custo carro elétrico X carro a combustão

Custo carro elétrico X carro a combustão: qual gasta menos?

Muito é falado sobre custo carro elétrico, com afirmações de que esse tipo de carro gasta menos. E isso é verdade! Mas em números, qual é seu gasto?

E ainda mais. Qual é a diferença do custo operacional de um carro elétrico e de um a combustão?

Para mostrar em números um comparativo do custo de um carro elétrico e de um veículo a combustão, usaremos como base o Trabalho de Conclusão de Curso de Daniel Pimenta Arroyo, Especialista em Engenharia Elétrica.

Para essa comparação, usaremos o elétrico Nissan Leaf e o Hyundai I30, movido a gasolina.

Já podemos adiantar que um carro elétrico gasta até cinco vezes menos que um carro movido a gasolina.

Confira a seguir, em detalhes, qual é o custo operacional de um carro elétrico!

Elétrico X Gasolina: comparação inicial

Antes de dar início à comparação de custo carro elétrico X carro a combustão, é preciso indicar quais são as principais diferenças entre cada um.

  1. Carros elétricos não emitem gases que provocam o Efeito Estufa, como o CO2. Enquanto isso, veículos movidos a combustão liberam gases poluentes.
  2. Veículos movidos a eletricidade têm torque instantâneo, diferente dos movidos a gasolina.
  3. Carros a combustão são abastecidos em alguns minutos, enquanto os elétricos podem levar horas para ser carregados.
  4. O gasto por km rodado de um carro elétrico em SP é de R$ 0,06, segundo o BRACIER. Carros movidos a gasolina gastam em média R$ 0,28 por km.

As diferenças são grandes. Mas como isso reflete no custo final de operação de um carro elétrico e de um a combustão?

Veja a seguir a comparação, baseada no TCC de Daniel Pimenta Arroyo, e fundamentada no estudo de Lenz (2013).  

Custo operacional de carro elétrico X carro a combustão

nissan leaf branco

Para a análise de dados do custo carro elétrico X carro movido a gasolina, adotou-se uma rodagem média de 1500 Km no período de um mês.

Os veículos escolhidos são o elétrico Nissan Leaf e o Hyundai I30.

O Nissan Leaf faz cerca de 6,5 Km/kWh. Enquanto isso, o Hyundai I30 – segunda a tabela do INMETRO 2016 – faz 10,5 Km/l.

Quanto custa o Km rodado por carro elétrico e carro a gasolina?

A média do valor do kWh em 2018 é de R$ 0,50. Para determinar o valor do Km rodado pelo Nissan Leaf, dividimos o custo do kWh pelo consumo do carro.

Com esse cálculo, descobrimos que o Nissan Leaf gasta cerca de R$ 0,076 por Km rodado.

Para calcular o custo do Km rodado de um carro a combustão faz-se o mesmo cálculo, porém, leva-se em consideração o valor da gasolina – média arredondada de R$ 4 em São Paulo.

Sendo assim, o Hyundai I30 gasta cerca de R$ 0,38 para cada Km rodado.

Com esses números parciais, já é possível dizer que um carro elétrico é cerca de cinco vezes mais econômico que um carro movido a gasolina.

Considerando a rodagem média de 1,5 mil Km por mês, cada veículo gastaria:

Nissan Leaf: R$ 114

Hyundai I30: R$ 570

Além de carros a combustão e elétricos, temos os híbridos. Mas qual seria o custo operacional de um carro híbrido? Veja a seguir.

Qual é o custo operacional de um carro híbrido?

Toyota-Prius-branco

Os híbridos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro. Isso porque são mais acessíveis que os carros elétricos vendidos por aqui.

O carro híbrido é o intermediário entre os carros a combustão e os elétricos. Ele conta com duas fontes de propulsão – uma elétrica e uma a combustão.

Um dos carros híbridos mais famosos no Brasil e no mundo é o Toyota Prius. O híbrido da Toyota faz uma média de 18 Km/l.

Por utilizar um motor a combustão, é preciso fazer o cálculo do custo operacional do Prius com base no preço da gasolina.

Sendo assim, o custo por km rodado do Prius é de R$ 0,22. Se considerarmos a média mensal de 1500 Km percorridos por mês, o carro gastaria cerca de R$ 333.

Em comparação com um carro elétrico, o híbrido gasta quase 3 vezes mais. Porém, comparando com o Hyundai I30, o Prius é quase 2 vezes mais econômico.

É preciso também levar em consideração que o carro híbrido também utiliza energia elétrica para funcionar. Porém, cada motor é ativado de acordo com as condições de condução.

Dessa forma, não é possível calcular com exatidão qual seria o gasto real do Prius.

Mas, considerando apenas o gasto de gasolina, já é possível afirmar que ele é muito econômico.

Custo carro elétrico: outras vantagens que o tornam mais econômico

programa Ford de carros elétricos

Além de custar muito menos no bolso quando o assunto é abastecimento e km rodados, os carros elétricos apresentam outras vantagens.

Carros elétricos possuem menos componentes que veículos movidos a combustão.

Dessa forma, os veículos “verdes” não necessitam de manutenção com a frequência que o outro tipo de carro precisa.

Carros movidos a eletricidade não precisam trocar óleo, pois não utilizam óleo.

Outra vantagem é o desconto de 50% no IPVA de carros elétricos oferecido no estado de São Paulo.

No Brasil, já temos alguns modelos de carro elétrico disponíveis. Apesar de serem mais caros, o custo carro elétrico poderá compensar o valor pago em alguns anos.