hibridos-stellantis

Híbridos Stellantis chegam ao Brasil!

Está acompanhando a chegada dos híbridos Stellantis no Brasil? Nós estamos, porque esse é um momento único para a história da eletrificação da frota brasileira.

Afinal, a Stellantis, empresa automotiva resultante da fusão entre FCA e PSA, anunciou seus planos de lançar os primeiros carros híbridos no mercado brasileiro em 2024. 

Segundo a empresa, essa estratégia faz parte de seus esforços para atender à demanda dos consumidores por veículos mais econômicos e sustentáveis. 

Quer saber o que isso significa? Quais os impactos que teriam em nosso mercado? Nós podemos te ajudar com isso!

Veja só o que podemos te contar sobre a chegada dos híbridos Stellantis no Brasil e quais as expectativas para esses mercado.

Como foi a chegada dos híbridos Stellantis no Brasil?

A chegada dos carros híbridos Stellantis no Brasil em 2024 marcou um marco importante na indústria automobilística do país. 

A empresa, resultado da fusão entre FCA e PSA, trouxe ao mercado brasileiro uma opção mais sustentável e econômica de transporte.

Os veículos híbridos da Stellantis combinam um motor a combustão interna com um motor elétrico, permitindo uma maior eficiência energética e redução das emissões de poluentes. 

Essa tecnologia tem sido cada vez mais procurada pelos consumidores brasileiros, que buscam opções mais amigáveis ao meio ambiente e com menor consumo de combustível.

Além disso, a Stellantis anunciou investimentos na produção local de componentes para veículos eletrificados, contribuindo para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional. 

Essa iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva e gerar empregos no setor, impulsionando a economia brasileira.

Diferenciais dos híbridos Stellantis

Os carros da Stellantis abrangem uma ampla variedade de marcas e modelos, cada um com suas próprias características e identidade. 

Confira algumas das principais características dos carros da Stellantis:

Design

Os carros da Stellantis apresentam designs modernos e atraentes, com linhas distintas que refletem a identidade de cada marca. 

Desde veículos compactos e elegantes até modelos robustos e esportivos, a Stellantis oferece opções para diferentes estilos e preferências.

Tecnologia

A Stellantis investe em tecnologia automotiva avançada. Isso inclui recursos como sistemas de entretenimento e conectividade, interfaces intuitivas, assistência ao motorista, recursos de segurança avançados e até mesmo veículos elétricos e híbridos para atender à demanda por mobilidade sustentável.

Desempenho e eficiência

Os carros da Stellantis são projetados para oferecer um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência. 

Portanto, eles podem fornecer potência e dirigibilidade emocionantes, ao mesmo tempo em que buscam maximizar a economia de combustível e reduzir as emissões de poluentes.

Variedade de segmentos

A Stellantis possui marcas que atuam em diferentes segmentos de mercado, desde carros compactos e SUVs até veículos premium e comerciais. 

Isso proporciona aos consumidores uma ampla gama de opções para escolher de acordo com suas necessidades e preferências.

Qualidade e confiabilidade

As marcas sob a Stellantis possuem histórico de produção de veículos de qualidade e confiáveis, com processos de fabricação e controle de qualidade rigorosos. 

Isso garante que os carros da Stellantis sejam duráveis e ofereçam bom desempenho ao longo do tempo.

Em suma, os carros da Stellantis são caracterizados por seus designs distintos, tecnologia avançada, desempenho e eficiência, variedade de segmentos e qualidade confiável. 

Com suas diversas marcas, a Stellantis busca atender às necessidades e preferências dos consumidores, proporcionando opções de veículos que combinem estilo, funcionalidade e inovação.

4 modelos de chassis que a Stellantis está produzindo

A Stellantis está produzindo chassis de automóveis elétricos no Brasil. A empresa investiu R$ 10 bilhões em uma nova fábrica em Betim, Minas Gerais e está pronta para começar a sua produção.

A expectativa da Stellantis é produzir até 250 mil carros elétricos por ano. Para tanto, ela vem investindo em pesquisa e desenvolvimento de carros elétricos no Brasil, com o centro de P&D em Betim.

A empresa vem trabalhando em novas tecnologias para carros elétricos, como baterias de maior duração e carregamento mais rápido.

Como o Brasil é o quarto maior mercado de carros do mundo e a demanda por carros elétricos está crescendo rapidamente, a Stellantis espera que os carros elétricos representem 25% de suas vendas no Brasil até 2030.

Conheça os 4 modelos de chassis que serão trabalhados nesse processo:

Bio Hybrid

Bio Hybrid da Stellantis é uma nova plataforma de carro híbrida leve que será usada em uma variedade de veículos da empresa, incluindo o Fiat Argo, o Jeep Renegade e o Peugeot 208. 

O chassi é baseado na arquitetura CMP da Stellantis e usa um motor elétrico de 12 volts para auxiliar o motor a gasolina em baixas velocidades. 

Isso permite que o carro obtenha melhor economia de combustível e reduza as emissões de poluentes.

O chassi Bio Hybrid também usa uma bateria de 48 volts para alimentar sistemas auxiliares, como o ar condicionado e o sistema de direção. Isso ajuda a reduzir a carga no motor a gasolina e melhora a eficiência geral do carro.

Bio Hybrid e-DCT

O chassi Bio Hybrid e-DCT da Stellantis é um novo sistema híbrido que combina um motor elétrico de 12 volts com um câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT). 

O sistema é projetado para melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de poluentes, especialmente em tráfego urbano.

O motor elétrico é usado para auxiliar o motor a gasolina em baixas velocidades e para fornecer energia para outros sistemas elétricos, como o ar condicionado e o sistema de direção. 

O câmbio automatizado de dupla embreagem permite mudanças de marcha mais rápidas e suaves, o que também ajuda a melhorar a eficiência do motor a gasolina.

Bio Hybrid Plug-in

O chassi Bio Hybrid Plug-in da Stellantis é um sistema híbrido plug-in que combina um motor a gasolina com um motor elétrico e uma bateria de íons de lítio de 12 volts. 

O sistema é projetado para oferecer uma maior autonomia em modo elétrico do que os sistemas híbridos leves, como o chassi Bio Hybrid e-DCT.

O motor elétrico é usado para auxiliar o motor a gasolina em baixas velocidades e para fornecer energia para outros sistemas elétricos, como o ar condicionado e o sistema de direção. 

A bateria de íons de lítio pode ser carregada através de um sistema de regeneração nas frenagens, alimentada pelo motor a gasolina ou, por fim, através de fonte de alimentação externa elétrica (plug-in).

O chassi Bio Hybrid Plug-in está disponível em uma variedade de veículos da Stellantis, incluindo o Fiat 500X e o Jeep Compass. 

A empresa espera que o sistema ajude a reduzir as emissões de poluentes de seus veículos em até 50%.

Arquitetura BEV

A Stellantis Architecture EV (STLA EV) é uma plataforma de carro elétrico modular que será usada em uma variedade de veículos da empresa, incluindo SUVs, sedãs e picapes. 

A plataforma é baseada na arquitetura STLA Medium da Stellantis e usa uma bateria de 800 volts para fornecer uma maior autonomia e tempo de carregamento mais rápido.

Ela está disponível em uma variedade de tamanhos, incluindo STLA Small, STLA Medium e STLA Large. 

A STLA Small é projetada para veículos pequenos, como carros e SUVs compactos. A plataforma STLA Medium é projetada para veículos médios, como sedãs e SUVs de tamanho médio. Ainda, a plataforma STLA Large é projetada para veículos grandes, como picapes e SUVs grandes.