industria-4.0

A Indústria 4.0 está transformando o Setor Automobilístico

A Indústria 4.0 traz muitas novidades e promete revolucionar o modo de se produzir. Essas mudanças podem ser cruciais para resolver os desafios atuais do setor automobilístico.

A Indústria 4.0 traz a informática e a internet para dentro das fábricas, de forma a aprimorar a produção de diferentes formas. Essas mudanças afetam todos os setores da indústria, incluindo, é claro, o setor automobilístico.

Mas do que se trata, afinal, a Indústria 4.0? E o que podemos melhorar na indústria automobilística? É possível fazer isso com a Indústria 4.0? 

Continue lendo para descobrir!

O que é a Indústria 4.0?

Quando se fala em Indústria 4.0, estamos falando de informação. Essa informação é coletada das mais diversas formas, seja por inputs do usuário ou sensores em equipamentos. Em seguida, os dados são enviados quase instantaneamente para outros equipamentos, muitas vezes através da nuvem, e trazem uma vasta gama de possibilidades.

Algumas das mais interessantes, certamente, estão relacionadas à área da automação: as informações de inúmeros processos podem ser enviadas e analisadas simultaneamente em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana. Depois, o próprio sistema responde de acordo com sua programação, seja para controlar um processo ou tomar uma medida de emergência.

Com tantas informações viajando de um lado para o outro tão rapidamente, é possível automatizar inúmeros processos e gerar valor nas mais diversas áreas, como segurança, controle de qualidade, produtividade, logística e muito mais.

E o melhor de tudo é que as vantagens podem ser aplicadas a qualquer área da indústria, como o setor automobilístico, alimentício e têxtil.

Quais mudanças e vantagens a Indústria 4.0 apresenta?

Um dos elementos mais importantes da Indústria 4.0 é a comunicação entre máquinas. Em vez da necessidade de um elemento humano para realizar o monitoramento do processo, o sistema consegue fazer isso de forma autônoma ou semi autônoma.

Os dados do processo são enviados para centrais lógicas, que avaliam a todo momento as diversas variáveis envolvidas e respondem à altura. Essa resposta pode ser a correção de um desvio nos parâmetros, um alerta de necessidade de manutenção ou mesmo uma ação de emergência, em casos mais graves.

Além disso, os dados muitas vezes são transportados pela nuvem, outra característica marcante da Indústria 4.0. Isso dá ainda mais alcance às ações disponíveis e permite tanto o controle remoto de um processo como a preparação do processo seguinte na cadeia de produção.

Outro ponto importante da Indústria 4.0 é a versatilidade. Os consumidores, cada vez mais, querem produtos personalizados, seja por necessidade prática ou puro gosto pessoal. Com as tecnologias avançadas desse novo modelo, é possível diversificar enormemente a produção, chegando ao nível de criar uma única peça para um cliente específico.

Considerando tudo isso, podemos afirmar que a Indústria 4.0 traz grandes vantagens em áreas como:

  • Produtividade;
  • Logística;
  • Segurança;
  • Controle de qualidade;
  • Monitoramento;
  • Manutenção.

Tudo isso, é claro, reflete nos custos da empresa, permitindo uma economia acima do normal e aumentando a acessibilidade a novos consumidores.

Aspectos importantes sobre o setor Automobilístico

Por mais que olhando de fora o setor automobilístico pareça imbatível, as coisas não são bem assim. Existe uma diversidade de desafios e pontos a melhorar no modo de produção, que podem ser finalmente solucionados graças à Indústria 4.0.

Consciência ambiental

As novas gerações têm uma consciência ambiental e social muito mais proeminente que as anteriores. Os novos usuários, preocupados com questões como o aquecimento global e a poluição do ar, buscam cada vez mais alternativas sustentáveis, como os motores elétricos.

Isso faz com que seja necessário desenvolver e implementar tecnologias que ajudem a amenizar esses problemas, como sistemas de combustão mais eficientes ou motores movidos a energias renováveis.

Segurança

Apesar de a maioria dos acidentes de trânsito serem causados por falha humana, a segurança do veículo nunca deve ser tomada como suficiente. Em 2015, uma falha nos carros da GM causou quase 700 acidentes e dezenas de mortes, trazendo prejuízos imensos para a empresa.

Por isso, um dos desafios do setor automobilístico é reduzir o máximo possível a chance de falha mecânica, tornando o veículo o mais seguro possível.

Preços mais acessíveis

Um dos fatores mais relevantes para que uma pessoa não tenha um carro são o preço e o custo de manutenção. Valores altos e impostos afastam o consumidor, muitas vezes levando-o a comprar seu veículo de forma informal ou simplesmente desistir da compra.

É preciso descobrir novos meios de reduzir custos na cadeia de produção, de forma a repassar esses valores menores ao cliente final.

Novos perfis de usuário

Não se anda mais de carro como antigamente. Hoje em dia, especialmente no caso de casais ou pessoas que vivem sozinhas, muitos usuários não veem sentido em manter um veículo projetado para 4 pessoas ou que não seja usado diariamente. Assim, surge a busca por veículos compartilhados e outros métodos de locomoção.

Para que a compra de veículos não diminua, o setor automobilístico deve se adaptar esses novos perfis de usuário e buscar alternativas que agradem os dois lados.

O que esperar da Indústria 4.0 no setor Automobilístico?

setor-automobilistico-industria-4.0
Fonte: Pixabay

Felizmente, a Indústria 4.0 promete ajudar — e muito — a vencer os desafios do setor automobilístico através do uso inteligente da tecnologia.

Com um controle de qualidade muito mais eficiente, por exemplo, será possível detectar mais falhas antes de os veículos serem liberados para venda. Isso tornará os carros muito mais seguros, reduzindo acidentes por falhas mecânicas.

A Indústria 4.0 também permitirá uma produção maior de veículos em menos tempo. Graças à automatização ainda mais intensa dos variados processos da cadeia produtiva, será possível diminuir drasticamente o tempo de parada e garantir mais produtividade.

A otimização dos processos, maior rendimento de material, redução de desperdícios e agilização da manufatura, além dos diversos outros fatores já mencionados, têm impacto direto nos custos da produção. Isso significa que o valor final também será menor, tornando-o muito mais atraente ao usuário. 

E com a versatilidade proporcionada pelas tecnologias da Indústria 4.0, será possível flexibilizar a linha de montagem para a produção de novos modelos, que possam ser mais atraentes a diferentes perfis e que estejam de acordo com os valores sociais do cliente.

O futuro está chegando com a Indústria 4.0!

Muito do que já temos hoje parecia apenas ficção científica alguns anos atrás. A tecnologia avança cada vez mais rápido e isso tem seus resultados no setor automobilístico. Carros elétricos, produção com demanda e fábricas inteligentes parecem coisa do futuro, mas podem estar mais próximas do que imaginamos.

E você, o que espera do setor automobilístico no futuro? Diga nos comentários!

Quer saber o que esperar da Indústria 4.0, tanto no setor automobilístico como em outros setores da indústria? Então dê uma olhada no resto do blog e descubra muito mais! Até a próxima!