Confira, neste relatório completo, como foi a venda de carros elétricos e híbridos nos EUA até outubro de 2019 e entenda quais são as expectativas para o próximo ano!
by Roland Irle, EV-volumes.com
236.700 veículos plug-in (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) foram entregues nos três primeiros trimestres de 2019, um aumento de apenas 2% em comparação com o mesmo período de 2018.
Incluindo os resultados de outubro, 23.200 unidades foram entregues, uma redução de 33% em relação a outubro de 2018. O setor está agora em sentido reverso para o ano. É muito provável que a tendência negativa permaneça no restante de 2019 e no primeiro semestre de 2020.
Este quadro difícil é causado por vários fatores. Primeiro, os números se comparam ao segundo semestre de 2018, quando a Tesla entregou toda a demanda pendente do Model 3. As vendas foram apenas nos EUA e no Canadá; as exportações para outros mercados não começaram antes do primeiro trimestre de 2019.
A segunda observação é que as Fabricantes Originais de Equipamentos (OEM) venderam menos veículos elétricos e híbridos em 2019 do que no ano passado. Enquanto os importadores europeus seguraram as pontas, a venda de plug-ins do *Big-3 caíram 28% até agora e as marcas japonesas perderam 22%.
Marcas americanas e japonesas representam 44% rsp 38% das vendas de veículos leves nos EUA, mas introduziram apenas um novo veículo neste ano, o Subaru Crosstrek PHEV. As vendas da Tesla aumentaram 9% no até agora e representam 55% do volume de plug-ins nos EUA. Contando apenas elétricos, a participação da Tesla é de 76%.
Nossa expectativa para o ano é de 337 mil unidades vendidas de elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), 74% delas de veículos 100% elétricos. A redução no volume em relação a 2018 é de 6%. Para 2020, os fabricantes anunciaram mais 20 novos modelos de veículos elétricos e híbridos plug-in, a maioria deles PHEVs de montadoras européias. Os novos grandes sucessos de vendas serão da Tesla e da Ford, no entanto.
O Model Y e o Match-E entram no popular segmento de crossover compacto/mid-size, sendo muito próximos em tamanho, preço e especificação. A dada disputa no mercado de EVs no próximo ano, com muita atenção e demanda.
Mais perdas do que ganhos
O gráfico compara as vendas trimestrais de plug-ins nos EUA em 2019 em comparação com o ano passado. O quarto trimestre de 2019 são nossas estimativas. As vendas da Tesla caíram no segundo trimestre de 2019 em comparação com o período de 2018 quando todas as entregas do Model 3 cobriram a demanda e o acúmulo na América do Norte. Os volumes da Tesla para o ano ainda serão aproximadamente 9% maiores que em 2018. As vendas até agora, juntamente com as do ano passado, de outros OEMs além da Tesla mostram uma situação difícil: uma queda combinada de 16%.
Hyundai-Kia (novo Kona EV), Volkswagen (e-Golf, novo Audi e-tron quattro), Daimler (Merc. GLC) e o Jaguar i-Pace ganharam; todos os outros registraram perdas pesadas.
As vendas do Nissan Leaf permanecem fracas, a nova versão de 62 kWh é muito cara e continua sem a tecnologia de ponta de resfriamento da bateria. A GM largou o Volt e alcançou o limite de 200 mil unidades no segundo trimestre, recebendo apenas metade do crédito fiscal federal para EVs de U$ 7,5 mil no quarto trimestre. A Ford abandonou o Focus EV, com vendas lentas, o C-Max PHEV e ficou com o antigo Fusion PHEV.
A Toyota não oferece nada além dos Prius PHEV de 3 anos. O Honda Clarity PHEV está em declínio prematuro. A BMW ainda não possui os substitutos para os PHEVs 330e e X5 nos EUA.
Crescimento e declínio
O histórico de vendas de plug-ins nos EUA teve um declínio antes e, como em 2019, estava relacionado ao fornecimento: a Toyota eliminou a primeira geração do Prius PHEV sem ter o sucessor pronto e a GM perdeu volume durante a transição para a segunda geração do Volt.
2018 teve um crescimento excepcional e quase tudo foi criado por apenas uma nova entrada, o Tesla Model 3. É quase impossível alcançar o crescimento de 2017-18 por mais um ano.
A Tesla entregou 140 mil unidades do Model 3 nos EUA e as exportações foram apenas para o Canadá. Este ano, as entregas do Model 3 nos EUA aumentarão em mais 15 a 20 mil unidades, mas não compensam as perdas de outras entradas antigas e descontinuadas.
A impressão atual é a falta de escolha e a falta de notícias, especialmente do *Big-3 e OEM Japonesa, que representam 82% da venda total de veículos leves este ano. A situação vai mudar muito em 2020, com um amplo aumento de novos modelos com alto potencial de vendas.
O que esperar para o próximo ano
A julgar pelos anúncios de OEMs, 2020 promete ser o ano com o maior número de introduções de EVs, com 20 novas entradas, 9 dele BEVs. A maioria será para o ano modelo de 2021, o que significa que a maior parte do crescimento de 2020 ocorrerá no terceiro e quarto trimestres.
Os anúncios incluem o Tesla Model Y, Ford Mustang Mach-E, o VW ID.4 (ID Crozz), o Porsche Taycan, 2 BEVs da Volvo, variantes de PHEV para o Jeep e mais PHEVs da Europa, Japão e Coréia. A Rivian quer entregar suas primeiras unidades do R1T até o fim do ano.
O mais significativo é a chegada de plug-ins mais acessíveis para SUV-Crossovers. Mais de 6 milhões de unidades de carros de combustão interna (ICE) foram vendidos na categoria C/D-SUV no ano passado, 1.5 milhões a mais que nos segmentos C/D-carro.
Podemos esperar um impulso saudável na adoção de EVs em 2020 e 2021. O momento de introdução dos PHEVs da Europa novos e atualizados ainda é incerto; a demanda por eles é muito forte na Europa após meses de hiato. O crescimento do setor em 2020 dependerá em grande parte do aumento do Model Y e do Mustang Mach-E.
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