão a diesel gastaria cinco reais percorrendo a mesma distância!
  • Uma tecnologia permite aos caminhões economizarem quando viajam em comboio. Já um mini caminhão sozinho gastaria cerca de quatro reais por milha; e outro grande número, mas que não impressiona positivamente,
  • Os valores variam de 150 a 180 mil dólares, respectivamente, para mini caminhões com 480 e 800 km de alcance por bateria

Já na primeira viagem de 800 km, o motorista poderia economizar cerca de 500 reais em combustível! Enquanto um comboio economizaria mais de 1000 reais!

Design exterior e interior de luxo

Tesla Semi Interior

Imaginem um mini caminhão com a cabine semelhante a um trem bala! Esse é o design do mini da Tesla, um formato aerodinâmico semelhante a uma bala de revólver que diminui a resistência do ar e facilita o deslize dele pelo asfalto.

O conforto do interior do mini caminhão também não decepciona. “É como dirigir uma carro de fórmula 1”, disse Elon Musk. Isso se mostra verdade porque o motorista senta no meio da cabine e a arrancada dos motores é instantânea.

As tecnologias de segurança são as melhores possíveis. O mini caminhão vem com piloto automático que ajuda a evitar colisões, tem um baixo centro que gravidade diminuindo a chance de tombar e de perder o controle da carga. Ele também possui câmeras que transmitem para monitores na cabine, evitando, assim, que haja um ponto cego visão do motorista.

A Tesla está pensando em disponibilizar potentes carregadores (Megachargers) capazes de recarregar energia suficiente para 400 milhas em apenas meia hora!

A garantia também surpreende, foi dito que o mini caminhão não vai quebrar antes de 1 milhão de milhas (1,61 milhão de km). E que mesmo que dois motores quebrem, os outros dois são capazes de fazer o mini caminhão andar.

 

O primeiro cliente já está garantido

No dia 25 de novembro aconteceu um evento chamado Conferência de Transporte e Logística (Conference of Transport and Logistics) na Holanda. A Tesla foi representada pelo seu vice-presidente de programas Jerome Guillen. Ao falar do mini caminhão, ele disse que a própria Tesla seria a primeira empresa que o usaria para transporte de carga.

Isso não é nenhuma novidade, um mini caminhão tão bom assim até a Tesla iria querer usar.

A ideia é mais ou menos essa: usar os novos mini caminhões para transportar carga entre as instalações da empresa. A Tesla tem uma instalação na Califórnia e a Gigafactory em Nevada. Um fato interessante aqui é que a distância entre as duas instalações é de aproximadamente 250 milhas. Ou seja, é como se a bateria do mini caminhão fosse desenvolvida exatamente pra isso, pois ela é capaz de 500 milhas. Assim o mini caminhão pode ir de uma instalação a outra e voltar sem precisar recarregar.

Isso é muito importante para que a própria Tesla sinta na pele o que seus cliente vão sentir ao comprar o mini caminhão. Se o transporte entre as instalações ocorrer como esperado, o mini caminhão se mostrará tão eficiente quanto foi prometido. Caso contrário, a Tesla ainda poderia fazer ajustes para atingir a eficácia prometida.

Estamos muito animados pelo novo lançamento da Tesla, a indústria de caminhões não tinha uma novidade assim há décadas! Desejamos que a produção do mini caminhão não decepcione os clientes que estão investindo desde agora e que, com ele já nas rodovias, os números de poluição e acidentes despenquem!

A primeira entre foi realizada no dia 7 de Março

A primeira entrega, ou viagem de carga, foi realizada pelo Tesla Semi no dia 7 de março e foi divulgada através de uma postagem no Instagram no próprio Elon Musk.

Na ocasião o empresário anunciou que era a primeira viagem com carga do caminhão, disse que o caminhão carregou “packs” de bateria da Gigafactory nas montanhas de Nevada para a fábrica de Tesla na California. Tesla Semi Perfil