eletroposto Google Maps

Google Maps agora mostra onde há estações de carregamento para carros elétricos

O Google Maps está ganhando uma importante atualização beneficiando os donos de carros elétricos.

A empresa anunciou que seu aplicativo de mapas foi atualizado e agora pode mostrar onde há estações de carregamento – ou eletropostos – localizados em algumas regiões.

Segundo o Google, para o motorista de carro elétrico encontrar um eletroposto, basta digitar “ev charging stations” – Estações de carregamento EV, em português.

Além de mostrar a localização, o Google Maps também indicará a disponibilidade das estações.

Isso será de grande ajuda, visto que o motorista pode chegar a poupar horas ao ir diretamente a um eletroposto disponível em vez de esperar um ocupado desocupar.

Google Maps eletr opostos
Imagem: divulgação/ Google

O Google Maps também indicará o tipo de plug disponível em cada estação e a velocidade de carregamento de cada uma. Além disso, será possível encontrar informações dadas por motoristas, incluindo avaliações, perguntas e fotos das estações.

Todas as informações de disponibilidade dos eletropostos serão atualizadas em tempo real.

Por enquanto, a atualização está disponível somente nos Estados Unidos e Reino Unido, para Android e IOS.

Segundo o Google, o Maps está mostrando informações das redes EVgo, ChargeMaster e SemaConnect. Em breve, a rede ChargePoint também será adicionada.

Google Maps
Imagem: divulgação/ Google

Brasil ganha novas redes de eletroposto

Apesar de ainda não ter o recurso do Google Maps disponível, o Brasil está avançando, mesmo que a passos lentos, na área dos elétricos. A cada dia surgem novas redes de eletropostos por aqui, a fim de suprir a demanda crescente gerada pela chegada de carros elétricos no Brasil.

Uma das grandes investidoras na área é a BMW, que além de vender seu modelo elétrico, o i3, também construiu uma rede de eletropostos.

Chamada de Ponte Elétrica, a rede foi construída pela montadora em parceria com a EDP. A rede de eletropostos conta com seis estações e liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Além disso, a Copel também investiu na maior rede de eletroposto do Brasil, com mais de 500 km de extensão. A eletrovia paranaense liga Paranaguá a Foz do Iguaçu.

E não para por aí. O estado do Espírito Santo também ganhará uma eletrovia, construída pela EDP e Findes. A rede de eletropostos passará pelas principais cidades do estado, incluindo a capital Vitória.

Com novas opções de estações de carregamento surgindo no Brasil, a expectativa é que o Google traga para cá a nova funcionalidade do Google Maps.