Abastecimento Tesla Recordes

Tesla quebra recorde anterior e entrega 140 mil veículos

Os últimos meses da Tesla foram de estagnação, segundo argumentam os céticos da empresa automobilística.

Esses argumentos são aparados nos números modestos de entregas que a empresa fez após seu record de 83.500 veículos entregues no terceiro trimestre de 2018, apresentando 97.000 no terceiro trimestre de 2019 e 90.650 no segundo trimestre de 2020. Agora, a Tesla começou a quebrar recordes.

Porém, essas preocupações ficam de lado visto os dados do terceiro trimestre de 2020, divulgados no dia 10 de fevereiro desse ano. Segundo a empresa, foram despachados 139.300 veículos nesse terceiro trimestre do ano, e isso representa o aumento de 53% em relação ao trimestre anterior e 45% de aumento dos despachos em relação ao mesmo período no ano de 2019.

Qual foi o melhor período para Tesla?

O melhor período da Tesla foi no segundo, terceiro e quarto trimestre de 2019, que bateu todos os recordes dos anos anteriores, e em relação ao melhor trimestre apresentado pela empresa – o quarto trimestre de 2019, com 112 mil veículos entregues -, houve aumento de 24% nesse ano de 2020, o que significa que esse terceiro trimestre de 2020 é o atual recordista e campeão de entregas.

Apesar de esse número ter excedido a previsão dos analistas da Wall Street, as ações da empresa caíram 3% em negociações no mesmo dia da divulgação dos números de entregas do terceiro trimestre de 2020.

É provável que o salto nas entregas é reflexo da abertura da nova fábrica da empresa automobilística em Xangai, na China.

A Tesla poderia ter atingido números recordes também no primeiro e segundo trimestre do ano, porém, devido a pandemia do coronavírus, a empresa teve que fechar brevemente as portas na fábrica de Xangai, bem como a fábrica de Fremont.

Como a Tesla está quebrando recordes?

A Tesla se apoia em sua quebra de recordes como justificativa de seu astronômico valor de estoque. A empresa é avaliada pela Wall Street com o valor de 400 bilhões de dólares, e esse valor é mais alto do que combinadas GM, Ford, Volkswagen e Toyota.

E isso é ainda apesar de que cada uma dessas empresas entregam milhões de automóveis por ano, e a Tesla teve o número de entrega inferior, por exemplo, de 367.500 no ano de 2019.

No início desse ano, antes da eclosão pandêmica, a Tesla divulgou que era pretendida a entrega de 500 mil veículos no ano de 2020. Como a empresa entregou, até o presente momento do ano, 318 mil veículos, é necessária a entrega de mais 180 mil veículos para que a meta seja atingida.

Para os próximos dois anos, a Tesla está se preparando para um rápido crescimento, com planos de abertura de fábricas adicionais, nas cidade de Berlim, na Alemanha, e próximo a Austin, nos Estados Unidos. A pretensão é que essas novas fábricas deem suporte às linhas de veículo em expansão, como o novo Model Y, e os próximos Cybertruck, Semi e o novo Roadster.

Quanto às vendas do sedã Model S e da SUV Model X de última geração, a Tesla continua tendo vendas fracas, e apresentou o número de 15 mil vendas de veículos de altos preços no primeiro trimestre de 2020.

No mesmo período, dois anos antes, a Tesla havia vendido 27 mil veículos S e X. Provavelmente, esse fato é reflexo da pouca atualização que os veículos tiveram desde a inserção no mercado, em 2012 e 2015, respectivamente.

Já o Model 3 e o Model Y, de linhas mais novas e com preços menores, apresentam altos números de vendas.

Qual é o próximo plano da Tesla?

Sendo assim, como planos para 2021, a Tesla pretende lançar o Model S Plaid, atualização do Model S. Ele terá o preço inicial significativamente maior do que o Model S, com valor de U$ 139.000.

Gostou desse post? Compartilhe e deixei um comentário logo abaixo!