Håkan Samuelsson, atual CEO da Volvo, está esperançoso com as mudanças no mercado automobilístico mundial.
Na visão do CEO, a pandemia irá acelerar carros elétricos no quesito preferência, e ele tem ótimos argumentos para defender este ponto.
Em uma entrevista dada ao Financial Times, Samuelsson explicou como a pandemia irá acelerar carros elétricos: “Acho que seria ingênuo acreditar que, depois de alguns meses, tudo voltará ao normal e nossos clientes voltarão a um showroom pedindo carros a diesel. Eles vão pedir ainda mais carros elétricos. E isso está acelerando”.
Além disso, ele comentou sobre o dinheiro que pode vir dos governos para subsidiar a indústria automobilística. No entanto, ele ressalta que a maior parcela dos investimentos podem ir para os carros elétricos e outras tecnologias inovadoras.
“Se os governos subsidiarem um retorno ao mundo antigo, acho que seria um desperdício de dinheiro. Eles deveriam usar o dinheiro para promover novas tecnologias, como planejavam fazer antes do coronavírus”, disse o CEO durante a entrevista.
Veja também: Volvo XC40 elétrico: o primeiro carro 100% elétrico da montadora!
Planos de assinatura estarão em alta, segundo CEO
Outro ponto importante da entrevista de Samuelsson diz respeito às assinaturas de carros. De fato, essa forma de operar diminui custos de mobilidade, e é especialmente atrativa para centros urbanos com alta densidade populacional.
O CEO deixa claro seu ponto de vista quanto a isso: “Nas grandes cidades, o carro particular não é um conceito muito prático”.
Nos últimos anos, vemos cada vez mais veículos pequenos e simples em contraste com os clássicos carros largos e espaçosos de antigamente. Dessa forma, o argumento exposto por Samuelsson parece bastante coerente com essa tendência de praticidade e flexibilidade.
No que diz respeito a carros por assinatura, um bom exemplo dessa tendência é o Canoo. Esse veículo foi projetado para ser similar a uma sala de estar, e pode ser adquirido por serviços de assinatura equivalente ao Netflix.
Veja mais em: Canoo: conheça o carro elétrico por assinatura.
Pandemia irá acelerar carros elétricos e serviços de e-commerce
Ainda na entrevista dada ao Financial Times, Samuelsson apontou como a pandemia está mudando a forma de fazer negócios. Para ele, a pandemia irá acelerar carros elétricos e também deixará o mercado mais digital.
Assim, as vendas e serviços feitos online têm grande chance de substituir os famosos showrooms. Sobre o tema, o CEO disse que “que todo mundo aprendeu durante esse desligamento que o comércio eletrônico está funcionando“.
Em seguida, faz um alerta a todas as empresas do ramo: “Precisamos de parceiros de varejo. Precisamos de parceiros de serviço. Os carros precisarão ser entregues e reparados fisicamente”.
Veja também: Pilot Assist: sistema de direção semi-autônomo da Volvo!
Planos da Volvo para os próximos anos
A Volvo quer entrar de vez no mercado de veículos elétricos. Para isso, ela planeja lançar um carro elétrico novo a cada ano e, até 2025, almeja alcançar 50% das suas vendas globais somente com carros elétricos.
Seu primeiro EV produzido em massa, o Volvo XC40 Recharge, está aceitando reservas desde janeiro. Para fazer a reserva, basta depositar US$ 1000.
O elétrico da Volvo conta com 402 cavalos de potência e atinge até 320 km com uma única recarga. As primeiras remessas do veículos serão entregues nos EUA ainda em 2020.
Gostou da notícia? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário logo abaixo!