Carro que dirige sozinho

Os automóveis são uma necessidade humana e nos facilita muito a vida, a tendência é facilitar ainda mais com a popularização dos carros autônomos.

Nesse post você vai ver que muitas empresas já estão em fase de teste, é provável que muito em breve você tenha a oportunidade de comprar um carro autônomo com toda sua tecnologia, conforto e segurança.

No fim desse post você saberá a diferença de cada carro e o que esperar deles, continuem lendo até o fim!

Os carros autônomos

Até pouco tempo atrás parecia coisa de filme imaginar você viajando em um carro que dirige sozinho.

Essa realidade chegou, muitas empresas estão investindo pesado nesse novo mercado de carros, vamos falar disso depois.

Esses carros dirigem sozinhos pois funcionam através da junção de radares, sensores e câmeras, ligados a um sistema que comanda o veiculo.

Uber autonomo

O funcionamento de um carro autônomo não é simples, para gerar facilidade ao seus passageiros ele conta com uma série de mecanismos que fazer dele um veiculo seguro, alguns deles você vai conhecer a seguir:

Unidade de controle eletrônico

Essa parte do carro controla todas as informações do radar, sensores e câmeras.

Ele recebe e processas os dados enviados pelos dispositivos, mandando esses dados de estabilidade e ibooster.

Controle eletrônico de estabilidade

Esse sistema é super importante, porque é responsável pela aceleração e frenagem do carro autônomo.

iBooster

Ele tem a função parecida com o ultimo sistema, mas funciona apenas quando o carro precisa parar muito rápido.

Radar

O radar é responsável por detectar objetos pelo caminho, passando a informação para o ECU(Unidade de Controle Eletrônico)

Câmeras

As funções das câmeras são parecidas com as funções do radar, elas também identificam objetos próximos ao carro e transformam essas imagens em dados. Alguns carros já utilizam câmeras que fornecem imagem em 3D.

Sensor LIDAR

Este sensor tem a função de identificar e medir a distancia entre outro carro ou objetos do carro, através de lasers.

Os carros autônomos do Uber

Uber autonomo 3

O Uber, umas das maiores empresas do ramo automotivo, já está planejado adotar carros automotivos.

Com toda a tecnologia que a empresa já possui, promete uma revolução no mundo do transporte comercial.

A empresa já vem fazendo testes, para que tudo aconteça com segurança.

Simulações estão sendo feitas, em Pittsburgh, na Pensilvania, os carros autônomos já são testados nas ruas, e transportando passageiros em corridas de teste.

Google, um grande concorrente

Outro gigante da tecnologia já está investindo em carros autônomos, o Google.

O modelo de negocio será bastante parecido com o do Uber, para pedir o serviço, basta pedir o carro por meio de um app no celular.

Por ser uma área muito lucrativa e que demanda uma tecnologia que eles já possuem, o Google vê com bons olhos esse mercado. Seus testes também já estão sendo feitos.

Carro autonomo google

Projeto Titan

A Apple vem trabalhando no projeto de carros autônomos desde 2014, chamado de ‘’Projeto Titan’’.

O planejamento inicial seria um lançamento em 2019, mas parece que os planos mudaram, desde que contrataram Bob Mansfield pra assumir o controle do Projeto Titan.

Os rumos do projeto mudaram, o que antes seria criar o próprio carro, agora o objetivo é criar um sistema autônomo de ponta para usar em outros carros.

A Apple, inclusive, criou um novo software capaz de detectar pedestres, ciclistas e objetos nas ruas enquanto o carro autônomo está em movimento.

A empresa não abandonou a ideia do carro autônomo, ela pensa em produzir também em produzir um carro elétrico, e deixando o carro autônomo para uso interno, no transporte de funcionários.

Melhor reconhecimento de objetos que as outras empresas

Os cientistas da Apple revelaram que a empresa desenvolveu um software de condução autônoma mais eficiente que os já existentes.

Ele é chamado de VoxelNet, ele permite usar o sensor LiDAR, que reconhece de forma mais exata objetos, ciclistas e pedestres, enquanto o veiculo está em movimento.

Hoje, os carros autônomos funcionam com um grande conjunto de equipamentos para realizar essa identificação de objetos próximos ao veiculo, no caso da Apple, eles não seriam abandonados.

Porém, o LiDAR conseguiria executar as mesmas funções com mais eficiência.

