Zotye T700

Zotye: O elétrico que promete chegar este ano no Brasil

A China é um dos principais alvos de montadoras internacionais interessadas na expansão do mercado global de carros híbridos e elétricos.

Há uma forte pressão do governo local para a adoção desses modelos de veículos, como forma de combate à poluição.

A expectativa é que, até 2025, o mercado de carros elétricos no país atinja a marca de 4 milhões de unidades vendidas por ano.

Montadoras importantes como a Ford, a Tesla e a General Motors, já direcionaram seus investimentos para a região.

Empresas locais também vêm aproveitando do crescimento do mercado para alavancar suas receitas e começar projetos de expansão internacional.

É o caso da Zoyte Auto, fabricante chinesa de carros elétricos que promete chegar este ano no Brasil.

Nesse artigo você vai conhecer sobre a trajetória da companhia desde a sua fundação em 2005 até os dias de hoje.

Além disso, mostramos quais os seus principais modelos de carros elétricos, seus investimentos em parceria com a Ford e, também, quais os planos para sua chegada no mercado brasileiro.

Zotye T600 traseira

Histórico da Zotye Auto

A Zotye Auto é uma montadora de carros chinesa fundada em 2005. Tem sua sede atualmente localizada na cidade de Yongkang, em Zhejiang.

É uma das subsidiárias do Zotye Holding Group.

O grupo, inicialmente, tinha contratos apenas para exportar partes individuais de carros. Posteriormente, investiu na sua produção para ser capaz de fabricar e vender carros inteiros. Essa foi uma estratégia para tirar proveito do cenário de expansão do mercado automotivo chinês.

O planejamento deu certo. No final de 2005, a Zotye Auto já tinha estabelecido negócios com subsidiárias localizadas em mais de 10 países diferentes.

Muito do sucesso inicial da marca nesse momento aconteceu pela reputação de ser uma parceira confiável, com números constantes em sua produção.

Suas estatísticas, desde 2005, têm-se apresentado em um constante padrão de crescimento. Em 2006, por exemplo, a empresa já apresentava um faturamento anual de 1.5 bilhões de reais.

Primeiro carro e chegada ao mercado internacional

O primeiro carro da Zotye Auto foi uma pequena SUV produzida ainda em 2005. O nome do projeto originalmente era Zotye RX6400. Posteriormente o modelo seria rebatizado com seu nome popular e se tornaria o Zotye Nomad.

O Zotye Nomad é uma pequena SUV de cinco portas, capaz de produzir 65kW de potência e atingir a velocidade máxima de 140 km/h.

Em 2008, começou a ser vendido internacionalmente. Chegou, sob diferentes nomes, aos mercados da América Latina, da África do Sul e do Oriente Médio.

Em 2012, a Zotye Auto se aliou com a Luis Mortos para fabricar e vender uma versão elétrica do Zotye Nomad no mercado europeu. A nova versão foi feita em cima da atualização do Nomad original, rebatizado como Zotye 5008, e recebeu o nome de Luis 4U.

Zotye T600

Modelo elétrico já vendido na China

O modelo Luis 4U não foi a única investida da empresa chinesa no mercado de carros elétricos. Já em 2010, a empresa fabricava e vendia modelos puramente elétricos diretamente para o mercado Chinês.

Na época, os modelos em circulação eram versões elétricas do Zotye 2008 e do Zotye 5008. A empresa recebia subsídios diretamente do governo chinês como forma de incentivar a produção dos veículos elétricos, alguns na casa dos 60.000 ienes chineses.

Com o passar do tempo, a empresa diversificou os veículos elétricos à disposição do público chinês. Hoje em dia, possui uma vasta oferta de modelos, que inclui carros compactos, mini-SUVs e até sedãs.

Lista dos modelos elétricos vendidos pela Zotye

Atualmente, esses são os modelos de veículos elétricos comercializados pela Zotye Auto:

  • Zotye E20
  • ZOTYE ZHI MA E30
  • CLOUD 100
  • ZOTYE E200
  • ZOTYE SR7 EV
  • ZOTYE T300E
  • ZOTYE T11
  • ZOTYE Z500

Zotye T700

Empresa recebeu investimentos da Ford

A trajetória de sucesso da companhia chinesa se encontra dentro de um contexto bastante favorável para a produção de carros elétricos no país.

Com níveis de poluição cada vez mais alarmantes em suas principais cidades, o governo chinês adotou uma estratégia de incentivar a produção de carros híbridos e elétricos. Há um planejamento de que esses tipos de carros correspondam, até 2025, a 1/5 do total de vendas de automóveis no país.

De olho nessa fatia promissora do mercado, montadoras como Tesla e General Motors já anunciaram planos de produzir carros híbridos e elétricos para os consumidores chineses.

A Ford, outra empresa consagrada do ramo, deu um passo além e anunciou a criação de uma empresa em parceira com a Zoyt Auto. A intenção é que essa nova empresa produza, sob uma nova marca, carros elétricos para o mercado chinês.

Um mercado que espera atingir a faixa dos 6 milhões de carros vendidos anualmente até 2025. A expectativa é que desses 6 milhões, 4 milhões sejam de modelos elétricos

A nova empresa, batizada de Zotye Ford Automobile Co. Ltd, vai ter o controle igualmente dividido entre ambas as companhias. Estima-se que as duas, em conjunto, tenham investido um total de 756 milhões de dólares no empreendimento.

Empresa ensaia chegada no Brasil com promessa de fábrica

É nesse contexto de crescimento e investimentos internacionais que a Zoyte anuncia planos para sua chegada no mercado brasileiro.

A empresa divulgou recentemente um investimento de quase 60 milhões de reais para nacionalizar sua produção no país e expandir o número de vendas dos seus principais modelos.

Desde 2015, os modelos Zatch e Hunter já podem ser encontrados em lojas brasileiras. Com uma faixa de preço entre 30 e 50 mil reais na época do lançamento, os modelos fizeram sua esteia no país sendo vendidos em mais de 30 concessionárias.

Além disso, foi divulgada a intenção da companhia chinesa em baratear o preço de seus carros nacionalizando a produção e estabelecendo fábricas no país. A principal ideia, era a de construir uma fábrica no Espírito Santo, em parceria com o Exata, um grupo de investimentos capixaba.

Modelos elétricos são promessa para 2018

Zotye Hunter

Para 2018, a empresa divulgou recentemente a intenção de lançar por aqui dois novos modelos de seus carros. Já tendo, inclusive, iniciado o processo de homologação dos mesmos com as autoridades responsáveis.

Esses produtos são o E200 e o Z500 EV. O primeiro é um subcompacto urbano com 81 cv de potência, velocidade máxima de 120 km/h e autonomia de bateria de 160 km. O segundo é um sedã com 125 cv de potência, velocidade máxima de 140 km/h e autonomia de 250 km.

O sedã Z500 EV é um modelo um pouco mais sofisticado. Entre suas especificações se encontram teto solar elétrico, bancos em couro e painel de controle touch-screen multimídia com tela vertical. A intenção da empresa é que ambos os modelos estejam disponíveis para o consumidor brasileiro já no segundo semestre de 2018.

Além disso, após dificuldades em estabelecer fábricas no Espírito Santo, no Ceará e em Santa Catarina, parece que a empresa finalmente vai conseguir nacionalizar sua produção. Foi divulgado um planejamento para a construção de uma fábrica em Goianésia-GO e a intenção é de que os primeiros modelos já saiam para o mercado brasileiro ainda em 2018.