Uma Ferrari elétrica está sendo desenvolvida e promete ser tão inovadora e rápida quanto os carros da Tesla, segundo o CEO da empresa automotiva. Detalhes técnicos da Ferrari elétrica ainda não foram revelados e a expectativa é de que o modelo seja lançado após 2023.
Enquanto a Ferrari não lança seu modelo 100% elétrico, a Electric GT saiu na frente e converteu um Ferrari 308 em um carro totalmente movido a eletricidade.
E o que mais surpreendeu foi o fato de a versão elétrica ser mais rápida do que a comum!
Além da Ferrari elétrica, a empresa do Cavalinho Rampante está desenvolvendo seu primeiro SUV, possivelmente com motor híbrido. Com previsão de lançamento para 2019, o SUV da Ferrari promete ser o mais rápido da categoria!
O que você vai ver aqui:
Ferrari elétrica: a reviravolta da Ferrari
Até algum tempo atrás, a Ferrari não era a favor da produção de versões elétricas de seus carros. Sergio Marchionne, CEO do grupo FCA, já chegou a declarar que seria quase “obsceno” o desenvolvimento de Ferraris movidas a eletricidade.
Porém, parece que o CEO mudou de ideia. Durante o salão de Detroit de 2018, Marchionne anunciou que a empresa está desenvolvendo uma Ferrari elétrica.
Apesar de já ter apresentado a ideia do veículo, detalhes como especificações técnicas não foram revelados. O que se sabe é que a Ferrari elétrica seguirá a mesma linha superesportiva que a empresa sempre prezou em manter.
Durante uma entrevista para a Bloomberg, Marchionne declarou: “Se há um supercarro elétrico para ser produzido, então a Ferrari será a primeira.”
Diante dessa afirmação não resta dúvidas de que a Ferrari elétrica será muito potente, não decepcionando os fãs da marca.
Lançamento da Ferrari elétrica
Inicialmente, a empresa planejava realizar o lançamento do veículo no período entre 2018 e 2022.
Isso porque a Ferrari queria lançar seu modelo 100% elétrico perto da data em que o Roadster, carro da Tesla, começaria a ser vendido: 2020.
Sobre a concorrência da Ferrari elétrica com os modelos da Tesla, Marchionne declarou: “As pessoas ficam de boca aberta com o que a Tesla fez com um superesportivo. Não estou tentando diminuir o que Elon (Musk) fez, mas acho que todos nós podemos fazer também”.
Mas ao que parece a Ferrari elétrica não conseguirá competir diretamente com o Roadster, pois sua data de lançamento foi adiada.
A empresa anunciou que a Ferrari elétrica só estará pronta depois de 2023.
Marchionne justificou o adiamento dizendo que o desenvolvimento de carros elétricos não é a prioridade da empresa.
Ferrari lançará SUV
Além da Ferrari elétrica, a montadora está desenvolvendo outro modelo fora de sua zona de conforto: um SUV.
A novidade foi anunciada por Sergio Marchionne durante o Salão de Detroit em 2018.
Machionne declarou que, com a produção do primeiro SUV da Ferrari, a montadora pretende aumentar seu volume de vendas – atualmente, cerca de 10 mil carros por ano.
SUV da Ferrari não ousará no design
Apesar de a Ferrari estar desenvolvendo um modelo fora do habitual, os puristas podem respirar um pouco mais aliviados.
Isso porque o carro não será um SUV propriamente dito, no estilo off road, mas uma espécie de utilitário com traços de design que remetem ao cupê.
Segundo Marchionne, “(O SUV) parecerá com o que um veículo utilitário da Ferrari precisa parecer.”
Ferrari quer produzir SUV mais rápido da categoria
O SUV da Ferrari, que por enquanto leva o codinome FX16, deverá ser o utilitário mais rápido do mundo.
A Ferrari quer produzir um SUV em que a principal característica seja a performance parecida aos superesportivos.
Para isso, a montadora usará o conjunto mecânico com sistema de tração integral utilizado anteriormente no FF.
Além disso, a empresa poderá usar um sistema de propulsão híbrido com um motor V8 Turbo.
No momento, o principal concorrente do futuro SUV da Ferrari é o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. O veículo pode acelerar de 0 a 100 Km/h em cerca de 4 segundos.
“Não acho que a Ferrari tenha medo do Alfa”, disse Marchionne sobre a concorrência.
SUV da Ferrari será lançado em breve
O utilitário da Ferrari será colocado à venda mais rápido do que muitos imaginaram. A estimativa é que o SUV esteja pronto para comercialização entre o final de 2019 e começo de 2020.
“Eu vi o carro quando estava na Europa há oito dias. Então estamos desenvolvendo o veículo, mas ele não está finalizado. (…) Mas ele parece bom.”, declarou Marchionne.
Estima-se que o veículo da Ferrari será vendido por 300 mil euros, cerca de R$ 1,3 milhões em conversão direta.
Electric GT converte Ferrari 308 em veículo 100% elétrico
Enquanto a Ferrari elétrica não sai do papel, a Electric GT, empresa responsável pela criação de corridas de carros elétricos, saiu na frente e converteu uma Ferrari.
Produzida em 1978, a Ferrari 308, praticamente destruída após pegar fogo, foi comprada, restaurada e convertida pela Electric GT.
A empresa trocou toda a motorização da Ferrari e a equipou com três motores elétricos capazes de produzir 415 cavalos de potência. Além disso, a Ferrari elétrica da Electric GT conta com uma bateria de 48 células de íon lítio, com capacidade de 28,5 kWh.
E o resultado da transformação foi surpreendente. Após testes, a Ferrari elétrica se mostrou mais rápida do que a versão tradicional.
Para testar a performance da Ferrari elétrica convertida, a Electric GT a colocou em um confronto com uma Ferrari comum.
Os dois modelos foram colocados em uma pista de corrida e motoristas profissionais as conduziram em um mesmo circuito. O resultado não poderia ser mais incrível.
A Ferrari elétrica foi 10 segundos mais rápida e conseguiu completar uma volta no circuito antes que o modelo comum.
Assista a esse vídeo para conhecer a Ferrari elétrica da Electric GT em detalhes.
Através dessa conversão, a Electric GT mostrou que, além de ser ecologicamente correta, uma Ferrari elétrica é até mais rápida.