Novo braço de investimento da Toyota

A Toyota é umas das primeiras empresas a apostarem em carros híbridos, hoje em dia é o veiculo mais vendido do Brasil.

E a empresa está inovando novamente para a criação de uma subsidiaria.

A empresa recebeu um investimento bilionário para criar novos softwares para carros autônomos e também apoio ao motorista.

É previsto que a Toyota lance um carro autônomo com inteligência artificial.

Com lançamento para 2020, o carro será capaz de ‘’conversar’’ com o motorista e aprender e se adaptar as suas preferências.

A Toyota realmente não descansa no quesito inovação, sua novidades em desenvolvimento nessa área são prova disso.

TRI – Toyota Research Institute

Antes mesmo da criação do braço da Toytota para carros autônomos, a montadora japonesa já havia fundado o TRI, Toyota Research Institute.

O TRI é um setor da empresa que está focado em desenvolvimento de inteligência artificial para veículos.

Com sua criação em 2015, o centro de pesquisa já recebeu um investimento de 1 bilhão de dólares.

O TRI também mantém uma parceria com a Microsoft, afim de desenvolver de forma mais eficiente o uso da inteligência artificial.

Caminhão autônomo – Tesla

Bosch caminhão hidrogenio

Diferente do carro autônomo, o caminhão autônomo, já pode rodar sozinho, sem a necessidade de um motorista.

Devido aos muitos benefícios que a tecnologia tem a oferecer, muitas empresas vem apostando nesses caminhões autônomos.

Um dos caminhões mais esperados é o da Tesla, além dele ser elétrico, é autônomo. Com sistema AutoPilot, o Semí poderá sair pelas estradas vizinhas.

Ele contará com uma versão melhorada do AutoPilot, o caminhão virá com sistema de frenagem automática e emergência, alerta colisão, assistente de faixa de rodagem e outros.

Somados todas essas funções com a tecnologia que a Tesla pode oferecer, o caminhão será capaz de realizar diversas manobras sem a presença de um motorista.

O primeiro caminhão autônomo do Brasil

A Volvo é a responsável pelo primeiro caminhão autônomo brasileiro, chamado de VM. Ele foi criado para atividades agrícolas, principalmente a colheita de cana-de-açúcar.

O caminhão autônomo da Volvo terá uma importante missão no Brasil, mesmo sendo maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, parte das plantações não são aproveitadas por erros do caminhão que auxilia a colheita.

O motivo disso é porque muitas vezes o veiculo precisa ficar próximo a plantação e os motoristas acabam fazendo com que os caminhões passem por cima das plantas.

Sua tecnologia conta com o Co-Pilot, assistente de direção, e o Volvo Dynamic Steering, responsável por manter o volante estável enquanto o veículo está rodando.

Volvo trouxe um carro autônomo para o Brasil no Salão do automóvel ainda em 2014

Volvo Autônomo

Em 2014, no Salão do Automóvel de São Paulo, a Volvo trouxe um carro autônomo para o Brasil, bem antes de algumas empresas começarem seus testes práticos com seus carros.

A tecnologia mostrada na época era a direção autônoma, chamada de Drive. Fazendo com que o carro dirija sem interferência humana.

Foi a primeira vez que um carro do tipo veio ao Brasil, despertando a curiosidade e interesse de muitos.

A Volvo mostrou na ocasião a liberdade que esse carro trouxe ao motorista, o carro deixa o motorista fazer funções que em carros normais não seriam permitidas, como ler um livro, mexer a celular ou tomar um café.

Primeiro acidente entre um carro autônomo e pedestres

Em 19 de março desse ano, ocorreu o primeiro acidente com um carro autônomo, nos Estados Unidos.

O veiculo estava com um motorista operador em caso de emergência dentro do carro, atingiu uma mulher de 49 anos que atravessa a pista a pé com sua bicicleta.

A Uber anunciou a suspensão temporária do uso de veículos autônomos que estavam em fase de teste em Tempe, Pittsburgh, Toronto e São Francisco.

Os carros autônomos são realidades, em breve o acesso a eles será bem maior.

Vimos que as maiores empresas de tecnologia e de automobilismo já estão trabalhando e fazendo testes, o melhor dessa concorrência são os benefícios para os consumidores. Teremos muita qualidade e opções bem tecnológicas.

Agora queremos saber de você qual carro você acha que será o melhor, comente aqui no post! Marque aquele amigo apaixonado por carros!