Mesmo com a diminuição dos casos de coronavírus, chineses investem em smartcars – carros elétricos compactos – para diminuir lotação.
Dessa forma, por serem veículos baratos, os consumidores estão optando por eles ao invés do transporte público que, via de regra, sofre lotação.
A China pós-covid teve um aumento enorme nas vendas de veículos LSVs, os denominados veículos de baixa velocidade. Em suma, os LSVs são carrinhos elétricos que se movem, no máximo, a 40 km/h.
![chineses investem em smartcars](https://live.staticflickr.com/7283/8739121628_89d6330237_b.jpg)
Os modelos LSVs foram projetados pensando em condomínios e cidades do interior. No entanto, grandes metrópoles estão adotando esses carros que, em alguns casos, são autorizados a trafegar em zonas exclusivas.
No valor equivalente a R$ 6 mil e com autonomia entre 40 e 90 km, os chineses investem em smartcars por conta de seu alto custo-benefício e, ainda, por causa de sua segurança extra no que diz respeito à pandemia.
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Chineses investem em smartcars -mudança no futuro do mercado?
Segundo o fundador do laboratório de inovação aberta de Shenzhen, David Li, os LSVs representam o futuro do mercado automobilístico.
“Nossa necessidade de mobilidade não requer grandes carros ou alta velocidade. Por décadas, o marketing nos ensinou a desejar isso, mas o fato é que o planeta e as cidades precisarão de soluções como os LSVs“, afirma Li.
Este argumento está embasado nos objetivos da China que, além de ambicionar ser a maior potência do mundo, pretende transformar seu modo de vida em algo mais sustentável para o meio ambiente.
A China é a maior produtora e consumidora de energias limpas e renováveis e, ainda, conta com a única metrópole acima de 20 milhões de habitantes que não permite ônibus ou táxis poluentes.
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Estratégia contra veículos movidos a combustíveis fósseis
Para diminuir a quantidade de veículos na China, o governo controla a quantidade de placas disponíveis. Assim, mesmo que um carro seja barato por lá, o difícil é conseguir emplacar.
Com isso, o objetivo é forçar os cidadãos a fazerem um mix de mobilidade, unindo carros elétricos, carros de aplicativos, bicicletas e transporte público. Porém, quando um veículo pessoal se fizer necessário, é recomendado o uso de veículos elétricos compartilhados.
A dinâmicas dos carros elétricos compactos e compartilhados é simples: com seu smartphone, é possível liberar acesso a qualquer carro dessa categoria, utilizar e, por fim, estaciona em um local conveniente.
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O futuro na visão de David Li
Li aponta mais uma previsão para o mercado automobilístico: os carros autônomos. Segundo ele, os veículos autônomos irão potencializar a revolução já em curso nos dias de hoje. Dessa forma, não seria estranho carros LSVs autônomos no futuro.
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Bem, na verdade esse futuro não estaria muito distante, de acordo com David Li. O especialista diz que até 2025 veremos LSVs autônomos transportando passageiros de um lado a outra de algumas cidades chinesas, principalmente em serviços “last mile”.
Da forma como os chineses investem em smartcars e em várias outras tecnologias de ponta, não seria espantoso caso as previsões de Li se concretizassem.
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