O mini caminhão elétrico da Tesla foi lançado no dia 16 de novembro. Podem ter certeza de que estávamos ligados nesse evento.
BAMF pic.twitter.com/r535Hv4Xz7
— Tesla (@Tesla) November 17, 2017
Elon Musk vinha falando algumas características do mini caminhão antes do lançamento e ele não decepcionou quem acreditou. O mini caminhou apresenta alta tecnologia em todos seus aspectos: motores, design, segurança, conforto e economia!
O visual do mais novo veículo da Tesla é semelhante a um trem-bala, seu interior é equipado com alta tecnologia de segurança. Tudo o que se quer quando o seu trabalho se resume a viajar horas e mais horas todo dia.
Este veículo de carga será vendido somente a partir de 2019, porém ele poderá ser visto nas rodovias antes disso. A própria Tesla trocará sua frota de caminhões por seu novo modelo para testá-lo e aproveitar de seus benefícios.
O que você vai ver aqui:
Elon Musk realista
Elon Musk, diretor da Tesla, é um dos grandes representantes da empresa e sempre é ativo em relação às novidades elétricas da montadora. Ele participa de muitos lançamentos e sempre aumenta a expectativa antes deles.
Mas dessa vez ele foi realista. As novidades que ele antecipou foram mostradas no dia do lançamento. O mini caminhão realmente deve ter sido uma das “melhores coisas que ele já viu” (assim como ele disse no Twitter).
Quase o dobro de economia!
Não podemos anunciar o novo mini caminhão da Tesla sem mostrar os números que impressionam a qualquer um:
- Quatro motores elétricos independentes;
- Consumo de menos de 2 kWh por milha (quase 1 kWh por km!);
- Vai de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos! (20 segundos quando estiver carregando 36,3 toneladas);
- Autonomia de até 800 km;
- Um comboio de três caminhões não gastaria nem três reais cada por milha (1,6 km). Enquanto um caminhão a diesel gastaria cinco reais percorrendo a mesma distância!
- Uma tecnologia permite aos caminhões economizarem quando viajam em comboio. Já um mini caminhão sozinho gastaria cerca de quatro reais por milha; e outro grande número, mas que não impressiona positivamente,
- Os valores variam de 150 a 180 mil dólares, respectivamente, para mini caminhões com 480 e 800 km de alcance por bateria
Já na primeira viagem de 800 km, o motorista poderia economizar cerca de 500 reais em combustível! Enquanto um comboio economizaria mais de 1000 reais!
Design exterior e interior de luxo
Imaginem um mini caminhão com a cabine semelhante a um trem bala! Esse é o design do mini da Tesla, um formato aerodinâmico semelhante a uma bala de revólver que diminui a resistência do ar e facilita o deslize dele pelo asfalto.
O conforto do interior do mini caminhão também não decepciona. “É como dirigir uma carro de fórmula 1”, disse Elon Musk. Isso se mostra verdade porque o motorista senta no meio da cabine e a arrancada dos motores é instantânea.
As tecnologias de segurança são as melhores possíveis. O mini caminhão vem com piloto automático que ajuda a evitar colisões, tem um baixo centro que gravidade diminuindo a chance de tombar e de perder o controle da carga. Ele também possui câmeras que transmitem para monitores na cabine, evitando, assim, que haja um ponto cego visão do motorista.
A Tesla está pensando em disponibilizar potentes carregadores (Megachargers) capazes de recarregar energia suficiente para 400 milhas em apenas meia hora!
A garantia também surpreende, foi dito que o mini caminhão não vai quebrar antes de 1 milhão de milhas (1,61 milhão de km). E que mesmo que dois motores quebrem, os outros dois são capazes de fazer o mini caminhão andar.
O primeiro cliente já está garantido
No dia 25 de novembro aconteceu um evento chamado Conferência de Transporte e Logística (Conference of Transport and Logistics) na Holanda. A Tesla foi representada pelo seu vice-presidente de programas Jerome Guillen. Ao falar do mini caminhão, ele disse que a própria Tesla seria a primeira empresa que o usaria para transporte de carga.
Isso não é nenhuma novidade, um mini caminhão tão bom assim até a Tesla iria querer usar.
A ideia é mais ou menos essa: usar os novos mini caminhões para transportar carga entre as instalações da empresa. A Tesla tem uma instalação na Califórnia e a Gigafactory em Nevada. Um fato interessante aqui é que a distância entre as duas instalações é de aproximadamente 250 milhas. Ou seja, é como se a bateria do mini caminhão fosse desenvolvida exatamente pra isso, pois ela é capaz de 500 milhas. Assim o mini caminhão pode ir de uma instalação a outra e voltar sem precisar recarregar.
Isso é muito importante para que a própria Tesla sinta na pele o que seus cliente vão sentir ao comprar o mini caminhão. Se o transporte entre as instalações ocorrer como esperado, o mini caminhão se mostrará tão eficiente quanto foi prometido. Caso contrário, a Tesla ainda poderia fazer ajustes para atingir a eficácia prometida.
Estamos muito animados pelo novo lançamento da Tesla, a indústria de caminhões não tinha uma novidade assim há décadas! Desejamos que a produção do mini caminhão não decepcione os clientes que estão investindo desde agora e que, com ele já nas rodovias, os números de poluição e acidentes despenquem!
A primeira entre foi realizada no dia 7 de Março
A primeira entrega, ou viagem de carga, foi realizada pelo Tesla Semi no dia 7 de março e foi divulgada através de uma postagem no Instagram no próprio Elon Musk.
Na ocasião o empresário anunciou que era a primeira viagem com carga do caminhão, disse que o caminhão carregou “packs” de bateria da Gigafactory nas montanhas de Nevada para a fábrica de Tesla na California.