Carro solar Toyota

Toyota desenvolve carro solar

Como uma forma de evolução do carro elétrico, a Toyota vem com a promessa do carro solar. 

Em resumo, o carro solar possui a mesma ideia que o carro elétrico, mas sem a necessidade de recarga em estações elétricas. Desse modo, o carro solar é a união entre o carro elétrico e painéis solares.

A motivação da Toyota é produzir um carro completamente independente de combustível, seja ele qual for. Desse modo o veículo poderia circular para sempre sem a necessidade de reabastecer. 

Embora possa parecer muita ousadia por parte da empresa, os testes deste veículo já estão sendo realizados.

Foram mobilizados muitos recursos para essa empreitada, e até a Organização de Desenvolvimento de Tecnologia Industrial do Japão entrou no projeto. Ou seja, é um projeto sério e em andamento.

Afinal, de que adianta trocar o combustível fóssil pela eletricidade se o carro vai precisar ser abastecido da mesma forma? Foi por causa dessa questão que o projeto tomou forma. 

Embora testes iniciais mostraram que o carro solar tenha pouco alcance, o sol está sempre disponível de graça para todos. Assim a única preocupação reside no período noturno. 

Para solucionar isso, baterias serão carregadas durante o dia para serem usadas de noite. E, claro, tudo automaticamente.

Fase de testes

A fase de testes do novo modelo já começou. Eles podem ser encontrados pelas ruas de Tóquio, na cidade de Toyota e demais localidades do Japão.

Dessa forma, toneladas de informações estão sendo coletadas dos testes visando sempre o aperfeiçoamento do projeto. 

O objetivo é conseguir um mecanismo de recarga a bordo do carro que seja eficiente o suficiente para cumprir o prometido pela empresa.

Mesmo o veículo estando em fase de testes, não há previsão de entrada no mercado. Nem mesmo no mercado de automóveis japonês. Por fim, nem sequer valores de compra foram citados pela Toyota.

Carro solar híbrido: versão exclusiva do Prius

Toyota Prius Solar
Imagem: Divulgação

A Toyota também desenvolveu uma versão exclusiva do Prius, movida a energia solar. O veículo sai pela bagatela de 3 milhões de ienes, cerca de 117 mil reais. 

Sua tecnologia permite que parte do combustível seja trocado por energia elétrica. Isso se dá por painéis solares implementados no carro que carregam suas baterias enquanto está estacionado. 

A Toyota produziu um veículo capaz de maior autonomia com eletricidade. Ele é parecido com a versão anterior, mas conta com muitos painéis solares a mais. 

Sua potência foi aumentada em quase 5 vezes a do modelo anterior. Além disso, houve melhora no sistema de recarga das baterias. 

Antes era possível apenas recarregar enquanto o veículo estivesse parado, e agora é possível até mesmo enquanto está andando. Ou seja, está muito mais próximo do objetivo ambicioso da empresa.

A revolução que essa tecnologia pode causar

O carro solar, realmente, é uma proposta que, caso seja bem sucedida, mudará completamente a forma como nosso mundo funciona. 

No entanto, como os testes mostraram, essa revolução no meio automotivo é muito desafiadora. Os painéis solares captam pouca energia quando comparamos com a quantidade necessária para mover um carro. Ou seja, talvez esse projeto tenha que ser adiado até a próxima tecnologia de painéis solares.

Como relatado pela empresa, com as alterações feitas no último modelo foi possível um aumento de 5 vezes quando comparado com o carro solar anterior. 

O problema é que o modelo antigo de carro solar estava muito longe do almejado pela empresa, e apenas uma melhora de 5 vezes não é o bastante para atingir seus objetivos.

O objetivo final do projeto é entregar um carro capaz de circular sem reabastecer. Porém o modelo mais otimizado conseguiu circular apenas cerca de 40 quilômetros sem a presença do sol. Como este veículo vai aguentar uma jornada noturna?

Há muito o que melhorar até a Toyota alcançar sua meta. No entanto, mesmo que seja difícil, o carro solar se mostrou uma realidade alcançável.

Além do carro solar, a Toyota planeja lançar 10 modelos de carro elétrico até 2025. Clique aqui e saiba mais!