O E-type Zero é a nova versão 100% elétrica do modelo clássico da Jaguar, o E-Type. Os modelos convertidos em elétrico começarão a ser entregues em 2020.
A Jaguar converteu um dos modelos antigos do E-type em um carro elétrico. Ele foi usado pelo Príncipe Harry em seu casamento, em 2018.
O E-type Zero ganhou grande destaque após o evento e a Jaguar decidiu lançar algumas unidades convertidas em elétricos. Apresentado na Tech Fest, em 2017, o veículo impressiona por ser mais potente que sua versão original, movida a combustível fóssil.
O carro pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 5.5 segundos, usando em sua motorização componentes do I-Pace.
Com um conjunto de baterias de 40 kWh, o E-type Zero ganha autonomia de 270 Km. O tempo de carregamento é de até 7 horas.
O powertrain elétrico usado no E-type Zero não ocupará mais espaço que a motorização antiga. A conversão poderá ser totalmente revertida.
Para ter um Jaguar E-type elétrico, há duas opções: comprar um E-type Zero diretamente com a montadora, ou ter um Jaguar E-type original e levá-lo até a montadora para a conversão ser realizada. Conheça tudo o que se sabe até agora sobre o E-type Zero.
O que você vai ver aqui:
E-type Zero promete maior potência sem alterações no visual clássico
Em setembro de 2017, durante a Tech Fest – feira de ciência e tecnologia – a Jaguar apresentou uma versão convertida, 100% elétrica do E-type, carro clássico lançado nos anos 60. Especificamente, a montadora usou um E-type Roadster 1968.
Quando apresentado ao mundo pela primeira vez, no Salão de Genebra, em 1961, o E-type foi definido como o “carro mais bonito do mundo”.
Agora, teremos a versão elétrica do carro mais bonito do mundo, chamada de E-type Zero.
As conversões do E-type serão realizadas pela Jaguar Classic Works, unidade de restauração de carros clássicos da Jaguar, sediada no Reino Unido.
Por enquanto, pouco das especificações técnicas do E-type Zero foram reveladas. Confira o que já se sabe até agora.
Design do E-type Zero continuará clássico
Com o lançamento do E-type Zero, a Jaguar que fazer a “combinação do espírito do modelo dos anos 60 com a tecnologia de um powertrain zero emissão de poluentes.”
O visual famoso do E-type continuará o mesmo, com uma alteração nos faróis, agora de LED.
A pouca mudança se deve ao fato de que o E-type Zero é apenas uma conversão do modelo original. A Jaguar apenas trocou o powertrain dos modelos antigos por um elétrico.
Se por fora o design continua praticamente o mesmo, por dentro há algumas alterações. O câmbio antigo foi substituído por um giratório com apenas 3 marchas: ré, neutro e drive. Além disso, o E-type Zero conta com um display e central multimídia.
Performance do E-type Zero é superior à versão a combustão
A Jaguar trocou totalmente o powertrain do E-type, o convertendo em um carro elétrico. A performance da versão eletrificada é superior à versão movida a gasolina.
O E-type Zero mostra a incrível tradição do E-type, e a expertise e perícia artesanal da Classic Works, ao mesmo tempo que mostra a dedicação da Jaguar Land Rover na criação de veículos com zero emissão(…)”, declarou Tim Hanning, diretor da divisão de clássicos da Jaguar Land Rover
Com um motor elétrico de 220 kW, o E-type Zero pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 5.5 segundos!
Para efeitos de comparação, a versão 100% elétrica do veículo é 1 segundo mais rápida que a original.
A potência do E-type Zero é fornecida através de um diferencial, no eixo traseiro. A Jaguar anunciou que componentes do I-Pace – primeiro carro elétrico da montadora – estão sendo utilizados no E-type Zero.
Conversão do carro da Jaguar pode ser revertida
A Jaguar assegura que a conversão de um E-type em um carro elétrico pode ser revertida.
Sobre isso, Tim Hanning declarou:
Nós integramos o novo powertrain elétrico na estrutura já existente do E-type, o que significa que um motor convencional pode ser reinstalado a qualquer momento.”
Bateria do E-type Zero não ocupa espaço extra
No processo de conversão, a bateria do E-type Zero é colocada exatamente no lugar do motor a combustão, pois tem as mesmas dimensões e um peso semelhante. O motor elétrico é colocado no lugar da transmissão. Desse modo, o espaço interno do carro não fica comprometido.
Com o powertrain elétrico colocado no lugar do anterior, o peso total do veículo diminui cerca de 46 Kg.
Com uma bateria de íons de lítio com potência de 40 kWh, o E-type Zero oferece autonomia de 270 Km. O tempo de carregamento varia entre 6 e 7 horas.
Lançamento é previsto para 2020
A Jaguar espera entregar as primeiras unidades do E-type Zero em meados de 2020.
Por enquanto a montadora não revelou qual será o preço do modelo. Enquanto não libera preços e mais especificações, a montadora está de olho no interesse do público pelo E-type convertido.
Jaguar converterá E-type’s de proprietários em elétricos
A conversão do E-type também será possível para pessoas que já têm uma unidade do veículo e querem transformá-la em um carro elétrico.
O novo powertrain elétrico poderá ser colocado em qualquer modelo com motor de 6 cilindros. Ele substituirá todos os componentes da motorização comum.
Assim como nos modelos “novos”, a conversão poderá ser totalmente revertida. A conversão não compromete o chassi, suspensão e freios originais do carro. A distribuição de peso na dianteira e traseira também não é afetada.
Para saber mais detalhes sobre a versão elétrica do carro mais bonito do mundo, acesse o site da Jaguar.