Em menos de 100 dias, a Tesla construiu a maior bateria do mundo na Austrália. O projeto ambicioso será capaz de armazenar energia para suprir até 30 mil casas no país.
Após uma série de tempestades e outros eventos climáticos, algumas regiões da Austrália do Sul sofreram com a falta de energia.
Para solucionar o problema, o governo da região abriu uma licitação para a construção de uma bateria gigante.
A Tesla ganhou a licitação e Elon Musk apostou que a montadora construiria a bateria em até 100 dias. Caso isso não ocorresse, a bateria não custaria nada ao governo.
A empresa conseguiu cumprir o prazo e entregou a maior bateria do mundo com antecedência.
Com uma potência de 100 MegaWatts, a bateria da Tesla pode energizar as 30 mil casas por uma hora, quando há falta de energia.
Saiba tudo sobre a maior bateria do mundo, construída pela Tesla.
O que você vai ver aqui:
Austrália do Sul abre licitação para construção de bateria
Em março de 2016, a Austrália do Sul passou por condições graves de clima. Após várias tempestades muito fortes, vários lugares da região ficaram sem luz.
Estima-se que 30 mil casa ficaram sem energia após as tempestades.
Algum tempo depois, devido à alta temperatura, houve outra queda de energia.
Para solucionar esse problema, em março de 2017 o governo local resolveu realizar uma licitação para a criação de uma bateria gigante.
Um incentivo de U$ 114 milhões para a construção de soluções de energia renovável foi anunciado pelo governo local.
Tesla ganha licitação para construir maior bateria do mundo
Conhecida como a pioneira, não só na produção de carros elétricos, como também no desenvolvimento de baterias, a Tesla não poderia ficar de fora do concurso para a construção da maior bateria do mundo.
Concorrendo com mais 90 empresas, a Tesla foi selecionada para realizar o projeto.
Elon Musk aposta que Tesla construirá a maior bateria do mundo em 100 dias
A Tesla conseguiu ganhar a licitação para a construção da maior bateria do mundo na Austrália. Mas a empresa foi além.
Lyndon Rive – vice -presidente na área de produtos para energia da Tesla – declarou durante um evento que a Tesla poderia construir a maior bateria do mundo em apenas 100 dias.
A declaração foi suficiente para gerar toda uma expectativa em cima do projeto.
Após a declaração de Lyndon, Myke Cannon Brookes, co-fundador da Atlassian, empresa australiana de tecnologia, perguntou a Musk através do twitter se a afirmação era verdadeira:
“Lyndon e Elon Musk, o quão séria é essa aposta? Se eu puder arrumar o dinheiro (e as questões políticas), vocês podem garantir os 100MW [da bateria] em 100 dias?”
Algumas horas depois, Musk respondeu em seu twitter:
“A Tesla irá instalar e fazer o sistema [da bateria] funcionar em 100 dias após o contrato ser assinado, ou [a bateria] será gratuita. Isso é sério o suficiente para você?”
Tesla constrói maior bateria do mundo em menos de 100 dias
Elon Musk cumpriu sua aposta.
O contrato foi assinado em 29 de setembro de 2017. Em 23 de novembro do mesmo ano, a maior bateria do mundo já estava instalada.
Após a instalação, a bateria precisou passar por alguns testes e validações. Porém o prazo apostado por Elon foi cumprido e batido com antecedência.
A bateria seria ligada em 1º de dezembro, data que marca 100 dias após a assinatura do contrato. Porém, devido a condições climáticas não favoráveis, a bateria foi ligada antes, em 30 de novembro.
A cerimônia de lançamento da maior bateria do mundo contou com a presença de representantes da Tesla, além do primeiro-ministro da Austrália do Sul, Jay Weatherill.
Muitos acharam que um prazo de 100 dias para construir uma bateria gigante seria impraticável.
Mas para Elon Musk, vencer barreiras já é um costume.
O empresário já mandou um carro da Tesla para o espaço e criou o Hyperloop, meio de transporte que corre a 1200 km/h.
Parte do sucesso do desenvolvimento e instalação da maior bateria do mundo se deve ao fato dela ter sido produzida na Gigafactory.
A bateria instalada na Austrália foi feita em nevada, na segunda unidade da Gigafactory, conhecida como a maior fábrica do mundo.
A maior bateria do mundo é da Tesla
A Austrália agora é considerada uma das regiões que mais utiliza energia renovável. Isso também se deve ao fato de que eles podem armazenar a energia renovável na nova e maior bateria já construída.
A maior bateria do mundo é da Tesla e foi construída na área rural de Jamestown. A cidade fica a 200 Km de Adelaide, capital da região da Austrália Meridional.
O parque eólico de Hornsdale, comandado pela empresa de energia francesa Neoen, será o responsável por abastecer a bateria.
Toda energia em excesso produzida pelo parque será armazenada na bateria gigante da Tesla.
A maior bateria do mundo tem 100 MegaWatts de potência. Ela poderá suprir a energia de 30 mil casas por um período de uma hora.
Ela também será usada nos horários de pico, em que há uma grande demanda por energia elétrica.
A bateria da Tesla coincidentemente foi ligada no início do verão australiano. Essa é a época em que mais energia é necessária, pois muitos aparelhos de ar-condicionado são usados durante o verão.
Com 10 mil metros quadrados de área, a bateria construída na Austrália é três vezes maior que a Mira Loma, instalada na Califórnia.
Até então, essa bateria da Tesla era considerada a maior do mundo.
A maior bateria do mundo é feita a partir do Powerpack 2, modelo comercial da Tesla.
Através da instalação e uso dessa grande bateria, o problema de falta de energia por condições climáticas desfavoráveis na Austrália poderá ser resolvido.
Com a construção da maior bateria do mundo, Elon Musk mostra que quer revolucionar o jeito como a energia é produzida, armazenada e utilizada. A Tesla é uma das principais responsáveis por fazer isso acontecer.