Os carros vêm passando por atualizações constantes durante os anos, podemos perceber evoluções mais constantes nas ultimas décadas, os motores elétricos chegaram para trazer mais comodidade, leveza e menos malefícios ao meio ambiente.
Continue lendo esse post e veja as vantagens de um motor elétrico e veja também que essas mudanças estão mais perto de você do que você imagina, fique ligado!
O que você vai ver aqui:
Como funciona o motor elétrico de carro
Um motor elétrico trabalha da seguinte forma, ele converte a energia elétrica em energia mecânica, esses motores operam pela interação entre o campo magnético com motores de tração.
Os motores elétricos podem ser encontrados em diversos equipamentos, como: Eletrodomésticos, ventiladores industriais, sopradores e bombas, os motores são alimentados através de uma fonte de corrente contínua, como bateria, veículos motorizados ou retificadores, ou por fontes de corrente alternada, como a parte da rede elétrica, inversores ou geradores.
Os maiores motores elétricos são usados em navios, na propulsão deles, compressão de dutos e armazenamento bombeado.
Eles são usados para produzir força linear ou rotativa, e são diferenciados de dispositivos como solenoides e alto falantes magnéticos que convertem eletricidade em movimento, mas não geram potências mecânicas usáveis.
Diferença entre motor elétrico e motor a combustão
As diferenças entre esses dois motores são bem grandes, começando pela saúde do planeta.
Os motores de combustão emitem muitos gases poluentes, os principais deles são: Monóxido de carbono, hidrocarbonetos, dióxido de enxofre, aldeídos, óxidos de nitrogênio e material particulado.
O motor a combustão funciona de forma que a partir da mistura entre ar e combustível , formando uma faísca que causa uma explosão, acionando um pistão que aciona uma manivela, fazendo o motor girar.
Já o elétrico, não tem queima de ou explosão, ele funciona com conjunto de bobinas que trabalham com a inversão de campos magnéticos.
Na aceleração do motor a combustão, uma borboleta permite uma entrada maior de ar para combinar o combustível e causar uma explosão maior, dando assim, mais potencia ao motor.
No motor elétrico é preciso controlar a quantidade de energia que é enviada para o motor, quanto maior a frequência, mais rápido ele gira e quanto menor a frequência, mais lentamente ele é girado.
Os motores elétricos possuem bem menos componentes que os motores a combustão, ocasionando menos problemas, e reparos menos frequentes.
Porém, por serem mais novos, os motores elétricos ainda podem passar por muitas evoluções, já os motores a combustão, por estarem no mercado ha bem mais tempo já atingiram seu limite de evolução.
Tipos de motores elétricos
Como já vimos, os motores elétricos se dividem em corrente alternada e corrente contínua, vamos ver agora os tipos de cada um deles.
Motores de corrente alternada:
– Motor de indução
O motor de indução é o tipo de motor elétrico mais comum no mundo. Esse tipo de motor é eficiente e muito poderoso, é usado em trens a diesel, aplicações industriais, bombas, compressores e inúmeras coisas.
– Motor universal
Este motor é bem potente e pode ser usado em corrente alternada ou continua. Pode rodar em altas velocidades, é usado com frequência em maquinas de levar e furadeiras elétricas.
– Motores síncronos
Este motor funcionado como o motor de indução, porém, ele se move com frequência de linha, fornece uma velocidade estável que é determinada pelo número de polos e pela frequência de alimentação da corrente alternada fornecida.
– Motor de polo sombreado
Este motor é um motor monofásico. Ele tem possui apenas uma bobina com eixo de rotação no centro. Apesar de ser lento para iniciar, atinge um forte nível de torque uma vez que o motor tenha começado a girar rapidamente.
Motores de corrente contínua:
– Motor escovado:
Possui um alto torque de partida, ou seja, um início potente.
Ele pode ser usado em diversas finalidades, tem controle de velocidade fácil usando o nível de tensão para controlar.
