Elon Musk não será mais chairman da Tesla, mas continua como CEO

Elon Musk não será mais chairman da Tesla! Isso aconteceu devido a acusações de declarações falsas publicadas por Musk. A queixa foi feita pela autoridade Norte-Americana SEC na sexta-feira (28 set. 2018).

As acusações feitas pela Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) referem-se ao post de Musk:

Estou considerando tornar a Tesla privada a 420 dólares. Financiamento assegurado”

Elon Musk tweet sobre tirar a Tesla da bolsa

O post foi publicado em 07 de agosto (terça-feira) no Twitter. Elon Musk, nesse caso, deu a entender que retiraria a Tesla da bolsa de valores de Nova Iorque. A declaração fez as ações da montadora caírem 13%.

O regulador (SEC) alega que a publicação de Musk prejudicou os investidores que compraram títulos da Tesla antes de reconhecerem a falsa informação sobre o financiamento assegurado, mencionado no Tweet. Essa ação resultou em polêmica e transtorno no mercado.

O SEC solicitou um mandato que impeça Elon de fazer declarações falsas. Além disso, ele deve devolver o dinheiro que obteve, e receber uma multa de US$ 20 milhões.

A Tesla pagará uma multa no mesmo valor, ou seja, um total de US$ 40 milhões de dólares. A verba será distribuída para os investidores que foram afetados pela publicação de Elon Musk.

O SEC também pediu na sexta-feira para o Tribunal do Distrito de Manhattan retirar Musk da presidência do conselho de administração (órgão que representa os acionistas). 

Elon Musk deve deixar cargo até 45 dias após assinatura do contrato

Já no sábado, 29 de setembro, Elon Musk assinou o acordo e deverá deixar o cargo de chairman em até 45 dias. Todavia, Elon se manterá como presidente executivo, ou seja, continuará a comandar o operacional da Tesla. Além de ser afastado, não poderá assumir o cargo por três anos. 

Elon Neurolink

Além disso,a Tesla concordou em criar um comitê de diretores independentes. Novos procedimentos e controles entrarão em vigor para supervisionar as comunicações feitas por Elon.

Com essas novas medidas, o CEO da Tesla será mais conservador em suas declarações. Isso principalmente no Twitter, onde é mais ativo. Como parte do acordo, Musk não poderá admitir ou negar que cometeu fraude com seus tuítes.

A resolução pretende evitar mais perturbações no mercado e prejudicar os acionistas da Tesla”, declarou Steven Peikin, co-diretor da divisão de execução da SEC.

Ao deixar de ser chairman da Tesla, Musk não será mais responsável por cuidar dos interesses dos acionistas da organização.

Como CEO, Musk mantém o cargo do mais alto patamar. Neste cargo, ele tem como objetivo cuidar da gestão do negócio, da planejamento em estratégia e das decorrências da empresa.

De modo resumido, como CEO, Musk age fisicamente, enquanto como chairman apenas orienta os acionistas.

A decisão de afastamento de Elon Musk do cargo de chairman também beneficia os acionistas. Estes alegavam que o CEO da Tesla, juntamente com seu irmão, Kimbal Musk, controlavam muito a governança da Tesla. Atualmente, James Rupert, CEO da Twenty-First Century Fox é um dos acionistas da Tesla.

Elon Musk se pronuncia sobre alegações

Musk, em resposta ao afastamento, declarou que as alegações são injustificadas. Além disso, disse estar profundamente triste e desapontado com a situação.

Sempre tomei providências com o melhor interesse pela verdade, transparência e investidores. A integridade é o valor mais importante em minha vida e os fatos vão mostrar que eu nunca comprometi isso de forma alguma.”

Após os tuítes de 7 de agosto, Elon enviou um e-mail aos funcionários da empresa para explicar que o motivo do fechamento do capital era justamente melhorar a operação da fábrica. Observe a mensagem de Musk:

Como empresa na bolsa, estamos sujeitos às mudanças selvagens no preço das nossas ações, que podem ser uma distração para todos os funcionários da Tesla, que são todos acionistas”.

Musk ainda disse que no futuro, a Tesla poderia voltar a abrir o capital, quando entrar num “processo de crescimento mais lento”.

Desde 2017, a Tesla tem sofrido uma grande pressão para acelerar a produção do carro elétrico Model 3, para cumprir o que prometeu aos acionistas. A Tesla afirma que os últimos 12 meses foram os mais difíceis da empresa.

Conheça a Tesla Motors

Salário Elon Musk 1

Apesar de tantas declarações polêmicas, Elon Musk, hoje em dia, dirige uma das empresas automobilísticas mais famosas e inovadoras do mundo. A Tesla Motors é uma empresa que fabrica exclusivamente carros elétricos, hoje sendo a terceira mais valiosa do mundo. Foi criada no ano de 2003, dando entrada a Elon Musk.

Os modelos da marca são:

A empresa superou grandes marcas como a Ford, BMW e GM, apenas por produzir carros elétricos. Além disso, em 2017 a chegou a um valor de 60 bilhões de dólares.

Embora Elon Musk fosse CEO a muito tempo antes de ser afastado, ele não criou a Tesla. A marca foi fundada por dois executivos do Vale do Silício em Califórnia, Marti Eberhard e Marc Tarpenning. Elon Musk, um dos fundadores do site PayPal, se juntou a marca como um investidor.

Para saber mais sobre a Tesla, acesse este link.