eletroposto Google Maps

Conectores para carro elétrico: conheça todos os tipos!

Cada fabricante tem sua tecnologia e suas peculiaridades, e isso ocorre nos tipos de conectores para carro elétrico produzidos por elas.

Em resumo, cada marca domina uma região do globo, o que indica predominância de seus conectores. No entanto, algumas delas estão preocupadas com o consumidor, como a Tesla, e facilitam na hora da compatibilidade.

Confira abaixo os tipos de conectores para carro elétrico que existem atualmente.

Conectores para carro elétrico

Uma das maiores preocupações quando o assunto é carro elétrico é a recarga. No entanto, devemos considerar não apenas os postos de recarga especializados, mas também os conectores.

Ao todo, existem 8 modelos de conectores para carro elétrico. Dessa forma, pode haver complicações na hora de recarregar o veículo, caso o conector correto não esteja disponível. Assim, é importante ficar atento aos modelos disponíveis no Brasil.

Confira os modelos de conectores existentes e conheça suas características.

SAE J1772 Tipo 1

conectores-para-carro-eletrico-tipo-1
Imagem: Wikipedia

Vamos começar pelo conector mais antigo do mercado, o SAE J1772. Esse modelo é o favorito quando falamos na América do Norte, sendo usado pelo Chevrolet Volt. 

Por ter uma tecnologia obsoleta, sua capacidade de recarga é inferior aos demais modelos.

Este conector consegue entregar 19,2 kW de potência, usando monofásica de 120 – 240 Volts. Você pode encontrar este conector em estações de recarga antigas no Brasil.

Veja suas especificações técnicas abaixo:

  • Nome: SAE J1772 (Tipo 1)
  • Corrente: 80A
  • Voltagem: 120 – 240V
  • Potência: 0,96 – 19,2 kW

Veja também: WEG: empresa quer converter carros comuns em elétricos!

SAE IEC 62196 Tipo 2

conector-tipo-2
Imagem: Wikipedia

O conector SAE IEC 62196 Tipo 2 é o favorito da Europa, e seu uso é incentivado por lá. Por conta disso, acabou se tornando o mais comum no mercado. Sua arquitetura foi feita para trabalhar com tensão de 200 – 400 Volts. 

Consegue entregar 50 kW de potência, fazendo uso de AC para isso. Essa característica o torna um conector de recarga rápida, além de ser versátil. 

Pode ser usado em diversas ocasiões, e são encontrados principalmente em shoppings e mercados.

Os carros híbridos disponíveis no Brasil são compatíveis com este conector. No entanto, quanto aos carros elétricos, apenas o Renault Zoe pode usá-lo.

Vamos às especificações técnicas deste conector:

  • Nome: SAE IEC 62196 Tipo 2
  • Corrente: 63 A (de mono a trifásico)
  • Voltagem: 240 – 400V
  • Potência: 43 kW (padrão)

GB/T

gbt-conectores-para-carro-eletrico
Imagem: Raydiall

Quando falamos em GB/T, falamos na potência econômica que é a China. Este conector é o padrão Chinês, ou seja, só serão usados em carros vindos de lá. Ele possui uma peculiaridade quando comparado à outros conectores: tem duas versões.

A primeira versão (GB/T 20234.2-2011 AC) trabalha com corrente alternada, entregando até 14,08 kW e uma corrente de 32A. Além disso, funciona nas voltagens de 240 – 400 Volts.

No que se refere à segunda versão (GB/T 20234.3-2011 DC), temos um poderoso conector de corrente contínua capaz de entregar até 187,5 kW de potência, operando em 400 – 750 Volts.

Confira suas especificações técnicas:

  • Nome: GB/T
  • Corrente: 32A (AC), 250A (DC)
  • Voltagem: 240 – 400V (AC), 400-750V (DC)
  • Potência: 14,08 kW (máxima AC), 187,5 kW (máxima DC)

CCS Tipo 1

ccs-tipo
Credit: Khons

O conector CCS Tipo 1 é apenas uma versão melhorada do antigo conector Tipo 1 AC. Dessa forma, seu diferencial são apenas duas entradas extras, responsáveis por entregar corrente contínua.

Por conta de seu estilo, possui retrocompatibilidade com algumas estações de recarga, às vezes com o auxílio de um adaptador.

Como dito anteriormente, é uma versão melhorada do Tipo 1. Assim, consegue entregar até 125 kW de potência, trabalhando nas voltagens 200 – 600 Volts.

No Brasil, só existe um carro que faz uso desse conector, o Chevrolet Bolt

Especificações técnicas:

  • Nome: CCS Tipo 1
  • Corrente: 200A
  • Voltagem: 200 – 600V
  • Potência: 125 kW

CCS Tipo 2

ccs-tipo-2
Imagem: Wikipédia

O CCS Tipo 2 é uma evolução do CCS Tipo 1, e sua alteração se dá por duas entradas extras de corrente contínua. Assim, toda sua arquitetura é a mesma, possuindo compatibilidade com tomadas Tipo 2.

Seus diferenciais estão na sua tecnologia de ponta, fazendo-o aguentar 850 Volts e 170 kW de potência. Como é um Tipo 2, integra o padrão europeu, sendo muito popular. Vejamos suas especificações técnicas:

  • Nome: CCS Tipo 2
  • Corrente: 200A
  • Voltagem: 200 – 850V
  • Potência: 170 kW

CHAdeMO

CHAdeMO
Credit: Charged EVs

Conector padrão no Japão, no Brasil só é encontrado no Nissan Leaf. Várias fabricantes japonesas se esforçaram para que este conector se tornasse o padrão mundial, mas isso não aconteceu. Ele opera em 500V, entregando uma potência de 60 kW.

Embora seja o padrão japonês, os carros que fazer uso desse conector também aceitam outros modelos. O próprio Nissan Leaf, por exemplo, é compatível com o Tipo 1, no Brasil.

Suas especificações técnicas são:

  • Nome: CHAdeMO
  • Corrente: 100 – 200A
  • Voltagem: 500V
  • Potência: 60 kW (máxima)

Tesla Charging

conectores-para-carro-eletrico-tesla
Credit: Electrocars

Como o nome do conector sugere, é o modelo oficial da Tesla, usado para recarregar seus carros. Possui a capacidade de operar tanto em AC quanto em DC. As estações residenciais podem entregar até 19,26 kW de potência, enquanto os Superchargers entregam até 250 kW.

Para ajudar na popularidade do conector, a Tesla oferece adaptadores tanto para conectores Tipo 1 quanto para o CHAdeMO. Além disso, carros endereçados para o resto do mundo vão com conectores CCS Tipo 2.

Vejamos suas especificações técnicas:

  • Nome: Tesla
  • Corrente: 12A/80A monofásico a trifásico / 250A DC
  • Voltagem: 110V/240V AC / 500V DC
  • Potência: 1,32 kW – 19,26 kW AC /250 kW DC

Veja: Tesla lança modo de defesa contra armas biológicas!

Esses são os tipos de conectores para carro elétrico utilizados atualmente. Será que vamos ter novos tipos no futuro? Deixe sua opinião nos comentários!