A fabricante de automóveis Jaguar e a Waymo, desenvolvedora de carros autônomos da Alphabet, acabam de anunciar o lançamento do Jaguar I-Pace elétrico e sem motorista.
A previsão é de que 20 mil unidades sejam produzidas nos dois primeiros anos para serem utilizadas pela Waymo em seu serviço de transporte de passageiros, possibilitando milhões de viagens-teste.
As empresas acreditam que a parceria irá elevar o conceito de carro elétrico e autônomo a um novo patamar, combinando alta tecnologia de mobilidade e requinte de fabricação.
O que você vai ver aqui:
Parceria feita para durar anos
O dia 27 de março pode entrar para a história com o anúncio de uma parceria de longo prazo firmada entre o braço do Google que desenvolve veículos autônomos, Waymo, e a fabricante de carros, Jaguar Land Rover.
Desta parceria ficou acordado que a Jaguar produzirá 20.000 carros nos dois primeiros anos para a Waymo utilizar em seu serviço de carros sem motorista.
O CEO da Jaguar, Prof. Dr. Ralf Speth, disse que que a paixão da Jaguar em busca de uma mobilidade inteligente, necessita de parcerias de longo prazo.
Vale lembrar que a montadora anunciou que vai produzir apenas carro elétricos já a partir de 2020.
Ele ainda garantiu que Waymo e Jaguar entregarão um carro autônomo com “graça, espaço e ‘ritmo’ ambiental” esperado pelos consumidores.
O CEO da Waymo, John Krafcik, afirmou que o foco da empresa dele é criar o melhor motorista, e que a Jaguar desenvolveu um carro 100% elétrico. O I-Pace é uma nova referência em termos de segurança, desenho e possibilidades.
O executivo garantiu ainda que os passageiros irão desfrutar de uma experiência segura, Premium e encantadora proporcionada pelo carro.
Primeiro serviço de transporte por carro autônomo
No mesmo anúncio a empresa afirma que é a única empresa a ter uma frota de carros autônomos rodando em vias públicas e no final do ano disponibilizará o primeiro serviço de transporte em carros autônomos.
O público poderá através do aplicativo Waymo requisitar um veículo autônomo já no final do ano, segundo a empresa, resta saber quando chegará ao Brasil.
I-Pace o Jaguar Elétrico
O Jaguar I-Pace (que pode ser comprado no Brasil) foi lançado recentemente pela montadora inglesa e é o primeiro utilitário totalmente elétrico da marca de carros de luxo.
As primeiras entregas tem previsão de ocorrer no próximo verão do hemisfério norte que começa em Dezembro.
O veículo será capaz de viajar 240 milhas sem recarregar a bateria e ir de 0 a 96 km/h em 4,5 segundos.
O objetivo das empresas é combinar a automação segura e inteligente desenvolvida pela Waymo com o luxo e a qualidade habituais do novo carro totalmente elétrico da Jaguar.
Confira o vídeo apresentando o novo I-Pace.
Confira detalhes completos do carro.
Waymo
A Waymo, anteriormente conhecida como “Google Car Project”, pertence à Alphabet, que também é dona do Google.
A empresa foi criada em 2009 e já testou veículos de outras montadoras, como a Chrysler, com seu sistema de direção sem motorista.
Empresas de tecnologia investem muito em carros autônomos.
Não é só a Waymo e a Jaguar que estão na corrida para lançar veículos elétricos e que dispensam os motoristas.
O Uber tem investido pesado em carros autônomos e tem parcerias com montadoras para produzir outros modelos que não necessitam motoristas.
A empresa Toyota também já anunciou um braço de suas operações focado nesses veículos.
Até mesmo a empresa focada em equipamentos eletrônicos, Apple, tem esforços mirando neste mercado em um futuro próximo.
A GM também testa veículos elétricos e autônomos, assim como a Tesla desenvolve sistemas de autopilot.
O Uber recentemente se envolveu em acidente fatal testando seu próprio sistema de direção sem motorista num utilitário da Volvo.