Tesla Model S test-drive

Venda de veículos elétricos e híbridos na China no terceiro trimestre + outubro

Por Roland Irle, EV-volumes.com

O forte declínio na venda de NEV (New Energy Vehicles) – veículos elétricos, híbridos, híbridos plug-in e veículos movidos a hidrogênio – continua e está acelerando. Os resultados preliminares de outubro indicam 48% menos entregas do que em outubro de 2018. Até as entregas em outubro de 2017 foram maiores. 

A queda começou em julho, após as reduções em subsídios anunciadas terem entrado em vigor e a tendência ter confundido formuladores de políticas e observadores do mercado. Os incentivos de compra para os NEVs já haviam sido cortados antes, mas desta vez, a recuperação usual depois de 2 a 3 meses não aconteceu. O colapso prolongado era dificilmente parte do plano. O MIIT – Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – estabelecendo o caminho para a indústria NEV, está determinado a deflacionar o setor que mostrou sinais de superaquecimento e está ficando superlotado com os recém-chegados com viabilidade incerta. 

Além dos cortes nos subsídios, novas barreiras de entrada foram estabelecidas, limitando o número de subempreiteiros da indústria, exigindo um mínimo de fundos de P&D e capacidade de produção. Requisitos de capacidade de bateria e, especialmente, de segurança foram aumentadas outra vez. Incêndios provocados por baterias e Recalls chamam grande atenção do público e causam suspeita. O efeito combinado de medidas e eventos é, agora, amplo. 

Até os líderes de mercado registram grandes perdas em seus negócios de NEV e a erosão de volume entre os players menores, com 2 a 3 anos de presença no mercado, gera problemas. O mercado geral chinês de automóveis está em declínio há 16 meses consecutivos, enquanto as vendas de NEVs continuou crescendo, pelo menos até junho. É pelos fortes resultados do primeiro semestre que, no acumulado do ano, o saldo ainda é positivo. 

963 mil veículos de passageiros e veículos utilitários leves NEV foram entregues de janeiro a outubro, 19% a mais do que no mesmo período do ano passado. A previsão para 2019 é muito mais incerta do que no ano passado. Nossos contatos na China não esperam uma recuperação durante os últimos 2 meses do ano. Nossa perspectiva para 2019 é de um volume de 1,1 a 1,2 milhões de NEVs (carros, SUVs, Minivans e utilitários leves) em um mercado de veículos leves de 25,4 milhões, 8% menos que em 2018. 

A melhor estimativa, 1,164 milhões, converte-se em uma participação de NEVs de 4,6% e crescimento nulo em relação a 2018. As bases, como metas do governo para a implantação de EVs, restrições de veículos com motor de combustão interna (ICE), portfólios de EV e investimentos em infraestrutura de carregamento, falam em crescimento dos NEV, mas não vemos o setor retornando às implacáveis taxas de crescimento de 60 a 100% dos anos anteriores. Oficiais reafirmaram a meta de produzir 2 milhões de NEVs (BEV, PHEV, FCEV) em 2020. Isso inclui 150 a 200 mil de veículos utilitários e ônibus. Com as condições e posições atuais, esses números podem ser difíceis de alcançar, mas esperamos pelo menos uma melhoria em relação à situação atual. 

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Venda mensal de veículos elétricos e híbridos leves ao longo dos anos

Diminuição da oferta e da demanda

As vendas de NEV deram outro mergulho em setembro, -25%, após uma queda de 12% em agosto e 2% em julho. Em outubro, a queda acelerou ainda mais, com dados preliminares mostrando um declínio desanimador de 48%, incluindo estimativas de importações e veículos comerciais leves (LCVs). Para a participação do mercado, a redução é menor, pois o mercado total de automóveis contraiu de 3 a 7% aa durante esses meses. A tendência de participação de NEVs agora está de aproximando do nível de 2017, que está muito abaixo dos valores reais de 2018 e da tendência durante o primeiro semestre de 2019. 

Os subsídios para NEVs foram reduzidos várias vezes nos últimos anos. A tendência atual reflete mais do que apenas uma demanda menor por subsídios reduzidos. Os NEVs podem enfrentar sua primeira crise de confiança: o governo, agora, busca qualidade em vez de quantidade, competição em vez de subsídios, Fabricantes Originais de Equipamento (OEM) voltam a uma produção mais lucrativa de veículos com motor de combustão interna, consumidores perdem sua fé em fabricantes de NEVs em dificuldade, e há exigências de especificação de veículo excessivamente otimistas. 

O suporte pós-venda está atrasado e houveram incêndios em baterias. Além disso, os impostos sobre a compra de veículos com motor convencional foram reduzidos em algum percentual, a fim de estimular o mercado automotivo. 

