baic arcfox

BAIC Motor: conheça os carros elétricos da montadora chinesa

A BAIC Motor, uma das principais montadoras chinesas, também entrou no mercado de carros elétricos. Apesar de ainda não ser tão conhecida no ocidente, a montadora é uma das pioneiras na produção automobilística na China.

Neste texto, você conhecerá a BAIC e seus principais modelos de carro elétrico.

O início da BAIC Motor

Fundada em 1958, a BAIC Motor é uma empresa comandada pelo governo da China.  Desde sua fundação, a BAIC Motor tem sido uma das principais montadoras de carros do país.

Em 2010, a empresa foi incorporada à BAIC Group, também estatal. Inicialmente a montadora produzia carros que eram vendidos com as marcas Senova e WeiWang. Atualmente, a BAIC Motor já está produzindo e comercializando veículos com sua própria marca, entre eles, alguns modelos elétricos.

BAIC Group: a empresa-mãe

A BAIC Motor se tornou subsidiária da BAIC Group em 2010. Esta é a empresa-mãe de várias outras.

Ela também gerencia a Beijing Hyundai, responsável por produzir carros da Hyundai para o mercado Chinês; e a Beijing Benz, montadora que produz carros da Mercedes para a China.

Além dessas, a BAIC Group também detém parte de outras montadoras, que vendem veículos agrícolas, ônibus, caminhões e veículos militares.

A empresa figura entre uma das maiores montadoras da China. Para se ter uma ideia, somente em 2014, a empresa vendeu, entre todos os modelos de todas suas subsidiárias, quase 2,5 milhões de veículos.

BAIC Motor abre centro de pesquisa e desenvolvimento de carros elétricos nos EUA

Os carros elétricos são o futuro do automobilismo e isso todas as montadoras ao redor do mundo já perceberam, inclusive a BAIC.

Para realizar pesquisas e desenvolver veículos elétricos, a montadora abriu um centro de desenvolvimento de carros elétricos no Vale do Silício, Califórnia.

O centro de pesquisa e desenvolvimento foi aberto em agosto de 2015 e é a primeira sede da montadora fora da China. Com esse local criado especialmente para desenvolver carros elétricos, a montadora pretende lançar modelos cada vez melhores e eficientes para se destacar no mundo dos elétricos.

BJEV: carros elétricos da BAIC 

BJEV BAIC

Resultado das pesquisas realizadas no Vale do Silício, confira a seguir os modelos de carro elétrico já apresentados pela BAIC.

Os carros elétricos próprios da BAIC também levam o nome da BJEV, unidade separada criada pela montadora,  exclusivamente para a produção de carros movidos a eletricidade.

ArcFox-1: o carro conceito super compacto 

arcfox-1 baic motor

Em abril de 2016, a BAIC apresentou seu novo carro conceito, o ArcFox-1. O carro se destaca principalmente por seu tamanho e design. 

Design e dimensões

O ArcFox-1 se mostra um carro um pouco diferente do convencional. O veículo é conversível e tem uma forma mais quadrada, com alguns detalhes em azul na pintura.

Mas o que mais se destaca é seu tamanho. Por conta do imenso número de carros nas ruas das grandes cidades, a nova tendência é a produção de veículos mais compactos, que não ocupem tanto espaço. Nesse quesito, o ArcFox-1 se sai muito bem.

O veículo compacto da BAIC mede 3 metros de comprimento por 1,6 de largura. Por ser menor, o ArcFox-1 também é mais leve, pesando apenas 890 Kg.

O carro acomoda 2 passageiros confortavelmente.

Potência e autonomia

Quando o assunto é potência, o ArcFox-1 se sai bem para o que propõe. Por ser um carro para uso na cidade, sua performance é mais modesta. Seria inútil comparar a potência do ArcFox-1 com os modelos da Tesla, por exemplo. 

O ArcFox-1 conta com um motor elétrico de 52 cavalos de potência, possibilitando ao veículo uma velocidade máxima de 120 Km/h.

O compacto da BAIC tem autonomia para rodar 200 Km até que uma recarga seja necessária.

Preço

O ArcFox-1 é vendido na China por um valor equivalente de 15 mil dólares, em conversão direta, R$ 49 mil. O carro não está disponível para compra no Brasil.

ArcFox-7: o esportivo elétrico da BAIC 

arcfox-7 baic motor

Apresentado durante o Auto Show de Pequim, o ArcFox-7 se mostrou bem diferente do modelo que vimos anteriormente. Caracterizado por seu design futurista e ótima potência, o esportivo da BAIC não é nada modesto em suas especificações.

Design

Inspirado na Fórmula E, o ArcFox-7 tem um design bem esportivo e futurista. Nota-se uma pequena semelhança com o BMW i8, também elétrico. Com linhas mais arredondadas e traços em azul, o carro também se destaca por suas portas com abertura vertical.

Potência e autonomia

Apesar do design bem chamativo, o destaque do ArcFox-7 fica para sua performance.

O carro tem um motor elétrico com potência de 603 cavalos, podendo atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.

A aceleração do ArcFox-7 também é incrível. O veículo vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos!

O ArcFox-7 tem autonomia para rodar cerca de 299 Km até que precise ser recarregado.

Preço

Por enquanto, o ArcFox-7 não teve seu preço revelado. Não há previsão de que o esportivo chegue ao Brasil.

EH300: o sedã de luxo da BAIC 

baic eh300

 

Apresentado pela montadora em 2014, o EH300 é um veículo baseado no Senova D80. Entre todos os modelos elétricos da montadora, o EH300 se mostra o mais convencional, porém, com boa potência e autonomia. 

Design e dimensões

Com traços mais marcantes, mas nada muito ousado, o EH300 não tem um visual tão diferente como os outros modelos da montadora. O EH300 é um sedã de luxo com aparência convencional, parecido com outros modelos da mesma categoria. 

As dimensões do EH300 são: 4,9 metros de comprimento e 1,8 de largura.

Potência e autonomia

O EH300 conta com um motor elétrico de 136 cavalos, que possibilita ao carro chegar ao uma velocidade máxima de 140 km/h.

Para armazenar a energia elétrica, o EH300 conta com um conjunto de baterias de lítio de 54 kWh, dando ao carro uma autonomia de 300 Km.

O carro da BAIC pode ser carregado em uma tomada comum, tendo sua bateria cheia em 10 horas.

Outra opção é carregar o EH300 em uma estação de carregamento rápida. Nessas estações, é possível carregar 80% da bateria em apenas 45 minutos.

Preço

O valor de venda do EH300 é estimado em 279.800 Yuans, moeda oficial da China. Em dólares, o preço do carro seria cerca de 43 mil. Convertendo esse valor em reais, se fosse vendido no Brasil, o EH300 sairia por R$ 140 mil.

Senova: marca de carros elétricos da BAIC

Além de lançar seus carros elétricos com marca própria, a montadora também está vendendo carros elétricos com a marca Senova. A Senova é subsidiária da BAIC Motor, que por sua vez é subsidiária da BAIC Group.

Entre os carros elétricos que a Senova vende estão o ES210, EV150, EV160 e EV200.

A China é um dos países que mais vende carros. Ver o mercado de veículos elétricos crescer nesse país e por todo o oriente é um bom sinal de que os carros elétricos estão se tornando parte do estilo de vida de muitas pessoas.

Nesse cenário, a BAIC está desempenhando um papel muito importante com a venda de seus carros movidos a eletricidade.

E voce, o que você achou dos carros elétricos da BAIC? Deixe sua opinião nos comentários!