modo-de-defesa-contra-armas-biologicas-tesla

Tesla lança modo de defesa contra armas biológicas

Elon Musk apresentou ao mundo algo inusitado: um modo de defesa contra armas biológicas.

Através de um filtro muito potente, a Tesla busca manter os usuários de seus veículos em segurança.

A tecnologia utilizada consegue filtrar cerca de 99,97% do ar. Ou seja, poucas coisas irão entrar no veículo além do ar puro.

No entanto, na prática, não é algo muito vantajoso. Os ataques com armas biológicas só são descobertos alguns dias depois do ocorrido. Assim, não há tempo de acionar o dispositivo do carro.

Mesmo não sendo eficiente para realizar a tarefa desejada, ele ainda pode ser útil. Dessa forma, caso o motorista do Tesla se encontre em um local de queimada, o filtro impedirá que a fumaça entre no veículo.

Carros com essa tecnologia foram utilizados para transportar pessoas durante queimadas na Califórnia.

Veja mais detalhes sobre o modo de defesa contra armas biológicas abaixo!

Como o modo de defesa contra armas biológicas funciona?

O Model X, da Tesla, veio para inovar de várias formas. Seu sistema de ar tem 3 maneiras de operar: ar que circula do lado de fora; ar que circula do lado de dentro; defesa contra armas biológicas.

O último chama bastante atenção, não é mesmo? É disso que o excêntrico Elon Musk gosta em seus carros.

Um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) é capaz de remover 99,97% das partículas presentes no ar, com tamanho de 0,3 micrômetros, e o Model X possui um desses.

Esse filtro é muito poderoso contra bactérias (incluindo o antrax e a peste bubônica), pólen, poeira e esporos, mas ainda deixa alguns vírus passarem.

Dessa forma, com o uso de HEPA não será possível impedir um ataque que usa varíola como arma biológica.

Porém, quando o novo Model X foi apresentado por Elon Musk, ele afirmou que seu sistema AVACAquecimento, Ventilação e Ar Condicionado –  era 800 vezes melhor do que os usados nos carros comuns. Para quem conhece essa personalidade, sabe que ele não é de mentir.

O uso de HEPA em seu sistema de ar-condicionado vai permitir ao Model X segurança extra. Assim, mesmo não sendo 100% eficiente contra armas biológicas, ele garante um bônus de proteção. 

Este com certeza já é o melhor modo de defesa para veículos que existe, quando o assunto é defesa contra armas biológicas.

Veja mais: Tesla revela Robotaxi e carros totalmente autônomos para 2020!

O uso da pressão no modo de defesa do Model X

Tesla Model X 3
Tesla Model X

Para impedir que o ar contaminado entre no veículo Tesla, um sistema de pressão é acionado. Assim, ocorre uma pressão ligeiramente positiva dentro do Model X.

No entanto, há um sério fator limitante deste processo: o ar precisa vir de algum lugar. Novamente temos o problema da filtração do ar não ser 100% eficiente.

Para garantir que o interior do veículo não seja contaminado, o ar que será injetado no interior deverá ser limpo. Ou seja, a filtração pelo HEPA deve acontecer antes do ar entrar.

No entanto, todo esse modo de defesa será inútil caso não se saiba de um ataque com arma biológica. Isso acontece, pois, para estar seguro, é preciso apertar um botão no veículo. 

Um ataque com armas biológicas tem como característica a discrição. Dessa forma, só é descoberto cerca de 3 dias após o ataque, quando os sintomas aparecem.

Assim, mesmo tendo um Model X, não é possível se livrar da contaminação.

Aumentando a qualidade do ar usando o HEPA

Como foi visto no tópico anterior, dizer que o Model X da Tesla é prevenido contra ataques biológicos é um (mais um) exagero de Elon Musk. De qualquer forma, não vai ser a pressurização positiva nem a tecnologia HEPA que vão garantir segurança.

Na verdade, a tecnologia empregada neste carro só será 100% útil se você estiver no local do ataque biológico. Além disso, deverá acionar a funcionalidade a tempo também.

Se estiver longe o bastante do local do ataque, um ar-condicionado que recicle o ar já será o bastante.

Mas quanto à qualidade do ar, o filtro é muito importante. Com ele é possível evitar muita poluição do ambiente externo.

Mesmo não sendo uma solução eficiente contra ataques com armas biológicas, sua tecnologia ainda é válida.

Veja: Test-drive Tesla: testamos o Model S e te contamos TUDO!

O modo de defesa contra armas biológicas da Tesla e as queimadas na Califórnia

As queimadas na Califórnia são um grande problema para a população. Quando Elon Musk ficou sabendo de uma queima, há algum tempo, autorizou seus colaboradores a prestarem assistência.

Além disso, sugeriu o uso de seu carro para transporte de pessoas na localidade do incêndio. Por possuírem o HEPA integrado em seu sistema de ar, tanto a fumaça quanto a fuligem não seriam um problema para os veículos.  

Dessa forma, o modo de defesa contra armas biológicas da Tesla pode até não ser tão útil em uma situação de contaminação, mas é muito útil em situações mais cotidianas, como poluição e queimadas

E você, o que acha dessa funcionalidade dos carros da Tesla? Deixe sua opinião nos comentários!