Audi EVs terão cérebro administrador

Audi EVs vão ter um cérebro administrador

Na última quinta-feira (13), uma notícia muito interessante sobre os Audi EVs do futuro foi liberada pela fabricante: um cérebro digital vai comandar toda a física dos carros.

Para que a eficiência mecânica seja alcançada com louvor, é importante haver harmonia entre as componentes do carro. No entanto, essa tarefa é muito complicada para peças independentes e, por isso, há necessidade de algo que una todas as informações.

Controlador de componentes da Audi

Ter um ajuste na hora da frenagem ou aceleração, onde até mesmo a suspensão é compensada, é uma ótima forma de garantir mais performance. Porém, para que isso se torne realidade, é preciso de um movimento cronometrado e muito acurado. É justamente isso que os Audi EVs terão no futuro.

veja também: Lucid Air possui alcance insano acima de 800 km!

Audi EVs terão uma capacidade de computação incrível

Para que tudo aja de acordo com o esperado, a solução que imaginamos tem a ver com controladores independentes. No entanto, essa configuração não satisfaz as necessidades da fabricante, a qual pretende elevar o nível da plataforma eletrônica de seus carros.

Fontes da própria empresa afirmaram que a capacidade de computação dos próximos veículos será cerca de 10 vezes a do atual E-Tron. Uma abordagem holística será adotada para coordenar o sistema de segurança, frenagem, aceleração e assim por diante.

Sistema inteligente da Audi

O sistema atual de eletrônica consegue tomar conta de até 24 componentes ao mesmo tempo. Já esta nova abordagem conseguirá até 90 componentes simultaneamente. Todo o processo será ordenado por uma unidade controladora central, ou seja, um cérebro administrador.

A central de processamento tem ainda mais uma surpresa: ela poderá ser aplicada em vários outros veículos da marca, pois sua instalação é flexível. Além disso, será muito fácil realizar atualizações no sistema – algo que é complicado nos sistemas atuais da empresa.

Segundo a própria fabricante, a ideia por trás do novo sistema é aproveitar ao máximo todo o potencial dos novos Audi EVs, assim como veículos com muita massa e até mesmo melhorar o E-Tron.

O responsável pela arquitetura de chassis, Klaus Diepold, afirmou que “no final das contas, poderemos até aumentar a eficiência do trem de força no processo”.

Veja também: Audi quer disputar mercado de carros elétricos com o seu e-tron – Veja em detalhes!

Sistema de reciclagem de energia único no mundo

O carro E-Tron já possui a capacidade de recuperar uma grande quantidade de energia através de seus motores elétricos, ou seja, sem o uso das pastilhas de frenagem para isso. Segundo a fabricante, essa “reciclagem” ocorre em quase 90% de todos os eventos de frenagem.

Para que isso seja feito, uma complexa mistura de sistemas eletro-hidráulicos é feita, permitindo tempos de respostas curtos – na ordem de 150 ms – e sem o uso da mecânica do pedal de freio. Esse sistema é único no mundo todo.

Cérebro administrador dos novos Audi EVs

O uso de um cérebro administrador pode ser útil para escolher em qual eixo a reciclagem de energia vai acontecer. Essa otimização simples pode significar um grande aumento na quantidade de energia devolvida pelo sistema.

Quanto à aplicação deste sistema inteligente, a fabricante não explicitou em qual veículo ele será utilizado. É bem provável que ele seja empregado na nova geração de SUVs ou até mesmo em um E-Tron renovado. Há sempre a possibilidade de uma aposta arriscada da montadora, mas o que vai de fato ocorrer somente o tempo vai dizer.

Veja também: Model Y Ganha Versão com Tração Traseira!

O que achou da novidade? Você está preparado para carros inteligentes? Embora bata um frio na barriga, é inegável que se trata do futuro do mundo automobilístico.

Deixe nos comentários sua opinião!