Model Y Ganha Versão com Tração Traseira!

Model Y Ganha Versão com Tração Traseira!

O Model Y da Tesla foi lançado em março de 2019. Na época, ele contava com 4 configurações: Alcance padrão, Longo alcance, Motor duplo e Performance.

No entanto, o CEO da Tesla, Elon Musk, cancelou a versão de alcance padrão do carro, a qual dará lugar à versão com tração traseira e longo alcance. A produção de teste do novo modelo já está em andamento nas fábricas da Tesla.

Model Y Recarregando em estação da Tesla.
Model Y da Tesla. Fonte: Tesla

O primeiro passo para um lançamento é justamente a produção teste de um novo modelo. Além disso, Musk adiantou que a nova versão estará disponível nos próximos meses.

Alguns modelos do Model Y com tração traseira foram testados no GA4. Uma parada temporária foi feita para concretizar algumas atualizações importantes. Ainda não há como fazer pedidos da nova versão.

Quando questionado no Twitter sobre o possível valor de US$ 45.000, Elon Musk reagiu explicitando que o valor estava próximo do real. Atualmente o valor dessa versão está cotado em US$ 48.000.

Veja também: Tesla Model Y é apresentado: conheça os detalhes!

Por que abandonar o Model Y Padrão?

O principal motivo para cancelar o modelo mais barato está no alcance do veículo. De acordo com Elon Musk, o alcance máximo seria muito menor do que o esperado, o que causaria insatisfação nos consumidores.

As entregas dos carros começaram em março de 2020, mas apenas as versões mais caras foram entregues. Esse comportamento causou muitos questionamentos, mas Musk rapidamente explicou o que estava acontecendo.

Em sua conta no Twitter, Musk informou que o modelo mais barato do Model Y, o de alcance padrão (Standart Range), foi cancelado. O motivo foi seu alcance, o qual ficou menor que 250 milhas em EPA.

Assim o Model Y LR RWD passou a ser o novo modelo mais barato do veículo. Essa configuração foi utilizada em 2017 no Model 3, mas acabou sendo descontinuada. Atualmente o Model 3 RWD está em produção na China, mas não temos informação se está ou não em processo de venda.

Veja também: Tesla Model 3 é o carro elétrico mais seguro já testado, segundo NHTSA!

Será que as vendas começam em setembro?

O novo modelo proposto pela Tesla, que de novo não tem nada, não é uma modificação mirabolante no Model Y. Na verdade, o modelo de tração traseira consiste em remover o motor dianteiro da configuração com dois motores, ou seja, é o mesmo procedimento que o do Model 3.

No entanto, o mundo automobilístico não é tão simples assim: existem normas que devem ser atendidas para que a comercialização seja aprovada, em especial pretende-se conseguir autorização da EPA.

Como a nova configuração já está sendo produzida para testes, não seria de se surpreender caso a pré-venda abra até o fim de agosto, e os primeiros veículos sejam entregues até o fim de setembro.

O que você achou da matéria? Deixe sua opinião nos comentários!