primeiro ônibus elétrico articulado

Primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil: conheça o D9F!

O primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil, o D9F, foi lançado pela BYD. O veículo visa fretamento de média e curta distâncias, e já pode ser adquirido por aqui.

Algo que chamou bastante atenção foi a capacidade das baterias do ônibus elétrico: ele consegue rodar por 400 km com uma única recarga. Esse valor é superior a alguns carros elétricos do mercado.

O BYD D9F vem equipado com dois motores da própria marca, o potente BYD – 2912TZ-XY-A. Além disso, foi relatado pela empresa que esse motor por entregar até 402 cv de potência.

Fonte: BYD

Os motores do primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil são integrados com os eixos do veículo. Já sua carroceria é Vaggio 1050 e seu chassi é da própria BYD.

Veja também: Lyft terá somente carros elétricos até 2030!

Primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil é inédito no mercado

Marcello Schneider, diretor da marca, revela que o veículo é zero emissão. Isso é de longe um dos grandes diferenciais desse ônibus.

Além disso, Schneider chama a atenção para os incríveis 400 km de autonomia e sua necessidade de apenas 4 horas para uma recarga completa.

“As operadoras de curta e média distâncias passam a contar com uma ótima opção em termos de desempenho e economia.”, comentou o executivo.

Por fim, outro ponto importante a ser notado é a disponibilidade desse ônibus. De fato, ao contrário dos movidos a combustão, os ônibus elétricos possuem menos peças.

Veja também: Recarga gratuita: Ipatinga inaugura ponto de recarga para elétricos!

Custo operacional baixo

Schneider destaca outro diferencial competitivo do primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil: sua economia. São estimados até 70% de economia ao se utilizar esse veículo quando comparado aos ônibus convencionais.

Essa informação é de extrema importância para o mercado atual, pois há uma forte busca por economia de custo devido à crise em que vivemos.

O primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil também é silencioso, e vem equipado de fábrica com um ótimo conjunto de freios.

Seus freios são a disco, possuindo controle de tração e ABS. Além disso, sua suspensão é a ar e integral.

Quando falamos em economia, pensamos logo em corte de custos e despesas e, consequentemente, diminuição do conforto. Porém, o BYD D9F veio para quebrar com esse pensamento.

O ônibus é extremamente confortável, contando com ar-condicionado, entradas USB em todos os assentos e até poltrona móvel. Ele também vem com sistemas de entretenimento e som no pacote.

Veja também: Veículos elétricos dominarão vendas globais, segundo estudo!

Pode ser novo no Brasil, mas não na Suécia

Embora o ônibus 100% elétrico da BYD seja uma ótima notícia para nós, a Suécia já recebeu uma frota para operar no país.

No dia 15 de junho, foram entregues 34 veículos no país nórdico, dos quais 18 foram ônibus elétricos articulados 100% elétricos, mesmo com a pandemia assolando o mundo.

O primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil, o D9F, foi lançado pela BYD e visa fretamento de média e curta distâncias.
Fonte: BYD

Os modelos articulados oferecem acentos para 105 passageiros, contando com 18,6 metros de comprimento e 37 assentos.

“Apesar da pandemia de coronavírus, permanecemos firmes em nosso compromisso de apoiar os operadores de transporte público com nossos produtos e serviços”, comentou o direto da BYD Europa.

Esse novo modelo de ônibus irá ajudar a reduzir muito a emissão de poluentes como o CO2, aumentando a qualidade de vida da população ao passo que diminui custos de operação.

Certamente trará vários benefícios para a sociedade como um todo, ajudando a enfrentar diversos desafios atuais.

E você, o que achou dessa notícia? Não deixe de comentar!