smartcar-carro-eletrico-compacto-china

Chineses investem em smartcars para distanciamento social

Mesmo com a diminuição dos casos de coronavírus, chineses investem em smartcars – carros elétricos compactos – para diminuir lotação.

Dessa forma, por serem veículos baratos, os consumidores estão optando por eles ao invés do transporte público que, via de regra, sofre lotação.

A China pós-covid teve um aumento enorme nas vendas de veículos LSVs, os denominados veículos de baixa velocidade. Em suma, os LSVs são carrinhos elétricos que se movem, no máximo, a 40 km/h.

chineses investem em smartcars

Os modelos LSVs foram projetados pensando em condomínios e cidades do interior. No entanto, grandes metrópoles estão adotando esses carros que, em alguns casos, são autorizados a trafegar em zonas exclusivas.

No valor equivalente a R$ 6 mil e com autonomia entre 40 e 90 km, os chineses investem em smartcars por conta de seu alto custo-benefício e, ainda, por causa de sua segurança extra no que diz respeito à pandemia.

Veja também: Toyota e BYD criam nova montadora de carros elétricos!

Chineses investem em smartcars -mudança no futuro do mercado?

Segundo o fundador do laboratório de inovação aberta de Shenzhen, David Li, os LSVs representam o futuro do mercado automobilístico.

“Nossa necessidade de mobilidade não requer grandes carros ou alta velocidade. Por décadas, o marketing nos ensinou a desejar isso, mas o fato é que o planeta e as cidades precisarão de soluções como os LSVs“, afirma Li.

Este argumento está embasado nos objetivos da China que, além de ambicionar ser a maior potência do mundo, pretende transformar seu modo de vida em algo mais sustentável para o meio ambiente.

A China é a maior produtora e consumidora de energias limpas e renováveis e, ainda, conta com a única metrópole acima de 20 milhões de habitantes que não permite ônibus ou táxis poluentes.

Veja também: Pandemia irá acelerar carros elétricos, diz CEO da Volvo!

Estratégia contra veículos movidos a combustíveis fósseis

Para diminuir a quantidade de veículos na China, o governo controla a quantidade de placas disponíveis. Assim, mesmo que um carro seja barato por lá, o difícil é conseguir emplacar.

Com isso, o objetivo é forçar os cidadãos a fazerem um mix de mobilidade, unindo carros elétricos, carros de aplicativos, bicicletas e transporte público. Porém, quando um veículo pessoal se fizer necessário, é recomendado o uso de veículos elétricos compartilhados.

A dinâmicas dos carros elétricos compactos e compartilhados é simples: com seu smartphone, é possível liberar acesso a qualquer carro dessa categoria, utilizar e, por fim, estaciona em um local conveniente.

Veja também: Veículos elétricos dominarão vendas globais, segundo estudo

O futuro na visão de David Li

Li aponta mais uma previsão para o mercado automobilístico: os carros autônomos. Segundo ele, os veículos autônomos irão potencializar a revolução já em curso nos dias de hoje. Dessa forma, não seria estranho carros LSVs autônomos no futuro.

Bem, na verdade esse futuro não estaria muito distante, de acordo com David Li. O especialista diz que até 2025 veremos LSVs autônomos transportando passageiros de um lado a outra de algumas cidades chinesas, principalmente em serviços “last mile”.

Da forma como os chineses investem em smartcars e em várias outras tecnologias de ponta, não seria espantoso caso as previsões de Li se concretizassem.

E você, o que acha dessa nova tendência de carros elétricos compactos nas grandes cidades? Deixe sua opinião nos comentários!