fim-dos-carros-a-combustao-projeto-lei-brasil

Senado aprova fim dos carros a combustão no Brasil

Boas notícias para o mercado de mobilidade elétrica! O Senado brasileiro aprovou o fim dos carros a combustão no Brasil. Vamos te explicar tudo a seguir. 

No dia 12 de fevereiro de 2020, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou um projeto de lei que prevê a proibição da comercialização de veículos movidos a gasolina e diesel a partir de 2030

Além disso, segundo o projeto de lei, esses tipos de veículos também serão proibidos de circular no país a partir de 2040, 10 anos após o fim da venda. O projeto de lei, de autoria de Ciro Nogueira, abre exceção a veículos oficiais e de representação diplomática, além de carros de coleção.

Veículos estrangeiros também terão permissão para circular até 180 dias após a entrada no país. 

O projeto prevê a substituição dos veículos a combustão por elétricos, conhecidos por não emitirem qualquer poluição. Isso tudo para garantir a qualidade do ar nas cidades brasileiras e evitar a potencialização de problemas climáticos no futuro. 

Veículos a etanol não serão proibidos

O projeto de lei PLS 304/2017 prevê apenas a proibição de carros a gasolina e diesel. Sendo assim, veículos movidos a etanol (biocombustível) poderão ser vendidos para circular pelas ruas brasileiras. 

Apesar de ainda não ser 100% limpo, o etanol ainda é um combustível bem menos poluente que a gasolina e o diesel. 

Fim dos carros a combustão no Brasil segue tendência mundial

twizy-carbono-zero-fernando-de-noronha
Imagem: Renault/Divulgação

O fim dos carros movidos a gasolina e diesel não é uma novidade que o Brasil está implementando. Outros países, como Noruega, Alemanha e Áustria, são pioneiros nessa ação. 

A Áustria, inclusive, começará a proibir a venda desse tipo de veículo neste ano, seguida pela Noruega, que implantará a lei a partir de 2025. Reino Unido e China também são regiões que planejam o fim dos carros a combustão. 

No Brasil, Fernando de Noronha já havia iniciado um projeto similar, trocando seus carros a combustão por carros elétricos. Na ilha, os veículos a combustão não poderão circular a partir de 2030. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Quais benefícios o fim dos veículos a combustão pode trazer?

Muitos podem considerar uma medida dessas um tanto radical. E na verdade, é. Porém, é uma ação necessária para assegurar a qualidade de vida dos futuros brasileiros

Sabe-se que carros movidos a gasolina e diesel são altamente poluentes. A poluição, inclusive, pode ser observada como uma névoa cinza nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo. 

Neste contexto, tal medida traz benefícios à própria população, que poderá respirar um ar mais puro, ganhando mais qualidade de vida

Mas não é só isso. A diminuição da poluição também poderá ajudar no retardamento do efeito estufa, causado justamente pela emissão de CO², e diminuição dos efeitos causados pelo aquecimento global. 

Como prevê o projeto de lei, os veículos movidos a combustão deverão ser substituídos pelos carros elétricos. 

Estes não geram nenhum tipo de poluição, além de terem um custo bem mais barato, afinal, não precisam ser abastecidos, mas carregados. Para conhecer melhor como funciona um carro elétrico, clique aqui

Quais as barreiras para a implementação do projeto de lei?

Apesar de ser um projeto de lei que garante uma melhora na qualidade de vida, não se pode ignorar as barreiras que ainda temos para uma efetiva implementação deste projeto. 

Em primeiro lugar, sabemos que os carros elétricos ainda não são tão baratos por aqui. Isso porque ainda não é uma tecnologia difundida no país. A tendência é que esse tipo de veículo fique mais barato à medida em que novos modelos cheguem por aqui. 

É certo que diversas montadoras, como a Nissan, a Renault e a Chevrolet estão se esforçando para trazer seus carros elétricos para o Brasil. Mas será que até 2030, vamos ter um mercado acessível? Esperamos que sim. 

Outra barreira que precisa ser considerada é a da infraestrutura. Levando em consideração o tamanho do nosso país, ainda temos poucas estações de carregamento para carros elétricos. 

Mas isso está mudando aos poucos. Já há uma estrutura entre São Paulo e Rio, além de uma rede de eletropostos gigante no Paraná. A tendência é que a infraestrutura para carros elétricos evolua com o tempo. 

Incentivos para carros elétricos já foram dados pelo governo através do projeto Rota 2030. Cabe às indústrias também apostarem no Brasil com seus projetos de eletrificação. Então, resumindo, sim, o projeto de lei é benéfico, mas precisaremos da colaboração do governo e da indústria para fazer isso acontecer. 

Sobre o projeto de lei, Ciro Nogueira declara: 

“O Brasil não pode ficar à margem dessa discussão, já que a indústria automobilística aqui instalada tem toda condição de produzir automóveis tão avançados quanto os usados no exterior”

E você, o que achou do projeto de lei que prevê o fim dos carros a combustão? Deixe sua opinião nos comentários!