carros elétricos para aluguel

Carros elétricos para aluguel: será que vale a pena?

O interesse pelos carros elétricos para aluguel vem crescendo exponencialmente. Inclusive, isso se apresenta uma solução bastante viável para empresas que trabalham com entregas e transporte de cargas ou passageiros, e mesmo as que atuam com aluguel de veículos.

Essa não é uma discussão nova. Mas ela voltou à tona após a Hertz, uma grande companhia do ramo de aluguel de carros, ter investido em uma frota totalmente elétrica.

A empresa observou uma economia que varia de 50% a 60% na manutenção de seus carros elétricos, quando comparados com os valores que eram investidos na manutenção dos veículos à combustão.

Por sua vez, essa mudança gerou um aumento de 12% de lucratividade anual para a Hertz. Essa porcentagem garante o impressionante valor de US$ 2,5 bilhões para a companhia, apenas devido ao investimento na frota de carros elétricos para aluguel.

O sucesso da operação foi tão grande, que os executivos da Hertz já estão com uma parceria fechada com a GM, para adquirir ainda mais EVs para a sua frota.

Vantagens que os carros elétricos para aluguel apresentam

Certamente, a lucratividade impressionante obtida pela Hertz é um dos fatores que mais estimulam a troca de uma frota com foco em carros elétricos para aluguel.

Porém, apesar de ser um valor muito alto, esse não é o único benefício que essa troca trouxe para a empresa.

Veja algumas outras vantagens que o investimento em carros elétricos para aluguel garantiu à Hertz e que podem ser incentivos para outras empresas do ramo:

  • Esse tipo de veículo é muito buscado por empresas que aderiram a um compromisso mais sustentável. Logo, há nicho específico e público garantido;
  • A manutenção é mais barata e com menos quebra do que os veículos movidos à combustível fóssil;
  • Há menos pontos de falha em veículos elétricos. Isso significa que ele passa menos tempo em manutenção e mais tempo em suo;
  • O processo faz bem para o meio ambiente, com uma redução significativa na emissão de carbono.

Quais as expectativas da Hertz?

Com o sucesso operacional obtido e as significativas vantagens que o investimento em uma frota de carros elétricos para aluguel, a Hertz pretende expandir esse negócio.

Tanto, que já tem parcerias fechadas com a GM, depois de ter comprado parte de sua frota da Tesla. Além disso, ela também pretende adquirir mais alguns milhares de veículos da Polestar, para aumentar ainda mais a sua oferta.

Isso poderá garantir muito mais lucratividade para a empresa e coloca-la entre as mais rentáveis desse segmento de mercado.

Logo, isso acende um alerta para outras empresas desse ramo de atuação por todo o mundo: vale a pena investir em uma frota de carros elétricos para aluguel!

É uma alternativa rentável, cujo payback é rápido. Então, essa tendência pode, sim, ser espalhada para todo o mundo, chegando até o Brasil.

Aliás, por aqui já existe uma certa demanda por carros elétricos de aluguel, sendo que as principais locadoras de veículo já oferecem essas opções em suas cartelas.

No entanto, aqui no Brasil essa prática ainda não é tão viável, devido à falha na rede de infraestrutura. Por exemplo, é pouco garantido que você poderá carregar seu carro elétrico caso resolva aluga-lo para fazer um tour pela região nordestina.