A Tesla acaba de anunciar uma nova geração do Roadster, que promete ser o veículo comercial mais rápido do mundo. Saiba mais a seguir sobre esse surpreendente carro.
Quem não gosta de dirigir um carro em alta velocidade em uma rodovia? É uma sensação que todos os motoristas gostam de sentir.
Com a popularização dos carros elétricos, surgiu um problema: como fazer que um elétrico seja muito potente e mantenha uma ótima autonomia?
A resposta apara isso está sendo descoberta a cada lançamento, que traz uma evolução na tecnologia (normalmente nas baterias).
Os primeiros elétricos não tinham uma velocidade máxima muito alta e precisavam ser carregados após pouco tempo de uso. Com o tempo, os modelos foram evoluindo, ganhando mais eficiência.
A Tesla, como sempre, tem trazido inovações a esse mercado, e dessa vez não é diferente.
A montadora deu um grande salto com o anuncio da segunda geração do Tesla Roadster. Isso porque, por suas especificações, ele será um dos carros mais velozes do mundo.
Só para fins de comparação, o Roadster dá uma surra de performance no Bugatti Chiron (um dos carros mais rápidos já produzidos) e custa 15 vezes menos.
Mas antes de falarmos especificamente deste lançamento, vamos conhecer um pouco mais sobre a Tesla.
O que você vai ver aqui:
- 1 Tesla Motors: a pioneira nos carros elétricos
- 2 Roadster: primeira geração
- 3 Roadster: segunda geração
- 4 Potência: de 0 a 100 Km/h em menos de 2 segundos
- 5 O carro mais rápido do mundo produzido em massa
- 6 Novo Tesla Roadser: a maior autonomia do mercado
- 7 Design
- 8 Pacote de upgrade promete deixar Roadster ainda mais rápido
Tesla Motors: a pioneira nos carros elétricos
Montadora exclusiva de carros elétricos, a Tesla foi fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Em 2004, o famoso CEO Elon Musk se juntou aos outros fundadores.
Desde então, a cada modelo lançado, a Tesla cresce e ganha mais popularidade.
Por produzir apenas carros elétricos, a tesla tem ganhado destaque no nicho, tornando-se referência para outras montadoras.
Nomes de peso como Ford, GM, etc. ainda não possuem tanta relevância quanto a Tesla quando o assunto é carros elétricos.
Atualmente, a Tesla figura na lista das empresas do ramo automobilístico mais famosas, em terceiro lugar.
Esse número só comprova que, apesar de ainda ser nova, a montadora já é muito relevante e uma fonte de inovação para o mercado de automóveis.
A empresa já lançou outros modelos como a primeira geração do Roadster, o Model 3, Model S e Model X. Todos eles ganharam muito destaque na mídia e boas avaliações.
A cada carro que a Tesla lança, as especificações e tecnologia usadas nos carros se torna melhor, ou seja, a empresa sempre procura evoluir.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Tesla, que tal falarmos sobre o Roadster?
Roadster: primeira geração
O modelo foi o primeiro lançado pela Tesla. A partir da carroceria de um Lotus Elise, o Roadster foi construído.
O projeto do carro se iniciou em 2006, mas o primeiro veículo ficou pronto somente em 2008. Aliás, o primeiro modelo não foi comercializado, mas utilizado por Elon Musk, presidente da empresa.
A potência do veículo era de 288 cavalos, indo de 0 a 100 Km/h em 4 segundos. Sua autonomia era de 480 Km.
Através de um acordo, a Lotus cedeu 2,5 mil unidades do carro para serem transformados no Roadster. Assim que todas as unidades disponíveis foram vendidas, a produção foi interrompida.
Desde então, a Tesla tem apostado em outros modelos, como o Model S, por exemplo.
Felizmente, em 2017, a montadora anunciou que produzirá a segunda geração do Roadster. Veja mais abaixo.
Roadster: segunda geração
A tesla realizou um grande anuncio neste mês (novembro de 2017) e apresentou a segunda geração do Roadster, um modelo movido a eletricidade.
Com lançamento previsto para 2020, grandes expectativas estão sendo colocadas no carro após o anúncio.
Através da divulgação das surpreendentes especificações técnicas, o carro já ganhou grande destaque na mídia.
Confira nos próximos tópicos as principais especificações do Tesla Roadster.
Potência: de 0 a 100 Km/h em menos de 2 segundos
Sim, é isso mesmo que você leu.
O Roadster, um carro elétrico, vai de 0 a 100 Km/h em apenas 1.9 segundos.
Não acredita? Veja com seus próprios olhos esta filmagem realizada por um passageiro no dia da apresentação:
Para um carro movido a eletricidade, essa é uma imensa evolução, visto que não são utilizados nenhum tipo de combustível fóssil.
Esse é um grande passo que a indústria de automóveis elétricos vivencia, pois um outro nível de potencia está sendo estabelecido através do Roadster.
O carro mais rápido do mundo produzido em massa
Por conta da incrível potência do Tesla Roadster, mesmo antes de ser lançado, ele já está sendo considerado o carro produzido em linha de produção mais rápido do mundo.
Além da partida super-rápida do Roadster, ele consegue atingir uma velocidade máxima de 400 Km/h.
Isso significa que a velocidade atingida em pistas de corrida agora está disponível para todos os motoristas.
O Roadster possui partida mais rápida que carros famosos por sua potência, como o Bugatti Chifron, por exemplo, que vai de 0 a 100 Km em 2,4 segundos.
E o melhor de tudo isso é que o modelo é elétrico, ou seja, não emite gases poluentes na atmosfera.
Novo Tesla Roadser: a maior autonomia do mercado
Como tudo nesse carro é acima da média, a autonomia, ou seja, a duração da bateria, não poderia ficar de fora.
Em uma carga, o novo Tesla Roadster consegue rodar até 1000 Km. Sua autonomia é ainda maior que a maioria dos modelos movidos a gasolina.
Comparando o veículo com outros modelos elétricos, pode-se perceber como a capacidade de armazenamento de energia do Roadster é excelente.
Design
O Tesla Roadster impressiona com seu design esportivo. O que mais chama atenção no anúncio do carro é o teto de vidro removível, que transforma o veículo em um conversível.
O espaço interno é ótimo. É possível acomodar até 3 pessoas, além do motorista.
Em mais um comparativo com a Bugatti, o Roadster mais uma vez leva a vitória. Isso porque a Bugatti só acomoda duas pessoas.
Pacote de upgrade promete deixar Roadster ainda mais rápido
Para aqueles que querem ter uma experiência mais exclusiva ainda, a Tesla lançará um pacote de upgrade que deixará o veículo mais rápido do que já é.
Mais detalhes sobre o pacote não foram divulgados, porém, já é possível imaginar a potência do carro com o upgrade.
Para ter um desses na garagem, será necessário desembolsar U$ 200 mil, aproximadamente R$ 650 mil, sem contar com as taxas de importação.
Por ser a primeira apresentação do carro à imprensa, nem todas as especificações foram divulgadas, afinal, o carro só será disponibilizado em 2020.
Sendo assim, conforme a data de lançamento for se aproximando, é esperado que mais detalhes sobre o veículo sejam divulgados.
Mas apenas com as informações passadas acima, já é possível perceber que o Roadster chegará para trazer uma revolução no mundo dos elétricos e automóveis de luxo em geral.