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Desenvolvimento mensal do mercado chinês de NEVs

Crescimento zero neste ano

A severidade da desaceleração não era esperada pelos formuladores de políticas nem pela maioria dos observadores do mercado, incluindo nós. No final de 2018, 2 milhões em 2019 pareciam plausíveis. Em junho, a maioria das previsões para o ano ainda eram de 1,6 milhões, reduzidas para 1,5 milhões após o resultado de julho. Agora, esperamos 1,1 a 1,2 milhões de veículos NEV leves em 2019, ponto médio que significa crescimento zero este ano. Em um mercado geral em contração, com queda de cerca de 8% em relação ao ano passado, a participação de NEVs ainda cresce de 4,2% para 4,6%.

É difícil encontrar um lado positivo nesse desenvolvimento. Um deles é, esperamos, um planejamento mais razoável, daqui para frente. Outro deveria ser menos gargalos em matéria-prima e fornecimento de baterias. 

A seção a seguir analisa como o volume de vendas dos fabricantes de NEV são afetados por essa queda. 

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Venda de NEVs na China – Carros de passageiro e Veículos comerciais leves

Os vencedores e perdedores das crises

No acumulado até outubro, a venda de NEVs ainda mostra +19% em relação a janeiro-outubro de 2018, sustentada no forte primeiro semestre de 2019. Essa análise é para os 4 últimos meses de declínio consecutivo e de como isso se desenrolou no maior Fabricante Original de Equipamento chinês, em empresas estrangeiras e em startups. 

Tamanho não é garantia, como testemunham as perdas das maiores OEMs de NEV. As vendas da BYD foram 37% inferiores às de julho a outubro de 2018. BAIC -12%, Geely -34%, SAIC -55%. Como o total de NEVs caiu 25%, a maioria também perdeu participação no setor. 

A BAIC poderia evitar isso com uma versão atualizada da série EU Sedan (vulgo EU5) e a GAC ganhado pelo seu AION S Sedan, ambos populares entre os motoristas de aplicativo. A Great Wall teve um desempenho comparativamente bom com sua submarca “Ora”, recentemente criada, mesmo que a tendência sequencial de volume durante 2019 seja menos impressionante. 

As perdas da Chery, Changan e Dongfeng foram substanciais e as entregas foram lentas e inconstantes em relação a seus best sellers anteriores. A JAC atua como contratada de produção da VW e da NIO, e parece ter abandonado completamente as entregas dos modelos da marca JAC. 

O saldo de marcas estrangeiras parece muito positivo neste contexto, pois muitas delas tiveram vendas baixas em 2018. Muitos dos ganhos vêm de modelos localizados em J/Vs com OEMs chinesas.  A marca de baixo custo mini-EV da GM, Baojun, fabricada pela SAIC, ainda está vendendo em grande número, 25 mil nos últimos 4 meses. A VW aumentou 5 vezes, Hyundai Kia +50%, BMW +34%. A Tesla, ainda toda importada, aumentou 275% desde o início das entregas do Model 3

Outras (Ford, FCA, JLR, Nissan, PSA, Toyota, Honda, Daimler, Volvo) tiveram menor sucesso, com baixas entregas de seus J/Vs e diminuição das vendas no segundo semestre. 

Entre startups e player menores, NIO, Hozon, X-Peng, WM, FAW e Hanteng aumentaram as vendas. A balança parece difícil para outros 15 fabricantes instáveis. Seu volume combinado foi de 63 mil unidades entre julho e outubro do ano passado para menos de 5 mil neste período. Não queremos expô-los aqui; fale conosco se quiser mais informações.

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Venda de NEVs de julho a outubro. 2019 X 2018.

Planos rígidos, incertezas altas

A frota chinesa de NEVs (população de veículos) está chegando a 3,6 milhões em dezembro de 2019, contando veículos leves, 45% a mais do que no final de 2018. Além disso, há 600 mil veículos elétricos pesados em circulação na China, a maioria deles são ônibus em áreas metropolitanas.  

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China reafirmou a meta de 2 milhões de NEVs produzidos em 2020 e mais de 5 milhões de NEV nas ruas até o final de 2020. Embora a meta de 5 milhões esteja ao alcance, a meta de produção de 2 milhões poderia significar um retorno ao crescimento a uma taxa superior a 50% em 2020. 

Com a condição predominante do mercado, isso significaria um excesso de oferta, a menos que as fabricantes chinesas comecem a exportar em quantidades muito maiores do que as 3500 unidades deste ano. Cortes nos subsídios durante 2020, que foram considerados pelos representantes, não devem ser esperados. Pelo contrário, é necessário o oposto. A próxima rodada de cortes está prevista para 2021 de qualquer forma. 

O mercado chinês de NEVs continua sendo um lugar difícil de navegar. Espere o inesperado. 

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Desenvolvimento da frota de NEVs na China. Carros de passageiro e Veículos comerciais leves

Saiba como foi a venda de veículos elétricos e híbridos no mundo durante o primeiro semestre de 2019 clicando aqui!