Carro elétrico Canoo

Canoo: conheça o carro elétrico por assinatura

O Canoo é o mais novo carro elétrico com um conceito incrível! O veículo foi projetado para parecer uma sala de estar em seu interior. 

Além disso, o carro elétrico não será vendido, mas oferecido em um serviço de assinatura, como um Netflix dos carros. 

O veículo foi projetado pela Startup Californiana Canoo. Por fora, seu design não remete aos carros ultra rápidos, como os da Tesla. 

Por dentro, o veículo foi projetado com um conceito minimalista. Os assentos são posicionados de forma a parecer uma sala de estar. 

Além de tudo isso, o carro conta com tecnologias de assistência ao motorista. O veículo começará a ser produzido em 2021. 

Saiba mais sobre o carro elétrico / sala de estar por assinatura Canoo a seguir!

Startup da Califórnia cria carro elétrico futurista

O Canoo foi idealizado pela startup californiana de mesmo nome com o objetivo de ser um carro diferente. 

O intuito é que ele privilegie o conforto em detrimento da performance (falaremos mais sobre isso daqui a pouco). 

Entre os fundadores da Canoo, estão alguns que deixaram a startup Faraday Future, que também pretendia lançar um veículo de produção. 

Conheça a seguir mais sobre como o carro elétrico por assinatura Canoo é por dentro e por fora! 

Design exterior: simples, mas futurístico

Canoo
Credit: Canoo

Com um design no estilo van e traseira que remete ao micro ônibus da Volks, os responsáveis pelo design exterior do carro quiseram deixar tudo o mais simples possível. 

Não há elementos externos no Canoo que remetem a carros esportivos, de alta velocidade. 

Não há traços marcantes no visual exterior. O veículo conta com um design mais arredondado, sem nada de chamativo. 

O que mais chama atenção é sua parte superior, com um teto de vidro que chega às laterais. 

Segundo os desenvolvedores do veículo, ele pode ser chamado de uma “evolução” do SUV:

“Chamamos ele de pós-SUV, pois oferece um assento com posição de comando, como em um SUV, e praticamente o mesmo espaço de uma SUV grande, mas com uma pegada ecológica bem menor”, declarou Ulrich Kranz, acting chief executive da Canoo.

Design interior: Canoo é uma sala de estar móvel

Canoo carro
Credit: Canoo

Os idealizadores do carro elétrico Canoo implementaram a filosofia da Bahaus em seu projeto. Esse conceito foca no minimalismo e funcionalismo. 

Dessa forma, tudo o que não era necessário foi retirado do interior do veículo, que, aliás, conta com um baita espaço interno. 

Isso porque ele não precisa de espaço para o motor e sistema de arrefecimento. A bateria fica localizada no assoalho, dando mais espaço interno. 

Por dentro, há dois assentos tradicionais na parte frontal do veículo – motorista e passageiro. 

Já na parte de trás, os assentos ficam dispostos como um sofá de uma sala de estar. São 7 lugares. 

Além disso, há ainda um espaço na traseira para carga, mas itens grandes precisam ser carregados no meio do veículo. 

Carro elétrico por assinatura tem direção 100% eletrônica

Outro grande trunfo do carro elétrico da Canoo é sua direção. Ela é 100% eletrônica, também garantindo otimização do espaço no veículo.

Isso significa que não há conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Os comandos do volante são transmitidos através de fios para as rodas. 

O veículo conta com um volante retangular. Esse tipo de volante não é usado em carros de produção por sua aparente dificuldade ao realizar manobras. 

Mas com a direção eletrônica, as rodas podem girar muito mais em curvas sinuosas em baixa velocidade e menos em manobras mais abertas em alta velocidade. 

Além disso, nunca há a necessidade de virar o volante completamente. Dessa forma, o uso de um volante retangular não será um problema no Canoo. 

Canoo tem sistema de assistência ao motorista com câmeras e sensores

O veículo também é equipado com tecnologias de assistência ao motorista. Com o uso de câmeras, sensores radar e sonar, o carro ajuda o motorista a mudar de faixa, estacionar, etc. 

Os motoristas também podem usar o smartphone ou tablet para controlar funções internas, como temperatura, música e navegação. 

Assim como a Tesla, a Canoo pretende lançar atualizações de software para melhorar o veículo ao longo do tempo. 

Carros da Canoo serão oferecidos por assinatura

Com o lançamento de seu primeiro veículo elétrico, a Canoo irá oferecê-los de uma forma diferente. 

Os carros não serão vendidos, mas disponibilizados em forma de assinatura. Vou te explicar.

Quem quiser usar um carro Canoo terá que pagar um valor mensal, que poderá incluir custos de registro, manutenção, seguro, etc. 

Será parecido ao modelo que serviços de streaming, como Netflix e Spotify usam. 

A montadora ainda não decidiu quais serão os planos de assinatura e o preço de cada um. 

Além disso, em vez de ser disponibilizado em concessionárias, o Canoo será oferecido diretamente para o consumidor através de apps e sites. 

A produção do carro poderá começar já em 2021. Mais para frente, a startup pretende lançar outros carros com o mesmo sistema, mas designs diferentes. 

Opinião: indústria automobilística está deixando de lado a preferência pela performance?

Como vimos acima, o Canoo definitivamente não é um supercarro quando o assunto é performance. 

Em vez disso, os criadores do veículo priorizaram o conforto dos passageiros ao criarem uma espécie de lounge dentro do carro. 

Segundo o especialista Gustavo, a tendência do futuro da mobilidade pode caminhar para uma valorização maior dos carros com maior conforto e praticidade do que os com alta performance e “rodas de liga leve”, por exemplo.

Isso porque cada vez mais startups e até montadoras lançam conceitos de carros focados no conforto do passageiro e espaço interno do carro. 

Como exemplo, temos o carro da Lucid Motors, projetado para parecer um jato de luxo por dentro, e o Zoox, carro elétrico autônomo

O Canoo é mais um veículo que mostra que realmente estamos caminhando para essa nova tendência do mundo automobilístico.