O programa Ford de carros elétricos é uma iniciativa da montadora de acelerar o desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. Para isso, a Ford criou o Time Edison, responsável por criar os novos carros elétricos da montadora.
A Ford também anunciou um investimento de 11 bilhões de dólares para a produção de carros elétricos e híbridos.
Através do programa Ford de carros elétricos a montadora irá lançar o Mach 1, um utilitário esportivo de alta performance.
Outras montadoras como a GM e a Toyota também anunciaram planos para a aceleração do desenvolvimento de carros elétricos.
O que você vai ver aqui:
Ford cria “Time Edison” para o desenvolvimento de carros elétricos
Os carros elétricos são o futuro do transporte. A Ford percebeu que para que pudesse continuar uma das líderes do mercado automotivo, precisaria mergulhar nesse futuro.
O fato é que os carros de combustão estão, aos poucos, perdendo espaço. Daqui a alguns anos, a expectativa é que eles sejam a minoria nas ruas.
Seguindo essa tendência, foi criado o programa Ford de carros elétricos e o Time Edison.
O Time Edison é uma equipe criada para lidar exclusivamente com carros elétricos. O time é o responsável acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos da Ford.
A equipe será responsável por planejar todo o processo, desde o desenvolvimento até a produção dos carros elétricos.
O Time Edison também está encarregado de negociar parcerias com outras empresas, além de desenvolver experiências com foco no cliente.
Dessa forma, tudo o que está relacionado aos carros elétricos da Ford fica centralizado nas mãos dos integrantes do Time Edison.
Programa Ford de carros elétricos: os responsáveis pelo Time Edison
O anúncio da criação do Time Edison foi feito por Jim Hackett, CEO da Ford. Para que o projeto seja desenvolvido, pessoas de diversos setores da montadora foram escolhidas para comandarem as diferentes áreas que o Programa Ford de carros elétricos engloba.
Ted Cannis tomará a liderança do time para o programa Ford de carros elétricos, e a direção do Time Edson ficará por conta de Sherif Marakby.
Além de Ted e Marakby, o programa Ford de carros elétricos contará com a presença de Darren Palmer – vice-presidente de Veículos Elétricos da Ford – que ficará responsável pelo desenvolvimento dos carros elétricos; e Mark Kalfmann, que comandará a área de Marketing.
A escolha do nome “Time Edison”
O nome da equipe do programa Ford de carros elétricos não foi escolhido à toa. Há um significado por trás da decisão por “Time Edison”.
O nome da equipe foi escolhido em homenagem ao empresário e inventor Thomas Edison, uma das pessoas que incentivou a criação da Ford.
Henry Ford, fundador da montadora, tinha uma grande amizade com Thomas Edison.
Entre os anos 1881 e 1899, Henry Ford e Thomas Edison se dedicaram à criação de um carro movido a eletricidade. O Modelo foi projetado, porém nunca lançado.
Thomas Edison acreditava que os carros elétricos dominariam as ruas ao redor do mundo no futuro. Por isso, nada mais lógico do que nomear a equipe que cuidará do desenvolvimento de carros elétricos de Time Edison.
Ford investe 11 bilhões em carros elétricos e híbridos
O objetivo de acelerar a criação de carros elétricos está sendo levado a sério pela Ford.
Em 2015, a empresa anunciou que investiria cerca de U$ 4,5 bilhões no desenvolvimento de carros elétricos até 2020.
Em janeiro de 2018, durante o Salão de Detroit, Bill Ford, presidente do conselho da montadora, anunciou um aumento nesse investimento.
A Ford passará a investir U$ 11 bilhões até 2022 para o desenvolvimento de carros elétricos e híbridos.
Para se ter uma ideia do tamanho desse investimento, esse valor ficaria em 36 bilhões de reais.
O valor mais que dobrou, porém, a criação de carros híbridos passou a entrar no orçamento.
Com esse investimento, o Time Edison passará a ter uma maior possibilidade de recursos para a criação de carros 100% elétricos.
A Ford planeja, até 2022, lançar 40 modelos de carro, sendo 16 elétricos e 24 híbridos.
Além da criação de novos modelos, Bill Ford também revelou que a montadora pretende produzir versões elétricas de seus carros mais populares.
Mach 1: o elétrico de alta performance da Ford
A Ford também anunciou que fará o lançamento de um carro elétrico SUV de alta performance, o Mach 1. O carro faz parte do programa Ford de carros elétricos.
O veículo foi apresentado em janeiro de 2018 durante o Salão de Detroit, juntamente com o anúncio do investimento bilionário.
Por enquanto nenhuma informação técnica do carro foi revelada. Já se sabe é que o carro será de alta performance, com lançamento para 2020.
O nome do carro elétrico foi inspirado em uma versão do Mustang que também levava “Mach 1” em seu nome.
O Mach 1 é o primeiro veículo desenvolvido essencialmente como um elétrico pela Ford. Por enquanto, a montadora ainda não está tão forte no mercado de carros movidos a eletricidade.
Os únicos lançamentos da montadora nesse segmento foram o Ranger EV e o Ford Focus Electric.
Os dois modelos foram lançados como uma adaptação, pois são originalmente carros com motor de combustão.
O Mach 1 pode marcar a entrada definitiva da Ford no mercado de carros puramente elétricos.
GM também tem plano de desenvolvimento de carros elétricos
O Programa Ford de carros elétricos não é o único que visa o desenvolvimento desse tipo de veículo.
A GM também apresentou um plano no qual serão lançados 20 modelos de carro elétrico até 2023.
A montadora já planeja lançar dois carros 100% elétricos até 2019 como parte de seu plano de aceleração no desenvolvimento de carros elétricos.
Outra montadora que recentemente anunciou um plano de desenvolvimento de carros elétricos é a Toyota. A montadora pretende lançar 10 modelos até 2020.
Além disso, a Toyota pretende lançar uma versão elétrica para cada modelo que já vende a partir de 2025.
Novas montadoras também apostam em carros elétricos
Além da GM, Toyota e Ford, diversas montadoras estão apostando pesado no mercado de elétricos.
A cada dia, novas montadoras, como a Byton e a Fisker, aparecem com propostas ambiciosas de carros elétricos.
Outra grande concorrente é a Tesla, que já pode ser considerada uma das líderes no segmento.
É possível notar que o mercado de carros elétricos está se tornando cada vez mais competitivo. Isso ocorre porque todos estão percebendo o custo-benefício desse tipo de veículo.
Com um time capacitado e um investimento gigante, a Ford tem tudo para entrar nesse segmento com o pé na porta.