JAC iET 1200

Caminhão elétrico JAC iET 1200 chega ao Brasil em agosto

Com força total no mercado dos veículos elétricos, a JAC irá lançar seu caminhão elétrico, o iET 1200, no Brasil. 

O caminhão tem 200 km de autonomia e motor elétrico com 177 cavalos de potência. 

Além disso, é estimado que o custo de recarga do iET 1200 seja de R$ 30! Dessa forma, o valor do caminhão seria pago em menos de um ano com a economia.

O preço do JAC iET 1200 já foi definido: R$ 259.900. A entrega dos modelos encomendados será feita no final do ano. 

Saiba tudo sobre o iET 1200, caminhão elétrico da JAC Motors!

JAC Motors acelera no mercado de veículos elétricos

A JAC Motors é uma fabricante de automóveis chinesa que vem crescendo no mercado automobilístico em todo mundo. 

Com receita anual superior a 1 bilhão de dólares, está presente em mais de 100 países com uma produção anual maior que 500 mil unidades. 

Tudo isso foi possível com um forte investimento em centros de tecnologia para desenvolver projetos relacionados às linhas automotivas.

Na China, a JAC Motors é conhecida por ser a maior produtora de chassis de ônibus e caminhões. No Brasil foi realizada uma parceria em 2010 com o grupo SHC. 

Com a tal parceria, o grupo terá a responsabilidade por todo o processo desde a comercialização até a assistência técnica dos automóveis JAC.

Atualmente, a montadora está com foco total nos veículos elétricos. A empresa anunciou a venda no Brasil de seu carro elétrico, o iEV40, e agora, de seu caminhão movido a eletricidade. 

Caminhão elétrico JAC iET 1200 chega por mais de R$ 250 mil

O crescimento da JAC Motors e toda sua expertise na linha de caminhões a fez investir em um modelo de caminhão elétrico. 

O modelo foi anunciado 30 de junho. Trata-se do iET 1200. O veículo já pode ser encomendado no valor de R$ 259.900,00. Apesar da encomenda já ser possível, a entrega prevista é no final do ano.

O caminhão iET 1200 tem como principal uso o transporte de mercadorias em cidades. Para isso o veículo conta com um motor com potência de 177 cavalos com torque de 122,4 kgfm. 

O peso do veículo juntamente com sua carga máxima é de 5,8 toneladas. 

Como boa parte dos veículos elétricos, tem um sistema de carregamento lento e outro rápido (trifásico).

Os tempos de carregamento são 17 e 2 horas, respectivamente. Com carga total o veículo tem autonomia para rodar 200 km. 

Como um todo o veículo apresenta várias vantagens as quais é possível destacar duas: emissão zero de poluentes e baixo custo de operação. 

A redução na emissão de poluentes é um compromisso tanto com a natureza tanto com o próprio bem estar do ser humano. Já a redução nos custos pode ser um ótimo incentivo para modernizar a frota com caminhões elétricos.

Custo de recarga do iET 1200 pode chegar a R$ 30

É estimado que o custo para rodar 200 km no diesel seja, aproximadamente, R$ 150. Já para rodar os mesmos 200 km com o JAC iET 1200 o valor cai para perto dos R$ 30. 

Vamos fazer uma breve estimativa de quantos dias rodados são necessários para que o veículo elétrico seja equivalente a um caminhão a diesel. 

Vamos considerar unicamente os valores apresentados acima, levando em conta que um veículo similar a diesel custa por volta de R$ 150.000,00 como o caso do Mercedes-Benz Accelo 815. 

Sendo assim, há uma diferença de praticamente R$ 110.000,00 no valor. Considerando que cada caminhão rode, por dia, 600 km, temos que a economia, por dia, é R$ 360,00 somente com combustível. 

Sendo assim, são necessários aproximadamente 305 dias para que o custo do caminhão elétrico seja equivalente ao custo de um caminhão a diesel. 

Desta forma, depois dos 305 dias rodando, em média 600 km por dia, o caminhão elétrico iET 1200 se paga.

Convertendo em quilômetros necessários para a equivalência, isso resulta em menos de 200.000 km, que é uma distância anual bem comum para qualquer caminhoneiro. 

Além do custo operacional reduzido existe também uma maior facilidade de manutenção visto a simplicidade do motor elétrico. 

Sendo assim, tanto o custo operacional diário com combustível quanto manutenção preventiva e corretiva devem ser menores. 

Portanto, é de extrema clareza que os custos operacionais de caminhões elétricos já são uma grande vantagem.

E o JAC iET 1200 chega para entrar neste mercado em crescimento. Além do elétrico da JAC, já temos no Brasil o e-Delivery, da Volkswagen, que será usado como frota pela Ambev