– Motor sem escova
A escova é trocada por um interruptor elétrico externo que é sincronizado com a posição do motor.
Ele é mais eficiente que os motores de escova, têm uma longa duração desde que funcionem a uma temperatura mais baixa.
Como medir a potência e performance
A potencia de um motor elétrico pode ser medida em potência ou kilowatts.
Falando um pouco sobre como os motores, elétricos ou a combustão, enviam energia para as rodas, a diferença principal é que é em potencia e torques imediatos.
Pode-se dizer que um de seus motores a gasolina tem 300 cavalos de potencia, mas na verdade é o pico de potencia.
Esse numero é a maior quantidade de energia que o motor fornece a um certo numero de rotação por minuto(RPM).
Um motor elétrico é parecido com o funcionamento de uma lâmpada, quando acionada, ela acende imediatamente, não precisa de tempo para aumentar a capacidade dela, a potencia de pico de um EV está sempre em zero RPM’s, que no Tesla Roadster é de 288 cavalos de potencia e 295 libra-pés de torque.
Isso significa que, como a potencia pode ser vista imediatamente, talvez não seja preciso mais carros com números enormes de potencia.
O modo de condução do carro será mais suave e mais silenciosa, e com certeza com menos manutenções, já que um motor elétrico tem menor partes móveis que um motor a combustão.
Carros elétricos e as vantagens de usar motor elétrico
As vantagens de um carro elétrico são muitas, boa parte delas a partir de seu motor.
Motores elétricos geram movimento, não calor, a reação é um campo magnético.
Com o eixo do motor impulsionando magneticamente em vez de mecanicamente.
Os motores elétricos são mais poderosos, porque em velocidades mais baixas, os motores elétricos fornecem mais torque do que motores a combustão.
Os motores a combustão oferecem um desempenho maior em relação aos motores elétricos, porém eles dependem de combustível por mais tempo.
Outra vantagem é o fato dos motores elétricos serem mais simples, o melhor torque dos elétrons tem uma vantagem secundária, com menos torque em baixas velocidades, os motores e gasolina precisam da ajuda de uma transmissão para se movimentar, os motores elétricos não precisam dessa transmissão.
Além disso, eles se alimentam, pois todo motor elétrico é também um gerador elétrico, isso ajuda na implementação da frenagem regenerativa, que recupera o impulso para frente como carga da bateria.
Os carros elétricos são mais inteligentes, porque eles geram mais oportunidades de monitora-los e ajusta-los.
Os sistemas de controle tem mais precisão e uma transparência maior do que acontece com o carro.
Vantagens de um motor mais leve
Ter um motor mais leve ajuda na condução do carro, garantindo suavidade no veículo.
A diferença é logo notada quando é possível dirigir um carro elétrico.
E esses motores funcionam tão bem quanto os de combustão, a grande jogada para que isso aconteça é ajustar seus campos magnéticos para funcionar de forma mais eficiente.
É possível converter um carro a gasolina para carro elétrico?
Essa mudança de motor a combustão para motor elétrico se chama conversão, para fazê-la, é preciso escolher a voltagem a ser usada no seu carro, ela pode ser entre 96 e 192 volts e escolher a bateria, que pode ser de chumbo-ácido selada, bateria de alta performance, bateria para carro de golfe ou bateria de lítio.
Esse processo começa com a troca de alguns componentes do carro, como: Motor, embreagem, radiador e tanque.
No lugar deles, entra o motor elétrico, o controlador e as baterias.
Outro item necessário é conversor CC, que é importante por auxiliar a corrente da bateria seja modulada e forneça energia para a partida dos acessórios do carro.
Conclusão
São claras as muitas vantagens dos carros com motores elétricos para os carros com motores a combustão. Basta conferir cada detalhe dessa postagem.
Compartilhe esse post com seus amigos, ajude-os um pouco mais sabre os carros que irão dominar o mercado em poucos anos.