A demanda e o interesse pela criação de veículos elétricos de grande porte, como caminhões e vans, já é uma realidade no Brasil. Aliás, buscando a redução da emissão de carbono, o investimento na eletrificação de frotas é um caminho para a sustentabilidade no setor logístico.
Ainda dependendo de alguns ajustes de estrutura e que esbarram nos interesses do governo, as frotas elétricas de grande porte já estão sendo produzidas. Inclusive, algumas montadoras já estão fabricando modelos diretamente no país.
Então, vale a pena entender melhor como isso pode afetar não apenas o setor logístico, mas a economia brasileira como um todo.
O que você vai ver aqui:
O mercado de caminhões e vans elétricas no Brasil
O que parecia futurista demais, já está rodando em nossas pistas por aí. Afinal, o mercado de caminhões e vans elétricas, hoje, já movimenta milhares de reais que aquecem a economia brasileira.
Criado para atender às demandas de sustentabilidade, notou-se que esse tipo de investimento traz, também, retornos financeiros mais viáveis. Isso justifica o interesse das montadoras na criação de frotas totalmente elétricas.
No Brasil, empresas como a JAC Motors tem disponibilizado diversas opções de veículos de grande porte eletrificados. Entretanto, ela não é a única. A VWCO (Volkswagen Caminhões) foi a primeira montadora a lançar um caminhão elétrico em terras brasileiras. Além disso, a Agrale, tradicional empresa produtora de motores a diesel, também está investindo nessa área.
Caminhões e vans elétricos: Quem já está se beneficiando dos modelos de grande porte?
Empresas de grande expressão já tem aderido ao uso dos caminhões e vans elétricas, na expectativa de reduzir custos com combustível, que tende a aumentar exponencialmente nos próximos meses. Ao mesmo tempo, contribuir com a redução da emissão de carbono, principalmente nos grandes centros urbanos, mais prejudicados com os gases poluentes.
É o caso da Ambev, importante fabricante de bebidas e que tem alcance nacional. A empresa já está investindo nos caminhões chamados de e-delivery, produzidos pela VWCO. Para tanto, foi realizado um pedido de 1.200 unidades, após um teste bem sucedido de 50.000 km de rodagem dentro da cidade de São Paulo.
Mas, a Ambev não está exclusivamente ligada à VWCO e também encomendou 1.000 unidades de caminhões elétricos à Agrale. A empresa está desenvolvendo uma frota em parceira com a startup FNM, de olho na autonomia dos veículos, que promete 200 km de rodagem.
A JAC também está nessa corrida de oferecer os modelos elétricos. Afinal, o grupo que importa os veículos da chinesa, SHC, está investindo pesado na divulgação e oferta do modelo iEV1200T, apostando no diferencial de autonomia. Os caminhões podem chegar à 250 km, se o condutor não “tiver o pé muito pesado”.
Inclusive, já conseguiram fechar a venda de alguns modelos para a PepsiCo, para a DHL e para a ManLog, que acaba de obter o primeiro caminhão elétrico do Centro-Oeste.
Além disso, é interessante destacar como o mercado de elétricos de grande porte tende a contribuir para a mobilidade nos centros urbanos. A visão, principalmente, é de reduzir o impacto ambiental nesses locais, onde alguns veículos grandes precisam se locomover. A empresa chinesa BYD também está fazendo a sua parte nessa área, desenvolvendo chassis elétricos para caminhões de lixo.
Caminhões e vans: Empresas para ficar de olho em 2021!
Então, se você está interessado nas frotas de elétricos, vale a pena ficar de olho em alguns nomes de montadoras. Citamos algumas que já estão em atividade no Brasil. Porém, é interessante se manter conectado com empresas estrangeiras e que não tardam a expandir os seus negócios para fora dos países de origem.
Por isso, fique atento a esses nomes. Afinal, eles prometem ser o futuro dos elétricos de grande porte.
Chanje
Startup com sede em Los Angeles e com apoio da China, essa empresa tem investido no desenvolvimento de vans, sendo a V8100 a sua obra principal. Inclusive, o modelo já está em uso em terras norte-americanas, sendo a frota oficial da FedEx.
Daimler Trucks
A alemã Daimler também anunciou a sua criação robusta, que atende até 18 rodas, o Freightliner eCascadia. Tradicional e conhecida pela produção dos Mercedes-Benz, a empresa, agora, aposta em sua linha elétrica.
Nikola Motors
Nikola One, Nikola Two e Nikola Tre. Por mais que os nomes não sejam tão inovadoras, essa montadora norte-americana apostou na criação de caminhões de grande porte, para rodar em estradas. Inclusive, está investindo na malha de alimentação, com 700 estações de hidrogênio espalhadas pelo país.
Rivian
A Rivian foi a montadora escolhida pela gigante Amazon para a criação de sua frota, buscando cumprir o seu compromisso de emissão de carbono zero até 2040. Portanto, serão 100.000 caminhões totalmente elétricos nas estradas.
Tesla
A Tesla já é um gigante reconhecida na produção de veículos elétricos e, agora, está levando todo o seu conhecimento para os robustos de grande porte. Portanto, o Tesla Semi é um modelo para ficar de olho. Afinal, Elon Musk é um verdadeiro visionário e não irá decepcionar.
Volvo
Com tradição na produção de motores a diesel, a Volvo também se modernizou e está produzindo modelos zero carbono. Inclusive, o VNR Electric está sendo desenvolvido para transporte pesado, inicialmente na malha rodoviária norte-americana.
Workhorse Group
Por fim, outra empresa que vale a nossa atenção é a Workhorse, com a sua picape elétrica Workhorse-15 e a van totalmente eletrificada C 1000. Serão mais de 180.000 modelos em até cinco anos, que serão destinados, primariamente, para atender o Serviço Postal dos Estados Unidos.
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